Multiartista representa a força do cinema nacional em sua obra, mostrando um Brasil que insiste, imagina e se reinventa. Olhar de Cinema ocorre de 11 a 19 de junho, com exibições em novos espaços e democratizando ainda mais a sétima arte em Curitiba
O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba divulgou a identidade visual de sua edição 2025. O festival, que segue para sua 14ª realização e que ocorrerá de 11 a 19 de junho, busca apresentar um conceito visual que acompanha seu crescimento a cada ano, assim como sua função social e cultural na disseminação da sétima arte na sociedade.
Para esse desafio, o prestigiado ilustrador Rimon Guimarães foi convidado. O multiartista curitibano, cujo trabalho dialoga com a urbanização, acessibilidade e mídias contemporâneas, já levou seus núcleos para diversos países como Malásia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Bélgica, Bielorrússia e Síria, iniciando sua carreira com produções e colagens de lambe-lambe, passando por pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, vídeos, instalações, performances e áudio. Apesar do grafite e da ilustração serem seus trabalhos mais reconhecidos, Rimon atua também na música, no design de peças de vestuário e em outras áreas culturais.
Agora, o artista assina a identidade visual da 14ª edição de um dos mais importantes festivais de cinema internacionais do país. A ilustração criada carrega a força do traço ancestral e do gesto coletivo, com figuras que falam de um Brasil que insiste, imagina e se reinventa, quase como um convite à fabulação, à escuta e ao encontro. “ Convidamos o Rimon Guimarães não só por sua linguagem única por meio das artes, mas, também, pelo seu papel de democratização e pluralidade por meio de seus trabalhos, conceitos esses que prezamos no Olhar de Cinema”, explica o Diretor do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba , Antonio Gonçalves Junior.
Novos espaços para exibição de filmes como forma de democratização da sétima arte em Curitiba
Com abertura marcada para o dia 11 de junho, o Olhar de Cinema amplia suas exibições ocupando outros espaços da capital paranaense, sendo a Ópera de Arame e o MON - Museu Oscar Niemeyer, dois dos principais pontos turísticos da cidade, o Cine Passeio, o Teatro da Vila, na Região Metropolitana, o Cine Guarani e a Cinemateca, que retorna como sala de exibição para o festival no ano em que completa 50 anos de história.
“ Neste ano, voltamos nossos olhares para dentro, para nossas origens e identidades múltiplas e tecidas de memória e invenção ” , complementa Antonio Gonçalves Júnior , diretor do Olhar de Cinema, dando destaque para o cinema nacional.
Para este ano, o Cine Guarani, no Portão, entra no circuito de exibições do festival, com seu espaço renovado, novos equipamentos de projeção e som, ampliando assim o acesso ao festival por toda a comunidade. O auditório Poty Lazzarotto, no MON - Museu Oscar Niemeyer - também é outra grande novidade para esta edição. " O Olhar de Cinema também ocupará o Museu do Olho neste ano, levando uma das principais mostras para um dos grandes cartões postais da cidade. É o Olhar de Cinema no Museu do Olho, no museu do olhar ", explica Gonçalves.
Outro famoso ponto turístico que receberá exibições do festival é a Ópera de Arame, que se tornará uma ampla sala de cinema para a exibição do filme de abertura - a ser divulgada em breve. No último ano, foram mais de 1.500 espectadores presentes na sessão exclusiva, que recebeu uma grande tela de 470 polegadas.
No ano em que completa 50 anos, a Cinemateca regressa para o festival, tendo passado por um processo de reforma e reestruturação, com novos equipamentos de projeção e que prometem tornar as sessões por lá ainda melhores. O Cine Passeio e o Teatro da Vila continuam com exibição de filmes da programação. "O Olhar de Cinema segue com o seu papel na divulgação do cinema independente, ocupando novos espaços na cidade com o intuito de apresentar produções inéditas e grandes pérolas da sétima arte para o público. Além disso, boa parte da programação também será disponibilizada de forma online", finaliza o diretor do Olhar de Cinema, Antonio Gonçalves Jr.
A 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PERFÍCIO da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. A edição é apresentada pela Rumo Logística, com patrocínio master do Itaú, patrocínio ouro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Solvay Peróxidos e apoio da Sanepar, Adami S/A, do Instituto Rumo, do Projeto Paradiso, do Teatro da Vila, da Cinemateca, do Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Verifique a classificação indicativa de cada filme e as sessões com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de Libras.
A programação completa será revelada em breve. Para mais informações acesse o site oficial www.olhardecinema.com.br ou pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @olhardecinema , pelo Tik Tok @olhardecinema , X-Twitter @Olhardecinema_ e Facebook.com.br/Olhardecinema
Serviço :
14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data : 11 a 19 de junho de 2025
Site oficial : www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais : Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook : www.facebook.com.br/Olhardecinema
Tik Tok: @olhardecinema ,
X/Twitter: @Olhardecinema_
Realização : Ministério da Cultura - Governo Federal
Apresentação : Rumo Logística
Patrocínio Master: Itaú
Patrocínio Ouro : TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata : Solvay Peróxidos
Apoio : Sanepar, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PERFÍCIO da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção : Grafo Audiovisual
Foto: Leandro Taques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada,por nos deixar sua opinião.