segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Vem aí o 6º Festival de Carne de Onça de Curitiba

 

Jipe Bar

Evento terá 21 participantes vendendo o petisco a R$ 19

 

Petisco mais famoso dos botecos curitibanos, a Carne de Onça é Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba e tem um festival gastronômico só seu, que chega agora à sexta edição. O Festival de Carne de Onça de Curitiba será de 14 de setembro a 02 de outubro. 


Nesse período, os 21 bares participantes estarão servindo o petisco a R$ 19 a porção. E neste ano uma novidade: o lançamento de produtos voltados especialmente ao prato. “Estamos lançando uma broa com fermentação natural própria para carne de onça, em parceria com a Panificadora Aquarius.


Também uma cerveja lager para harmonizar com o petisco, em parceria com a cervejaria paranaense Roots, mais uma mostarda e pimenta, em parceria com a It's BBQ time”, conta Sergio Medeiros, editor do portal Curitiba Honesta, organizador deste e de vários outros festivais gastronômicos da cidade. Estes produtos continuarão sendo vendidos após o evento.


A Carne de Onça lembra três receitas tradicionais muito conhecidas: o Hackepeter alemão, o Steak Tartare francês e o Quibe Cru libanês. Porém, como é servido em Curitiba, é algo próprio da cidade. A iguaria curitibana é feita da seguinte forma: uma fatia de broa preta, coberta com carne bovina moída (normalmente patinho), cebola branca cortada fininha, cebolinha verde picada, temperada com sal, pimenta do reino e regada com bom azeite de oliva extravirgem. No Festival, cada cozinheiro traz sua própria versão, mas tem tirar a essência do prato.


Cana Benta

O Taberneiro



Produtos especiais


Uma broa, uma cerveja e uma mostarda. Tudo pensado pra harmonizar perfeitamente com uma boa Carne de Onça. Esses produtos são uma iniciativa inédita da Curitiba Honesta para tornar o prato curitibano ainda mais saboroso.


A broa para carne de onça Curitiba Honesta foi desenvolvida pela Aquarius, panificadora tradicional curitibana, mais de 50 anos de fundação, junto com Sergio Medeiros, criador do Festival de Carne de Onça de Curitiba. É uma broa feita sem pressa, com fermentação natural e longa, criada para harmonizar com o sabor da carne de onça. A farinha utilizada para a Broa Especial para Carne de Onça Curitiba Honesta é do moinho paranaense “Moageira Irati” desenvolvida especialmente para pães feitos com fermentação natural. A broa estará à venda na panificadora Aquarius.


Outra novidade é a cerveja lager Curitiba Honesta, criada pela cervejaria Roots em parceria com Medeiros.  Já a mostarda foi desenvolvida pela marca de molhos e temperos It’s BBQ Time. Os produtos estarão à venda no bar It’s BBQ Time e pelo iFood do local.


O 6º Festival de Carne de Onça tem o patrocínio da Gold Food Service, cervejaria Roots, Its BBQ Time e Broa Curitiba Honesta Aquarius. Apoio: Abrasel-PR, Instituto de Turismo de Curitiba, Curta Curitiba e Onça Cerâmica Artesanal.

Participantes

Confira os participantes do 6° Festival de Carne de Onça de Curitiba:

·         A Ostra Bêbada

·         Barbaran

·         Baroneza

·         Bom Scotch

·         Burguer Bar

·         Canabenta

·         Cartolas

·         Charles Burguer

·         Dom Cervantes

·         GastBier

·         Green Gate

·         It´s BBQ Time Curitiba

·         Jabuti

·         Jackson Assados – Quatro Barras

·         Jipe Bar

·         Maia Box – Mercado Municipal

·         O Cachaceiro

·         O Taberneiro

·          Quermesse

·          Silzeus

·         Vila Champagnat

Para conhecer todos as receitas e endereços, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br.

 

História da “Carne de Onça”

Desde 2016 a Carne de Onça é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba. E você conhece a história desse petisco famoso? O empresário e cozinheiro Sérgio Medeiros, do portal de gastronomia Curitiba Honesta, pesquisou e apresentou esse relato como base para o pedido de concessão do título na Câmara Municipal de Curitiba. Segundo ele, a história é assim:

Na década de quarenta havia em Curitiba um time de futebol chamado  Britânia, que depois com outros times veio a formar o Paraná Clube. O diretor do Britânia na época era o Cristiano Schmidt. Ele tinha um bar que ficava na Marechal Deodoro, esquina com a XV de Novembro, chamado “ Toca do Tatu”. Aliás, Tatu era o apelido dele.  O Britânia foi um time vencedor, sete vezes campeão paranaense, e para comemorar as vitórias do time o Schmidt pegava carne crua, colocava sobre fatias de broa comprada numa panificadora de um alemão que ficava próxima a “Toca do Tatu”, por cima da carne colocava cebola branca bem picadinha, cebolinha verde bem picadinha e só então temperava com sal e azeite de oliva.  Servia com chopp para os jogadores do time.


Um belo dia o Duia, que era o goleiro, reclamou: “Poxa, Schmidt, você só serve essa carne aí, que nem onça come”. E aí surgiu a “carne de onça”. A partir deste dia, os clientes da Toca do Tatu começaram a pedir a carne que, segundo o Duia, “nem onça comia” e o Schmidt teve que colocar no cardápio. Logo outros bares da cidade começaram também a servir.


Na década de cinquenta era servida na sociedade Concórdia, preparada pela família Garmater, dona então de um grande frigorífico. Na década de sessenta, era servida em grandes quantidades no Bar e Restaurante Embaixador, mais conhecido na época como “Bar do Onha”, que ficava na Rua Riachuelo e depois mudou para o bairro Bacacheri, vindo a fechar anos depois. Desde 2016 é patrimônio cultural imaterial de Curitiba, conhecida nacionalmente como única comida típica da cidade.


