Campanha de orgulho regional mais longeva da TV brasileira celebra quatro décadas com lançamento de obra que homenageia o orgulho de ser paranaense
A campanha de comunicação regional mais duradoura da televisão brasileira está completando 40 anos. Em 2025, o Bicho do Paraná — criado pela RPC para fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade entre os paranaenses — chega às quatro décadas de história. Para marcar essa trajetória única, a emissora lança um livro comemorativo que reúne memórias, depoimentos e personagens que ajudaram a transformar a campanha em um verdadeiro manifesto de orgulho regional.
A primeira exibição do Bicho do Paraná foi ao ar em agosto de 1985. De lá para cá, a campanha se consolidou como símbolo cultural do estado, atravessando gerações e se tornando, para muitos, o hino não oficial do Paraná.
“O sucesso do Bicho do Paraná se explica por traduzir um sentimento genuíno. Ele faz aflorar o orgulho de pertencer a um estado cheio de gente que se destaca”, afirma Marcelo Dias Lopes, diretor de programação da RPC.
Com uma abordagem sensível e afetiva, resgata os momentos mais marcantes desses 40 anos — desde o impacto inicial da campanha até histórias emocionantes de identificação que nasceram a partir dela. A obra é um tributo coletivo aos paranaenses, como resume um trecho do epílogo:
“Este livro é uma homenagem a tudo o que vivemos até aqui. Um registro afetivo e histórico de um Paraná que aprendeu a se olhar com carinho, a se reconhecer na diversidade e a se afirmar com emoção.”
O evento de lançamento reuniu grandes nomes que marcaram a trajetória da campanha, como Carminha Lopes, Rimon Guimarães, Waldemar Niclevicz, Abrão Assad, Marcelo Alves, entre outros parceiros e amigos do projeto.
A publicação terá tiragem limitada e será entregue aos principais protagonistas da história do Bicho do Paraná. Mas o público também terá a chance de garantir um exemplar: a RPC vai sortear edições exclusivas do livro por meio de um concurso cultural.
Para participar, basta responder à pergunta: “O que me faz Bicho do Paraná é...”
A resposta deve ser criativa, autêntica e conter no máximo 600 caracteres. As três frases mais originais, escolhidas por um júri da emissora, serão premiadas com um exemplar especial da obra.
As inscrições ficam abertas de 5 a 12 de junho, diretamente no aplicativo Você na RPC.
A avaliação das frases será feita entre os dias 13 e 15/06, e o resultado será divulgado no dia 16/06 no perfil oficial do projeto no Instagram: @o.bichodoparana. O concurso é exclusivo para maiores de 18 anos. Para mais informações e para conferir o regulamento completo, acesse: rpc.com.br
Sobre a RPC
A RPC é a maior rede de televisão do Paraná e afiliada à Globo, com oito emissoras espalhadas por Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Cascavel e Foz do Iguaçu. Há mais de 50 anos, conecta os paranaenses a uma programação de qualidade que valoriza os interesses da população e incentiva a participação da comunidade.
Foto: Priscila Fiedler.
Com uma cobertura que atinge 92% dos telespectadores potenciais² no estado, a RPC oferece uma programação local e nacional da TV Globo para um público de mais de 11,1 milhões de pessoas¹. A emissora também investe em pesquisa para entender os hábitos e interesses da população, entregando conteúdo relevante e personalizado.
Além da TV, a RPC expande sua presença digital por meio dos sites G1 Paraná, Globo Esporte Paraná, Gshow e Home RPC, além das plataformas Negócios RPC e De Olho no Mercado, que trazem informações sobre mídia e o mercado paranaense.
*Fonte: Atlas de Cobertura Rede Globo - 2022¹ e ²FONTE: Kantar Ibope Media - Instar Analytics – Curitiba – 2024 – Dia Inteiro - Total indivíduos - Cov% - Dados Extrapolados para a área de cobertura da RPC Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada,por nos deixar sua opinião.