sexta-feira, 10 de abril de 2026

Artestil Batel abre exposição “Triverso”

 


A produção contemporânea dos artistas visuais Flávia Itiberê e Rafael Silveira dialogam com a obra de Juarez Machado em mostra única que inaugura em Curitiba

Juarez Machado


Três universos, uma única exposição. Com curadoria de Baixo Ribeiro a exposição “Triverso” abre no dia 25 de abril, às 11 horas, na Artestil Galeria de Arte, no bairro Batel, em Curitiba e reúne obras de Flávia Itiberê e Rafael Silveira em diálogo com a produção do mestre Juarez Machado, um dos artistas brasileiros mais reconhecidos internacionalmente. A mostra vai até 27 de junho.


O título antecipa o que o espectador vai encontrar na fusão de três universos. Triverso” não é uma simples reunião de artistas, mas um campo expandido em que poéticas distintas coexistem, se atravessam e afinidades e diferenças se iluminam mutuamente e onde o diálogo visual substitui a hierarquia. As obras não se somam: ressoam.


Juarez Machado, nascido em Joinville (SC) em 1941, construiu ao longo de mais de sete décadas uma obra que atravessou linguagens como a comunicação, pintura, escultura, cenografia, ilustração, humor gráfico, mímica, entre outros. Radicado em Montmartre, Paris, desde o início dos anos 1980, e manteve ateliês em Joinville e no Rio de Janeiro. Sua arte de traços únicos e cores inconfundíveis já inspirou produções cinematográficas, como o aclamado Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, do diretor Jean-Pierre Jeunet, e suas obras integram museus, galerias e coleções particulares ao redor do mundo. A Artestil Galeria de Arte representa o artista. 

Rafael Silveira

Rafael Silveira é artista visual paranaense com trajetória que começou nos anos 1990 na arte gráfica e se consolidou na pintura a óleo a partir de 2007. Suas obras integram coleções de prestígio mundial, incluindo o MAM-RIO e o Museu Oscar Niemeyer. Com exposições em São Paulo, Nova York, Londres e Milão, além de passagens por Los Angeles, Santiago de Compostela e A Coruña, Silveira acumula marcos expressivos: a exposição Circonjecturas (MON, 2017) atraiu quase 100 mil visitantes; a individual imersiva no Farol Santander (São Paulo, 2022) ultrapassou 140 mil, recorde em sua carreira. Em junho de 2025, sua arte foi a identidade visual oficial do festival Rio Loco, em Toulouse, na França. O trabalho de Silveira já estampou a capa do The New York Times e foi destaque em publicações como Juxtapoz, Hi-Fructose e COLOSSAL.

Flávia Itiberê


Flávia Itiberê é artista têxtil nascida em 1984 em Curitiba, onde vive e trabalha. Sua prática nasce de uma infância dividida entre Curitiba e La Plata, marcada pelo fazer manual, pelo convívio com a avó e pela intimidade precoce com linhas, tecidos e bordados. Em sua obra, o tempo lento do bordado é linguagem e postura: uma forma de construir presença em um mundo de urgências. Seus trabalhos vão de peças minuciosas de pequena escala a instalações têxteis de grande impacto, frequentemente ativadas por luz e sombra, com a figura feminina como eixo narrativo que transita entre sonho e introspecção. Já expôs no Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cultural Fiesp e na Caixa Cultural, além de mostras internacionais em Los Angeles, Londres e Melbourne. Suas obras integram coleções nas Américas, Europa e Ásia.


“Triverso” é um convite à contemplação e ao encontro — entre artistas, entre linguagens, entre mundos que, ao se tocarem, revelam algo que nenhum deles poderia dizer sozinho.


SERVIÇO:

TRIVERSO - Flávia Itiberê e Rafael Silveira em diálogo com a obra de Juarez Machado 

Abertura: 25 de abril de 2026 (sábado) 

Horário: das 11 às 14 horas 

Local: Artestil Galeria de Arte - Alameda Carlos de Carvalho, 1663 Batel, Curitiba

A galeria funciona de segunda a sexta, das 9:30 às 18:30 e aos sábados das 9:30 às 13:30  


Foto: Arquivo pessoal.

