Via que conecta Pedreira e Ópera de Arame abre nesta sexta-feira (18/07) com atrações musicais do festival Experiência Música & Natureza durante o dia e vira point gastronômico à noite
![]() |
Foto: Divulgação PJL |
A partir desta sexta-feira (18), iniciam-se as atividades da Rua da Música, no Parque Jaime Lerner, abertas de forma definitiva, para o público. Com operações gastronômicas de renome, o espaço conecta dois dos principais ícones culturais da cidade — a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame — e funcionará de terça a domingo em dois momentos ao longo do dia.
Durante o dia, a partir das 10h, a Rua da Música integra a programação da Experiência Música & Natureza, novo festival permanente que oferece uma programação contínua de música instrumental ao vivo na Pedreira, no palco Rua da Música, e na Ópera de Arame, no palco flutuante do Vale da Música.
Dentro da mesma programação, o festival ainda apresenta no seu hall de atrações um espaço kids musical, intervenções artísticas itinerantes, uma exposição em parceria com o Instituto Paulo Leminski sobre a história do poeta que deu o nome à Pedreira, no Espaço Paulo Leminski, além do estúdio de gravação Geração Pedreira, com uma galeria que traz vida à história da Pedreira Paulo Leminski.
No período noturno, a partir das 18h, após o encerramento da Experiência Música & Natureza, a Rua da Música se transforma em um espaço de convivência aberto, com a natureza iluminada ao redor e uma curadoria musical pensada para criar um clima acolhedor: um polo gastronômico perfeito para quem busca um happy hour com amigos, ou até quem deseja encerrar o dia com uma experiência musical de qualidade.
![]() |
Foto: José Fernando Ogura SECOM PMC |
“A Rua da Música é um presente para Curitiba e para quem ama música. É um espaço para passear, curtir boa gastronomia e ter contato com arte, cultura e natureza o ano inteiro. A ideia é que as pessoas venham sempre e, até mesmo antes dos shows, passem por aqui e sintam a energia desse lugar”, destaca Helinho Pimentel, CEO do Parque.
Conduzido pela DC Set Group, empresa que detém a concessão da área, o projeto faz parte do processo de revitalização e expansão do complexo Parque Jaime Lerner.
Festival Experiência Música & Natureza: o que é, horários e ingressos
Mais do que um festival, a Experiência Música & Natureza trata-se de uma programação permanente que amplia a presença da música instrumental no Parque.
O que começou com o bem-sucedido projeto Vale da Música, em parceria entre a DC SET Group e Futura Fonte — que criou o Palco Flutuante no lago da Ópera de Arame— agora se expande e se integra à Pedreira Paulo Leminski, com uma curadoria artística contínua, que valoriza a música instrumental local, intervenções criativas e exposições permanentes.
De terça a domingo, das 10h às 18h, o público tem acesso completo a todas as atrações e operações gastronômicas com o ingresso Experiência Música e Natureza, nos valores de
R$ 25,00 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada).
**Excepcionalmente nos dias 21 e 28 de julho (segundas-feiras), o Vale da Música segue com funcionamento normal de programação e bilheteria. Nestes dias, a Pedreira Paulo Leminski funciona na modalidade de visitação livre com acesso às áreas expositivas.
Moradores de Curitiba e Região Metropolitana têm acesso gratuito de terça a sexta-feira, e pagam R$ 12,50 (meia-entrada) aos sábados e domingos, mediante cadastro no site do Parque Jaime Lerner - Disk Ingressos.
A meia-entrada com os documentos comprobatórios é válida para estudantes, mesários, idosos, pessoas com deficiência, menores entre 8 e 12 anos, professores, orientadores, pedagogos e diretores de escolas, jovens de baixa renda, pacientes oncológicos, doadores de sangue e medula, grupos acima de 10 pessoas, profissionais de saúde atuantes ou aposentados.
Conheça os restaurantes e bares da Rua da Música
Cana Benta - Inaugurando sua segunda sede em Curitiba, o bar e restaurante com a pegada comida de boteco é famoso por suas cachaças especiais e clima descontraído, perfeito para um happy hour com os amigos com muita brasilidade.
Cão Véio - Um gastropub moderno e estiloso com assinatura do Masterchef Henrique Fogaça em parceria com Badauí, vocalista da banda CPM22, que une sanduíches criativos e uma excelente carta de drinks e chopes artesanais. Sua segunda unidade na cidade promete um estabelecimento com muito rock, também aplicado à arquitetura e ambientação do espaço.
Ernesto Music Hall - Assinado pelo chef Dudu Sperandio, o restaurante combina técnicas modernas com a tradição italiana em pratos autorais, dentro de um ambiente intimista. Na Rua da Música, o Ernesto se lança no estilo Music Hall, com um repertório e ambiente de jazz, blues e classic rock.
Mustang Sally - Inspirado na cultura americana e mexicana, que combina o espírito vibrante dos diners dos anos 60 com o tempero tex-mex, o restaurante possui diversas unidades espalhadas por Curitiba e lança sua primeira sede com seu novo posicionamento de marca e de interiores. A trilha sonora nos leva a uma viagem sonora pelos grandes hits do rock’n’pop.
Olaria do Parque - Sucesso no Parque Barigui, o Olaria do Parque (Olá) chega agora no Parque Jaime Lerner, ao lado do Mirante da Ópera com vista inédita do teatro Ópera de Arame. A proposta da operação valoriza um cardápio all day, com opções desde o café da manhã até o jantar, ao som da melhor diversidade musical do mundo.
