quinta-feira, 27 de junho de 2013

Caçador de oportunidades.


Como um gestor deve agir em eventos sociais para ampliar sua rede de relacionamentos e fechar novos negócios?
Leonardo Gotti

Um café da manhã com os principais CEOs da cidade, um jogo de golfe ou uma roda de negócios sobre os futuros do mercado. Qualquer encontro pode se tornar uma reunião de trabalho se o empresário estiver com os olhos atentos no seu público-alvo. Saber identificar prospects e falar sobre a empresa no momento certo são características presentes em gestores que fecham contratos até na fila do pão.
A informação é a principal ferramenta que um empresário tem nas mãos quando o assunto é detecção de oportunidades. Ao ir a eventos sociais, é importante identificar quem serão os participantes e buscar informações sobre eles, seus negócios, costumes e assuntos de interesse. Com isto, as chances de fazer uma abordagem assertiva e gerar algum negócio a partir dela é alta. "Na aproximação, deve-se estabelecer um "rapport", técnica para criar empatia e uma comunicação mais efetiva, estando em sintonia de comunicação, a pessoa deve sugerir assuntos de interesse comum e mostrar-se interessado no que a pessoa tem a oferecer. Conversar sobre temas gerais, por exemplo, ajudam a estreitar este laço. Após criar empatia, é permitido tratar sobre assuntos profissionais, explorando os serviços que a empresa oferece", sugere Leonardo Gotti, coach empresarial.
Nestes eventos, o empresário é a personificação da empresa, portanto, sua aparência e conduta devem ser condizentes com o perfil de negócio que tem a oferecer. Em uma partida de golfe, por exemplo, respeitar as regras do jogo e evitar conversas paralelas durante as jogadas é imprescindível. "Estar bem vestido, evitar excessos e ter sempre um cartão de visitas à mão são atitudes importantes que demonstram seriedade e respeito, mesmo que seja um ambiente informal", aconselha Leonardo.
Os resultados podem não ser imediatos, mas o networking criado é uma poderosa ferramenta indireta de promoção da marca, produto ou serviço. Através dela é construída uma rede de relacionamentos saudáveis. Quanto mais pessoas interessantes forem incluídas nesta rede, maiores são as chances de progresso. Para Leonardo, o que importa no networking não é quantidade, mas qualidade do relacionamento e para isso é importante analisar quais pessoas poderão lhe agregar de alguma maneira e onde encontrá-las, para então eleger os eventos em que deve estar presente.
E finalmente, parafraseando o conferencista Zig Ziglair: "Quem pretende voar com as águias não pode continuar ciscando com as galinhas". Por isso, a importância de se associar às pessoas certas, aquelas que poderão agregar valor a você e a sua empresa.

Sobre Leonardo Gotti:
Formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Formou-se pela Sociedade Brasileira de Coaching, referência no Brasil, com parcerias e técnicas comprovadas pela BCI/USA (Behavioral Coaching Institute /USA) e pelo ICC (International Coaching Council). Também é Trainer Comportamental formado pelo IFT (Instituto de Formação de Treinadores).

Serviços
Cannoh Coaching
Endereço: Avenida Cândido de Abreu, 526 - Conjunto 606/607 A

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