Filé da Serra Gaúcha é destaque no Bah! Cozinha Expressa, novo restaurante de Curitiba

 

Curitiba ganha uma nova e saborosa opção gastronômica com a chegada do Bah! Cozinha Expressa, recém-inaugurado no bairro Portão. A casa traz como proposta a autêntica comida caseira com forte influência da culinária gaúcha, oferecendo pratos completos, nutritivos e com excelente custo-benefício.

 


       

 

Sob o comando do chef Matheus Martineli, que chegou à capital paranaense com sua família trazendo na bagagem toda a tradição do sul do país, o restaurante combina simplicidade, qualidade e identidade regional. Apaixonado por Curitiba, o chef mantém viva a essência da gastronomia gaúcha em cada detalhe do cardápio.

Entre as opções, o público encontra refeições completas como o Frango Expresso, servido com arroz, feijão (preto ou branco) e salada mista; o Frango Tropical, acompanhado de salada siciliana e suco; além das tradicionais Alaminutas, disponíveis nas versões de frango e carne bovina, com arroz, feijão, ovo, batata frita e salada.


O grande destaque da casa é o Filé da Serra Gaúcha, um clássico irresistível: bife bovino grelhado coberto com presunto e queijo gratinado, molho de tomate artesanal, servido com arroz branco, pão, alface, tomate e batata frita crocante.

Para quem busca uma opção vegetariana, a Salada Siciliana é leve, refrescante e cheia de sabor. Os pratos estão com preços promocionais de inauguração a partir de R$ 23,90.

Além do atendimento no local, o Bah! Cozinha Expressa também oferece delivery com diversas opções de massas, como nhoque, linguine e penne integral, acompanhadas por molhos variados — pomodoro, caprese, alfredo, alho e óleo, bolonhesa e carbonara. O cardápio inclui ainda strogonoff de frango ou carne, servido com arroz e batatas.

Para completar a experiência, a casa promove happy hour de quarta a sexta-feira, das 17h às 20h, com petiscos exclusivos preparados especialmente para a ocasião.

O chef Matheus Martineli também realiza eventos em domicílio, levando sua gastronomia a diferentes ocasiões e celebrações.

Serviço
Bah! Cozinha Expressa
Rua Carlos Dietzsch, 46 – Portão
Curitiba – PR
Informações e delivery: WhatsApp (41) 92002-6296
Instagram: @bahcomidaexpress

Foto: Imprensa Gourmet

Saúde mental se consolida como pilar essencial da qualidade de vida

 

Psicóloga da Hapvida destaca sinais silenciosos de esgotamento e reforça a importância de hábitos simples no dia a dia



O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, tem como objetivo ampliar o debate sobre questões globais, promover o bem-estar e incentivar políticas públicas. A cada ano, um tema mobiliza ações. Em 2026, o destaque é “Ação Global pela Cobertura Universal de Saúde”, com foco em garantir acesso a serviços essenciais para toda a população. No Brasil, a saúde mental ganha ainda mais relevância com o início da inédita Pesquisa Nacional de Saúde Mental (PNSM-Brasil), conduzida pelo Ministério da Saúde para mapear transtornos na população adulta.


Diante desse cenário, a Hapvida reforça a importância de buscar ajuda quando necessário, como atitude fundamental para uma vida mais equilibrada, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Segundo a psicóloga da companhia, Jênnifer Puls, o bem-estar psicológico deixou de ser um tema secundário e passou a ocupar papel central na saúde integral, influenciando diretamente aspectos físicos, sociais e emocionais.


“O descuido com a mente gera impactos sistêmicos, reduzindo a flexibilidade e a carga cognitiva necessárias para os enfrentamentos diários”, afirma Jênnifer. A especialista ressalta que transtornos mentais não se limitam ao campo emocional: podem afetar o corpo, comprometer a imunidade e prejudicar relações sociais. “O sucesso econômico ou a estética corporal não sustentam a qualidade de vida quando há fragilidade emocional”, completa.


Entre os sinais de alerta, a psicóloga destaca sintomas muitas vezes silenciosos, que passam despercebidos na rotina. “Um dos mais comuns é o esforço performático: o indivíduo mantém a produtividade e a vida social, mas enfrenta um colapso de energia quando a pressão diminui”, explica. Também são indicativos importantes o sono fragmentado, alterações no apetite, tensões musculares e problemas digestivos, frequentemente sem causa clínica aparente.


