quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Rui Crovadore abre individual na Artestil Galeria de Arte do Cabral

 

A partir do próximo sábado, 16 de agosto, às 11 horas, o público curitibano poderá apreciar a individual “No Olhar do Artista”, de Rui Crovadore, na Artestil Galeria de Arte, no bairro do Cabral. A mostra reúne paisagens em acrílica sobre tela, capturadas pelo olhar poético de um artista cuja trajetória atravessa décadas e diversas linguagens visuais. A exposição segue aberta para visitação até 30 de setembro.

Nome reconhecido no cenário artístico paranaense e registrado no Dicionário Paranaense de Artes Plásticas, de Adalice Araújo, Crovadore construiu uma carreira plural. Arquiteto, pintor, designer e objetualista, iniciou-se nas artes plásticas em 1967, na Escola Panamericana de Artes, em São Paulo. No ano seguinte, teve aulas no Atelier de Desenho Livre Dom Bosco, em Curitiba, e, em 1972, cursou Artes Plásticas pela escola de artes do Museu Alfredo Andersen, além de frequentar disciplinas na Universidade Federal de Minas Gerais.

Participou, em 1992, do atelier de Cyroba C. Ritzmann e, no ano seguinte, do atelier/escola de Luis Carlos Andrade Lima. Em 2000, iniciou uma série de objetos com materiais industrializados e pintura, aproximando-se da Pop Art. Embora dialogue com a estética pop, Crovadore afasta-se do impessoalismo nova-iorquino, preferindo a vertente francesa, marcada por referências sociopolíticas e por uma policromia vibrante que remete aos trópicos.

Em “No Olhar do Artista”, o espectador encontrará telas que registram paisagens transformadas pela sensibilidade do pintor — espaços que, mais do que representar a natureza, traduzem atmosferas e memórias. “A paisagem, para mim, é sempre um convite à contemplação e ao diálogo com o tempo”, comenta Crovadore.

A Artestil Galeria de Arte fica na Avenida Nossa Senhora da Luz, 850, no bairro do Cabral e abrirá a mostra no dia 16 (sábado), com entrada gratuita.

Serviço:

Exposição: No Olhar do Artista

Local: Artestil Cabral (Avenida Nossa Senhora da Luz, 850)

Estacionamento gratuito no local  

Abertura: 16 de agosto de 2025, às 11 horas

Visitação: até 30 de setembro de 2025

De segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30

Aos sábados das 9h30 às 13h30

Foto:  Acervo do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.