Rosso - Operação ao ar livre em frente ao palco musical do projeto, o Rosso nasce com um conceito moderno de bar, que combina coquetelaria autoral e clássica com um cardápio de comidas para compartilhar.
Marcas parceiras
Esta nova etapa de expansão do Parque Jaime Lerner ganha força com a ampliação da presença histórica do Bradesco e com a chegada de outras grandes marcas como Electrolux, Heineken e Redbull.
“Para nós da Electrolux, a conexão com Curitiba é tanto estratégica quanto. A cidade representa valores que também nos movem: como sustentabilidade, inovação e qualidade de vida. Estar presente no Parque Jaime Lerner, um espaço que celebra cultura, natureza e experiências, reforça o nosso compromisso com o bem-estar das pessoas e com o futuro das cidades. Esta parceria também antecipa um marco importante para nós: o centenário da Electrolux no Brasil, que será celebrado em 2026”, afirma Ana Peretti, VP de Marketing do Electrolux Group América Latina.
Para a Heineken, fazer parte da expansão do Parque Jaime Lerner é mais do que apoiar um projeto urbano, é também incentivar novas formas de conexão entre as pessoas, a cidade e a cultura local. “Uma parceria que reforça o nosso compromisso como marca de promover experiências que conectam as pessoas de forma autêntica e responsável. Acreditamos no poder dos espaços públicos como catalisadores de encontros e cultura, e é uma honra contribuir com mais uma ação de transformação urbana”, explica Guilherme Bailão, diretor de Experiências e Patrocínios do Grupo HEINEKEN no Brasil.
Para a criação das novas edificações, o Parque contou com a união de arquitetos de renome. O projeto arquitetônico do Espaço Paulo Leminski é assinado pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, com participação direta de Jaime Lerner à época. Os projetos da Rua da Música e Estúdio Geração Pedreira foram criados pelos arquitetos Felipe Guerra (Arquitecto Arquitetos Associados) e Priscila Ferstemberg.
Cinco restaurantes da Rua da Música e ambientações externas do Parque tiveram os projetos de interiores desenvolvidos por André Henning (André Henning Studio) e um dos restaurantes por Marjorie Litza (Bangô Arquitetura). Os projetos arquitetônicos do Espaço Kids e do novo palco musical da Rua da Música foram conceituados por Cristian Burg. Já o paisagismo foi concebido pelo arquiteto Felipe Ferreira (Eira Arquitetura).
Serviço – Rua da Música
Onde: Rua João Gava, 970 – Parque Jaime Lerner, Abranches, Curitiba
Data de abertura: 18/07/2025 (sexta-feira)
Horário de funcionamento: De terça a quinta, das 10h às 23h. Sexta e sábado, das 10h às 00h. Domingo, das 10h às 18h.
Serviço - Experiência Música & Natureza
Onde: Rua João Gava, 970 – Parque Jaime Lerner, Abranches, Curitiba
Data de abertura: 18/07/2025 (sexta-feira)
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 25,00 (inteira) | R$ 12,50 (meia-entrada)
Acesso à Rua da Música, operações gastronômicas, Ópera de Arame e programações musicais, artísticas e exposições.
Moradores de Curitiba e Região Metropolitana: entrada gratuita de terça a sexta | R$ 12,50 (meia-entrada) aos sábados e domingos (mediante cadastro no site do parque e apresentação de documentação comprobatória).
Quem tem direito à meia-entrada: estudantes, mesários, idosos, pessoas com deficiência, menores entre 8 e 12 anos, professores, orientadores, pedagogos e diretores de escolas, jovens de baixa renda, pacientes oncológicos, doadores de sangue e medula, grupos acima de 10 pessoas, profissionais de saúde atuantes ou aposentados (mediante apresentação de documentação comprobatória).
Mais informações e cadastro de moradores: www.parquejaimelerner.com.br
Sobre o Parque Jaime Lerner
Em 2021, em uma iniciativa conjunta entre a DC SET Group, a Prefeitura de Curitiba e o Instituto Jaime Lerner, o complexo que abriga a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame passou a se chamar Parque Jaime Lerner, em homenagem ao urbanista, ex-prefeito de Curitiba, e ex-governador do estado. O novo nome reforça o compromisso do espaço com a cultura e a sustentabilidade — pilares fundamentais na trajetória profissional e pessoal de Jaime Lerner. Mais do que um centro cultural, o parque representa um legado vivo de inovação, respeito ao meio ambiente e valorização da música em suas mais diversas vertentes.
Sobre a DC SET Group
DC Set Group: 45 anos de inovação no entretenimento
Fundada em 1979 por Dody Sirena e Cicão Chies, a DC Set Group é um dos maiores grupos de entretenimento do Brasil. Pioneira na produção de grandes turnês internacionais, consolidou-se como holding em 2019, estruturando-se em sete verticais: Festivals, Contents, Concerts, Venues, Sports, Tourism e Family. Com atuação em diversas regiões do país, a DC Set Group promove projetos culturais, esportivos e de lazer, impactando a economia criativa e fomentando o turismo. Entre seus principais empreendimentos estão os festivais Tomorrowland Brasil e Planeta Atlântida, a Blast Entertainment com exposições imersivas, o Fronteiras do Pensamento e a Move Concerts Brasil.
Sobre a Electrolux Group
O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas líderes, que incluem a Electrolux, AEG e Frigidaire, vendemos produtos para cozinhas domésticas e profissionais em mais de 120 mercados, todos os anos. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 67% dos lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa. Para mais informações, acesse: www.electroluxgroup.com
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).
Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.
O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações no site e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada,por nos deixar sua opinião.