O início do ano, marcado por metas e cobranças, pode intensificar quadros de ansiedade e esgotamento. “Quando a autocrítica excessiva assume o controle, abre caminho para sintomas de ansiedade e depressão. Forçar produtividade imediata, sem respeitar o tempo de adaptação do cérebro, é a receita para o esgotamento precoce”, alerta.


Como forma de prevenção, a especialista reforça a importância de hábitos simples e consistentes. “Fortalecer a saúde mental não exige mudanças drásticas, mas a adoção de práticas como exposição à luz solar, pausas longe das telas, atividade física e conexões reais”, orienta. No Dia Mundial da Saúde, ela deixa um recado direto: “Não existe saúde física sem saúde mental. Em um mundo que valoriza a performance constante, priorizar o bem-estar psicológico é um ato de resistência e inteligência”, conclui.


Sobre a Hapvida


Com mais de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 77 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.


Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 85 hospitais, 74 prontos atendimentos, 364 clínicas médicas e 309 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.



Foto: Divulgação Hapvida.

quinta-feira, 9 de abril de 2026

Shopping Estação promove visitas mediadas gratuitas no Museu Ferroviário de Curitiba

 

O Shopping Estação realiza, durante o mês de abril, visitas mediadas no Museu Ferroviário de Curitiba. A ação “Nos Trilhos da História”, convida o público a mergulhar na história da cidade a partir da emblemática ferrovia Paranaguá - Curitiba, um dos marcos do desenvolvimento paranaense.



 

Instalado na antiga estação ferroviária, o Museu Ferroviário preserva a memória do crescimento urbano, econômico e cultural da região. O espaço reúne um importante acervo composto por objetos históricos, obras de arte e documentos que ajudam a contar a trajetória de Curitiba ao longo dos anos.

 

As sessões serão conduzidas pelo historiador Jean Mendes, formado pela PUC-PR e que possui mais de uma década de atuação e tem conhecimento profundo sobre a história do museu, o que deixa o passeio ainda mais interessante e repleto de curiosidades.

 

“A iniciativa é uma oportunidade de aprofundar conhecimento sobre  a história e valorizar um espaço tão importante para a memória da cidade”, destaca Daniela Leal, gerente de Marketing do Shopping Estação.

 

As atividades acontecem nos dias 14, 21 e 28 de abril, sempre às 10h30, com duração aproximada de 35 minutos. A participação é gratuita, com 20 vagas disponíveis por sessão. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por meio do aplicativo Podi.

 

Serviço

Visita Mediada: Nos Trilhos da História

Local: Museu Ferroviário de Curitiba (Shopping Estação)

Datas: 14, 21 e 28 de abril

Horário: 10h30

Duração: aproximadamente 35 minutos

Participação gratuita

Inscrições: aplicativo Podi

Vagas: 20 por sessão

Local: Museu Ferroviário

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao

www.shoppingestacao.com.br




 

Sobre o Shopping Estação  

 

O Shopping Estação é o shopping mais turístico de Curitiba, sendo um ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade desde 1997,  com um mix de mais de 150 lojas, entre compras, alimentação, serviços,  comodidades e entretenimento. Além disso, reúne parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 29 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.


Foto: Gian Galani .


Grupo RFK leva inovação e lançamentos à ExpoApras 2026

 

Evento acontece de 14 a 16 de abril, no ExpoTrade, em Pinhais (PR)

 
O Grupo RFK, indústria brasileira de bebidas com atuação multicategorias, participa da ExpoApras 2026 apresentando ao mercado seu novo momento de expansão, inovação e fortalecimento de portfólio. Entre os destaques, estão os lançamentos de produtos alinhados às principais tendências de consumo, além da apresentação da nova fábrica da companhia, localizada em São José dos Pinhais (PR).  A ExpoApras é a principal feira supermercadista do Paraná. O evento acontece de 14 a 16 de abril, no Expotrade, em Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba.
A nova unidade industrial representa um avanço estratégico para o grupo, com foco em tecnologia, automação e eficiência produtiva. O investimento amplia a capacidade operacional da empresa e reforça seu posicionamento como uma indústria preparada para atuar em múltiplas categorias de bebidas.  
 
