Conhecendo o Grande Buda, uma estátua de bronze, localizada no Templo de Kotoku-in em Kamakura.
Jizo: No Templo Hasedera, em Kamakura, que tem em seus jardins estátuas Jizo, que simbolizam as crianças que não nasceram devido a morte fetal ou aborto espontâneo.
Fernanda Yanaze Maia participou do Programa Convite aos Nikkeis na América Latina para conhecer o País
Conhecer o país de origem de seus ascendentes é um desejo da maioria dos brasileiros, um povo verdadeiramente multicultural. A jornalista paranaense Fernanda Yanaze Maia teve a oportunidade de participar do Programa Convite aos Nikkeis na América Latina para aprofundar o conhecimento sobre o Japão. Ela e integrou o seleto grupo de 10 latinos americanos que foi conhecer Tóquio e região a convite do Ministério de Relações Internacionais do Japão.
Foi uma semana de programação intensa com palestras de especialistas do governo e profissionais renomados, além de reuniões com parlamentares e vice-ministros. A jornalista ainda teve a oportunidade de conhecer o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe. No breve encontro com o grupo, Abe comentou a importância de se aproximar da comunidade nipônica na América Latina.
Além da programação institucional, a viagem contou com passeios a templos, museus e fábricas. “Foi uma experiência incrível. Nunca aprendi tantas coisas em tão pouco tempo. O país é fantástico, Tóquio se destaca pela infraestrutura, é uma cidade que realmente não para. O povo é muito educado, a organização e a pontualidade são fora do comum e o valor que dão à educação e à ética é algo incomparável com a nossa situação. Temos muito a aprender com os japoneses”, diz.
Fernanda conta que passou por uma concorrida seleção, já que eram apenas dez vagas para a América Latina. Do Brasil foram selecionadas duas pessoas para participar do programa. A prévia da seleção da região Sul foi realizada pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba e a decisão final foi em Tóquio. A jornalista se diz muito honrada por ter representado o Paraná nesta iniciativa do governo japonês. “Foi uma oportunidade única conhecer pessoas tão influentes no Japão, incluindo o primeiro ministro. Também tive a chance de me conectar à cultura do país das minhas raízes e ainda fiz amigos em toda América Latina, foi uma troca riquíssima de experiências entre todos os participantes”, comenta Fernanda, que espera poder voltar com sua família em breve ao Japão.