Durante a feira, o Grupo RFK também apresenta novidades em seu portfólio, incluindo a nova linha Tubaína sem açúcar, da marca de refrigerantes Refriko disponível nas embalagens de 300ml e 2 litros, e o lançamento do energético Furioso no sabor tangerina e limão na versão sem açúcar, em lata de 473 ml.  
 
Os lançamentos acompanham o crescimento do consumo de bebidas sem açúcar no Brasil. Segundo dados de mercado, a categoria “sem açúcar” tem apresentado crescimento consistente nos últimos anos, impulsionada pela busca por hábitos mais saudáveis e pela evolução no sabor e qualidade dos produtos.  

O energético, um dos principais focos de expansão do grupo, foi lançado oficialmente durante o maior carnaval sertanejo do Brasil, realizado em Balneário Camboriú (SC), no dia 14 de fevereiro. A ação integra o projeto AgroPlay Verão, iniciativa que conecta música, entretenimento e consumo, e que conta com a participação de artistas como Ana Castela, Leo e Raphael, Country Beat e outros nomes, reforçando a estratégia de posicionamento da marca junto a um público jovem e conectado às tendências.  
 
Na ExpoApras, o estande (nº 118 - av 6) do Grupo RFK traduz esse momento da empresa, integrando tecnologia, indústria e portfólio em uma experiência que evidencia sua capacidade produtiva, diversidade de marcas e visão de futuro.  
 
A participação no evento reforça o compromisso da companhia com inovação, proximidade com o mercado e desenvolvimento de novas oportunidades comerciais.
 
Sobre o Grupo RFK
Fundado em Cambé (PR), o Grupo RFK é referência nacional na produção e distribuição de bebidas. Com um portfólio diversificado que inclui refrigerantes, cervejas, coquetéis, energéticos, águas e destilados, a empresa atua com foco em inovação, expansão industrial e compromisso com a qualidade. Além da sede em Cambé, a empresa possui fábricas no interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. Em breve será inaugurada a nova unidade em São José dos Pinhais (PR).
https://rfk.ind.br/

Foto: Divulgação.

Marco histórico: Hospital Veterinário de Curitiba atinge 50 mil atendimentos

 

O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba alcançou nesta semana a marca histórica de 50 mil atendimentos realizados desde a sua inauguração. O número simboliza a consolidação da maior política pública de saúde animal da história da cidade, oferecendo suporte clínico e cirúrgico gratuito para animais de famílias de baixa renda, ONGs e protetores independentes.


O hospital tornou-se uma peça fundamental no combate aos maus-tratos e ao abandono, garantindo que nenhum animal fique sem assistência por falta de recursos dos seus responsáveis.

A criação do primeiro hospital veterinário público da capital paranaense foi um projeto liderado pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola. Como idealizador da unidade, o parlamentar destaca que o número de 50 mil atendimentos reflete a enorme demanda reprimida que existia na cidade. 


"Ver o hospital chegar a essa marca é a prova de que estávamos certos em lutar por esse espaço. Idealizamos esse projeto para salvar vidas e dar voz aos que não podem pedir ajuda. Esses 50 mil atendimentos representam famílias que voltaram para casa com seus pets recuperados," ressalta Laiola.

Operando 24 horas para casos de urgência e emergência, o hospital utiliza o sistema de classificação de risco para garantir que os pacientes em estado crítico recebam atendimento imediato. 

Rafael Binder, Diretor Clínico do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, celebra o empenho da equipe técnica para atingir este marco. "Atingir 50 mil atendimentos é um desafio diário que exige precisão, técnica e dedicação. Nossa equipe trabalha incansavelmente, especialmente nos casos de emergência que chegam após atropelamentos ou doenças graves" explicou Binder.


Para manter a organização e garantir o acesso a quem mais precisa, as consultas clínicas eletivas devem ser agendadas através do sistema da Prefeitura de Curitiba ou pelo portal da Rede de Proteção Animal. O serviço é direcionado a moradores da capital com cadastro no armazém da família e rede de proteção atualizado. Já os casos de emergência seguem com atendimento, priorizando o risco de óbito.

Como agendar: as consultas são agendadas através da aba “Eventos” no site da Proteção Animal de Curitiba: protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br . No dia da consulta, lembre-se de levar também seus documentos pessoais e o comprovante de endereço atualizado. 


Comprovante de residência: um documento emitido nos últimos 90 dias, em nome do responsável do animal, que comprove residência em Curitiba.


Cadastro no Armazém da Família: o cadastro do responsável deve ter mais de 6 meses de existência.


Cadastro ativo na Rede de Proteção Animal de Curitiba: é fundamental que o cadastro esteja regularizado.

O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba fica na Rua César Misael Chaves, 147 - bairro Taboão.

Foto: Arquivo pessoal.


Conheça a história da Banca do Mário, que há 40 anos é tradição nas feiras da cidade

 

A banca está na segunda geração da família e segue se reinventando; hoje atua também com o serviço de delivery de frutas e verduras, além das feiras físicas



A Banca do Mário, uma das mais conhecidas e tradicionais feiras da cidade de Curitiba, segue há 40 anos de história, unindo tradição e inovação. Fundada em 1985 por Mario Cavilio, a banca chega à segunda geração com Fernanda Cavilio Dalpra e Endrew Dalpra à frente do negócio, mantendo o principal diferencial que construiu sua reputação entre os curitibanos ao longo das décadas: a qualidade rigorosa dos produtos.

A banca começou de forma modesta, com apenas 4 metros e foco principal na venda de maçãs. Com o passar do tempo, expandiu sua estrutura para mais de 10 metros e diversificou o portfólio, passando a oferecer uma ampla seleção de frutas e verduras. Hoje, é uma das maiores e mais reconhecidas do segmento na cidade, com presença nas feiras do Bigorrilho nas quartas-feiras (Martin Pena), Batel nas quintas-feiras (Dom Pedro II), Alto da Glória aos sábados (Alberto Bolliger) e Mercês aos domingos (Praça 29 de Março).

A sucessão familiar ganhou força a partir de 2022, após a pandemia, quando Mario decidiu se afastar da rotina intensa. Desde então, Fernanda e Endrew assumiram integralmente a operação, conduzindo todas as etapas do negócio, da compra de produtos no Ceasa até atendimento, logística, marketing e entregas.

“Assumir a banca foi um processo muito natural para nós, porque já fazíamos parte da rotina há anos. A sucessão aconteceu aos poucos, com muito aprendizado ao lado do meu pai, respeitando tudo o que ele construiu”, afirma Fernanda. “Hoje, seguimos com a mesma essência e qualidade, mas trazendo novas ideias para dar continuidade e fazer o negócio crescer”, destaca Endrew.

Além da presença consolidada nas feiras físicas, a Banca do Mário encontrou no delivery uma importante frente de crescimento, mesmo em um setor tão tradicional. O serviço, que já existia de forma pontual, foi estruturado durante a pandemia, quando as feiras foram interrompidas. A iniciativa garantiu a continuidade das atividades e impulsionou a expansão da clientela, com crescimento estimado de cerca de 50% desde então. As entregas acontecem de quarta à domingo.

“O público está aceitando muito bem. A nova geração prefere o delivery, porque a rotina é corrida e muitas pessoas optam pela praticidade de receber em casa. E claro, mesmo com o delivery, mantemos firme o compromisso com a qualidade, que sempre foi o nosso maior diferencial”, afirma Fernanda Cavilio Dalpra.

Nas feiras físicas, predominam consumidores mais tradicionais, que valorizam a experiência de escolher os próprios produtos. Já no delivery, o destaque é para clientes mais jovens, que priorizam conveniência e confiam na curadoria da banca.

A rotina de trabalho segue exigente e começa ainda de madrugada. Endrew inicia o dia por volta da 1h20, enquanto Fernanda chega pouco depois. Entre montagem da banca, compras no Ceasa e atendimento, o trabalho se estende

Mesmo após quatro décadas, o olhar segue voltado para o futuro. Entre os planos estão a expansão do delivery, maior reconhecimento no mercado e a possibilidade de um ponto físico fixo, além de novos formatos como um trailer para ampliar a atuação.

A história da Banca do Mário também é marcada por relações duradouras. São inúmeros os clientes que acompanham o negócio há décadas, reforçando o caráter familiar e a continuidade que atravessa gerações.




SERVIÇO
BANCA DO MÁRIO

Delivery de quarta a domingo, pelo whatsapp: (41) 99114-1515 e também no Ifood. 
Quartas-feiras, Bigorrilho,(Martin Pena)
Quintas-feiras, Batel (Dom Pedro II)
Sábados, Alto da Glória (Alberto Bolliger) Domingos, Mercês (Praça 29 de Março)
https://www.instagram.com/bancadomario/

Foto: Arquivo pessoal.

Pierre Vegetariano promove Talk sobre Inovaçao em Moda com Alexandra Farah

  

O restaurante Pierre Vegetariano promove uma manhã de troca de ideias, conteúdo e inspiração no dia 11 de abril (sábado), às 10h, em Curitiba. Com o tema “Moda e Gastronomia – Inovações e Tendências”, o encontro reúne a jornalista e apresentadora do podcast Reset – Moda e Sustentabilidade, Alexandra Farah, para uma conversa atual e repleta de dicas práticas.



Reconhecida por sua atuação nas áreas de moda consciente e sustentabilidade, Alexandra traz ao público reflexões sobre novos comportamentos de consumo, inovação e as conexões entre estilo de vida, alimentação e impacto ambiental – temas cada vez mais presentes no cotidiano contemporâneo.

 

“A proposta do encontro é criar um ambiente próximo e dinâmico, incentivando a troca de informações e experiências entre os participantes, em sintonia com a filosofia do Pierre, que valoriza bem-estar, consciência e qualidade de vida”, comenta Bruno Lorenzetti, proprietário do Pierre.

 

O evento acontece no Pierre Vegetariano, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 1501, no Centro de Curitiba. A casa, que também possui unidade em Morretes, é reconhecida por sua proposta gastronômica voltada à alimentação saudável e sustentável.

 

SERVIÇO:

Talk “Moda e Gastronomia – Inovações e Tendências”

Data: 11 de abril (sábado)

Horário: 10h

Local: Restaurante Pierre Vegetariano

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 1.501 – Centro – Curitiba (PR)

Foto: Arquivo pessoal.

FESTIVAL DE CURITIBA I como é feita a curadoria da Mostra Lucia Camargo

 

Festival de Curitiba: a anatomia de uma festa 


Em 2026, os curadores Daniele Sampaio, Giovana Soar e Patrick Pessoa apostam em programação para celebrar e falam sobre o processo de seleção dos espetáculos

Um país à altura de sua festa. É o Brasil que quer ajudar a construir o trio de curadores do Festival de Curitiba. Em 2026, Daniele Sampaio, Giovana Soar e Patrick Pessoa fizeram do talento nacional para os folguedos a inspiração para um dos eixos que compõem a Mostra Lucia Camargo, a grande vitrine das artes cênicas dentro da programação.

Ao todo, seis dos 28 espetáculos se dedicam ao júbilo, mas sem deixar que isso se transforme no famigerado “ópio do povo” ou em alienação pura e simples: “Tim Maia Vale Tudo – o musical”, com texto de Nelson Motta e direção de Pedro Brício; “O Grande Cabaré Combo Drag Week”, com direção de Juana Profunda; “Édipo REC”, do Grupo Magiluth; “Deriva”, da Súbita Companhia de Teatro; “{Fé}sta”, do Coletivo Prot{agô}nistas; e “Bailarinas Incendiadas”, com direção de Luciana Acuña.

“É uma curadoria que comemora e celebra mesmo. Pode ser que estejamos otimistas”, brinca a atriz, diretora e tradutora Giovana Soar. “A gente quer pensar a democracia como uma festa, não como um fardo. A diversidade é tesuda, é interessante”, completa Patrick Pessoa, crítico de teatro, dramaturgo e professor de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Não que esse tenha sido o plano desde o início. O triunvirato atualmente responsável pela Mostra Lucia Camargo gosta de praticar o que, quem entende do riscado, chama de curadoria aberta, ou método “empírico”, de “indução”. Nesse caso, tudo começa com a avaliação rigorosa dos resultados da edição anterior, com suas “felizes surpresas e pequenos deslizes”, nas palavras da pesquisadora e produtora Daniele Sampaio. “Não tem ideia pré-concebida”, garante ela.

Feito o balanço, é necessário então assistir a tudo em que se conseguir botar os olhos, Brasil afora. Os três têm base nas praças de São Paulo (Daniele), Rio de Janeiro (Patrick) e Curitiba (Giovana), mas viajam pelo país assistindo a tantos espetáculos quantos forem possíveis. Em reuniões regulares, que podem ser presenciais ou remotas, passam tudo por um primeiro filtro. “A partir daí a gente vai criando princípios, linhas de força que vão conduzir a programação. É claro que influenciados pela conjuntura do Brasil e do mundo”, explica Patrick.

Em meio aos debates, costuma irromper de cara uma lista de quatro ou cinco encenações consideradas “imprescindíveis”, às quais a plateia curitibana deve necessariamente ter acesso. Uma delas, este ano, foi “(Um) Ensaio Sobre a Cegueira”, dos mineiros do Grupo Galpão, baseada no clássico de José Saramago. “É um espetáculo que, inclusive, ajudou a gente a formular outra linha da programação, a do teatro de grupo”, conta Giovana.

Aberta essa porta, outras nove peças de companhias e grupos estabelecidos, com integrantes habituados a trabalhar juntos, foram selecionadas, de quatro regiões: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Ao contrário do ano passado, quando a curadoria cobriu o Brasil todo, dessa vez a região Norte ficou de fora. “Tem um pouco de frustração, porque a gente tentou e correu atrás, mas não foi possível repetir o que fizemos”, admite Giovana.

“Temos um compromisso com a nacionalização, em trazer pra cá o teatro de todas as cinco regiões, e também da América Latina, mas não estamos dispostos a fazer isso só pela hashtag. Os espetáculos têm que dialogar com o restante da programação”, argumenta Daniele. “A meta não pode estar acima de outros critérios. A nacionalização não pode acontecer a qualquer custo”, concorda Giovana.

Um eventual entrave para a curadoria é que ela fica circunscrita a uma variável incontornável: o conjunto de teatros e equipamentos culturais disponíveis. Em 2026, por exemplo, a impossibilidade de usar o Teatro da Reitoria acabou por derrubar montagens até então previstas na grade. E a cada edição, por exemplo, a programação deve prever cinco espetáculos do tipo arrasa-quarteirão (embora a ideia seja sempre fugir do teatro tido como “fácil”), para ocupar o Teatro Guaíra, um dos maiores do país.

É claro, existem as “apostas”, aquelas peças que são listadas sem que se possa dimensionar de antemão a aceitação do público. Neste ano, são pelo menos quatro: “Bailarinas Incendiadas” (“uma história terrível contada de uma maneira muito inusitada”, o que inclui um DJ), “Cabo Enrolado” (monólogo da Zona Leste de São Paulo que em outros tempos estaria “condenado” exclusivamente ao circuito underground), “Jonathan” (outro monólogo, uma fábula que parte da história real de uma “tartaruga gay”) e “História de Teatro e Circo: três gerações de arte brincante”, dos cearenses da Carroça de Mamulengos, patrimônio vivo do teatro popular com cinquenta anos de existência.

“Estamos muito orgulhosos por trazer para o Festival tantos artistas desconhecidos do grande público daqui”, diz Giovana.

“No Festival, tentamos desconstruir essa ideia de que a produção cultural de determinada região é apenas ‘regional’. Do Nordeste, este ano, além da Carroça de Mamulengos temos o Grupo Magiluth, que trabalha com uma linguagem extremamente contemporânea, o que por si só mostra como aquele ambiente é rico, capaz de produzir coisas tão diferentes”, atesta Daniele.

No frigir dos ovos, o que um espetáculo precisa ter pra entrar na programação da Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba? A réplica não é direta. “Tudo depende do impacto que ele causa em um dos curadores”, responde Patrick. “Não existem critérios de teatralidade, a priori. E ‘qualidade’ é um conceito que está sempre em disputa.”

“O Festival é pensado pra cidade. Não pra nós, nem pros artistas apenas. Senão a gente cai na armadilha de ficar pregando aos convertidos, e não forma público”, diz Daniele Sampaio. “Muitas vezes a gente programa coisas que nenhum de nós três gosta tanto, mas que cumprem essa função. Mas não estamos preocupados em fazer uma curadoria que agrade, necessariamente. Existem desconfortos que são importantíssimos, reflexivos.”

Nem sempre, no entanto, a curadoria está de acordo sobre o que fazer. E quando as divergências parecem insuperáveis, não é prudente contar apenas com a nobre arte do convencimento para criar consensos. “Nós somos três. É um número bom”, resume Giovana Soar.

Interlocuções

O trio de curadores esteve na manhã desta quarta-feira, 01, na Sala de Imprensa Teuda Bara e Maurício Vogue, no Hotel Mabu, e aproveitou para falar do Interlocuções, braço da programação gratuita do Festival de Curitiba dedicado às atividades de formação e reflexão crítica sobre os espetáculos. A extensa grade desta edição inclui palestras com nomes como Dione Carlos (vencedora do Prêmio Shell), João Falcão e Pedro Kosovski.

Outro destaque é a performance de Fernando Marés, que durante uma semana vai se dedicar a construir um espaço cenográfico e arquitetônico na Praça Santos Andrade, carregando pedra por pedra – literalmente. No fim, o local será utilizado para a apresentação do Canto 5 do poema épico “A Odisseia”, de Homero.

Para conferir a programação completa do Interlocuções, consulte o Guia do Festival ou acesse www.festivaldecuritiba.com.br/programacao


Mostra Lucia Camargo, o Fringe e o Interlocuções no Festival de Curitiba são apresentados por Petrobras, Sanepar e Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio de EBANX, Viaje Paraná e Copel, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal - Do lado do povo brasileiro. O espetáculo conta com acessibilidade de intérprete de Libras. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.


34.º Festival de Curitiba
Data: De 30/3 até 12/4 de 2026
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller - Piso L3 (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações do espetáculo.
Descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #curadoria #teatrobrasileiro #teatrolatinoamericano

Por Sandoval Matheus

Foto: Humberto Araújo

quarta-feira, 8 de abril de 2026

Grandes nomes da saúde da mulher falam sobre menopausa em Curitiba

 

Camila Prestes 


A médica ginecologista e referência em saúde feminina Camila Prestes será a anfitriã do Toda Joana Convida Mulher, evento que promete ser um marco na forma como as mulheres encaram o climatério e a menopausa. O encontro acontece no dia 3 de maio, domingo, no Spot 105, em Curitiba, e reunirá alguns dos maiores nomes da nutrição, medicina, saúde mental e cuidados com o corpo em uma única tarde.


Participam do evento especialistas de diferentes áreas que atuam diretamente com a saúde da mulher, profissionais que atuam diretamente no cuidado de mulheres que atravessam esta fase desafiadora e que vem passando por uma revolução nos últimos anos. Estarão no palco do Toda Joana a dra. Juliana Barreto, médica dermatologista, Débora Oro, médica nutróloga, dras. Graciela Machado e Vanessa Engenlmann médicas ginecologistas, Luísa Wolpe, nutricionista, e Cristiane Lemos, personal trainer.

A iniciativa nasce da constatação que o Brasil tem mais de 30 milhões de mulheres vivendo o climatério ou a menopausa, fase marcada por mudanças metabólicas profundas, aumento do risco cardiovascular e perda de massa óssea e inúmeras consequências que ganharam os holofotes da discussão científica recente.

Em uma tarde, as participantes terão acesso a conteúdos sobre saúde hormonal, sexualidade feminina, nutrição e metabolismo, cuidados com pele e cabelo, exercício físico, longevidade e saúde mental, com o olhar integrado de especialistas que vivem esses temas na prática clínica diária.

Mais do que um evento, o Toda Joana Convida Mulher se propõe a ser uma experiência transformadora. “Vivemos um momento em que a mulher deixa de encarar a menopausa como um problema e passa a vê-la como uma fase que pode - e deve - ser vivida com qualidade, autonomia e informação”, explica Camila Prestes.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link disponível nas redes sociais do evento (@todajoana e @todajoanaconvida)

SERVIÇO:
Data: 3 de maio de 2026 (domingo)
Hora: 14 horas
Local: Spot 105 - Rua Ernesto Durigan 105, Santa Felicidade
@spot105eventos

Foto Dessa Pires.