Serviço:


6° Festival de Carne de Onça de Curitiba

De 14 de setembro a 2 de outubro de 2021

#festivaldecarnedeonça

Informações: www.curitibahonesta.com.br

Instagram @curitibahonesta

Facebook:  https://www.facebook.com/curitibahonesta


Foto: Gean Cavalheiro.

O Boticário transforma apelo de fãs por fragrâncias descontinuadas em homenagem e relança Ma Chérie, clássico dos anos 90

 

Na companhia da filha Luísa, a atriz Fernanda Rodrigues incentiva a busca por "novos amores" e celebra a volta de Ma Chérie, a fragrância queridinha dos anos 90

Não importa se o conteúdo nas redes sociais de O Boticário é sobre um lançamento de produto, uma campanha emocionante ou um tutorial, uma coisa é certa: nos comentários haverá alguém pedindo a volta de alguma fragrância descontinuada. O fenômeno acontece desde que a marca iniciou a presença nas redes sociais, há mais de 10 anos. 

O que poderia ser visto como um problema se transformou em uma oportunidade que homenageia os fãs mais apegados, convidando à experimentação do portfólio de perfumaria e criando a expectativa por um dos retornos mais aguardados: Ma Chérie, fragrância lançada em 1997, em edição limitada.


"Acompanhamos de perto as interações diárias dos Botilovers nas redes sociais e identificamos a força da conversa. Não poderíamos relançar todos os pedidos, mas alimentamos a conversa que já existe nas redes, mostrando o quanto ouvimos ativamente nossos consumidores”, aponta Marcela de Masi, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário. "Trouxemos um dos produtos mais aclamados do público para relembrar grandes fragrâncias que remetem aos melhores momentos dos consumidores”, complementa.


Na proposta criada pela agência W3haus, do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, essa história é contada em um único filme, que começa em uma campanha e termina em outra. Na fase #ChegadeSdds, a atriz Fernanda Rodrigues convida os apaixonados por Boti a comentarem nas redes as fragrâncias que deixaram saudade para receberem sugestões de novas opções para experimentar. "Saudades de um a gente supera com cheiro de outro", brinca a atriz, deixando uma expectativa no ar: "mas o que é bom precisa voltar". A inteligência de dados por trás da estratégia incluiu o mapeamento do ranking das fragrâncias mais pedidas e o cruzamento com o perfil olfativo das opções no portfólio da marca. As conversas continuam nos canais da marca nas redes, no perfil de Fernanda e de influenciadores.


Quando chega o momento de revelar que um dos maiores apelos dos fãs foi atendido, Fernanda ganha a companhia da filha Luísa, de 12 anos. Elas contam juntas sobre o retorno de Ma Chérie, o queridinho dos anos 90, época em que Fernanda estourou como atriz na TV. Fernanda agora celebra que Luísa terá oportunidade de construir suas próprias memórias com Ma Chérie.
“A conversa próxima e a cocriação com a comunidade é o centro da nossa visão criativa e também o maior segredo do engajamento de Boti nas redes. Quando a gente propôs fazer algo com esse tema, que poderia ser uma ‘pedra no sapato’ –  já que é impossível voltar com todas as fragrâncias–, a resposta positiva veio de imediato. Isso requer coragem e um pouquinho de frio na barriga”, comenta Natália Fava, Diretora de Criação e Conteúdo de O Boticário na W3haus.


As campanhas #ChegadeSdds e #MaChérieVoltou são integradas nos canais proprietários do Boticário no digital e, no Twitter, com o formato like to remember, que marca diretamente o @ do usuário que engajou com a primeira parte da campanha, provocando o view. Os esforços contemplam também hashtag patrocinada, trend, ativações de squad de influenciadores em conteúdos collab com a marca, com curadoria e contratação da Publination e PR da agência PROS.


FICHA TÉCNICA

    
Cliente: O Boticário    
Nome do projeto: #ChegadeSdds e #MaChérieVoltou    
Direção de Criação e Conteúdo: Natália Fava, Daniele Almeida e Larissa Magrisso    
Head de Criação: Raisa Sutecas    
Criação e Conteúdo: Felipe Lecina Marin, Joana Barboza, Mayrana Galas, Henrique Bruch, Luana Cachoeira e Manuela Borchardt          
Estratégia e Dados: Eduardo Barreto, Daiane Hoffmann, Julianne Shtorache e Manuela Fonseca    
Direção de Contas: Fernanda dos Santos e Débora Barbezani    
Atendimento: Carolina Costa, Vanessa Jucá, Rafaela Braga, Rafaela Corner e Victor Batista Júlio    
Diretora de Mídia: Roberta Vargas    
Mídia: Aline Manha, Raphael Andrade, Stephanie Santos e Renata Manzano    
Produção: Lucas Costa, Hannah Andrade e Renata Amaral    
Aprovação: Sylvia Castello Branco, Nicolas Pscheidt e Caroline Cardoso


Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
 
*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares.  
**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma, novembro de 2017.  

Sobre a W3haus


A W3haus é uma agência de propaganda do ecossistema Haus, formado pelas empresas HUIA (digital commerce); Brooke (produtora de conteúdo digital); CAPS (atuação in house nos clientes) e Ecglobal (plataforma colaborativa), além da Gauge (produtos/canais digitais e performance) e Inspiring (fidelização e engajamento). A agência foi fundada no ano 2000 em Porto Alegre, com operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Nestes 21 anos, vem construindo história para grandes marcas e obtendo reconhecimento, como os prêmios internacionais Cannes Lions, D&AD, Effie Awards, One Show e Webby Awards. Em 2020, foi adquirida pelo Grupo Stefanini, multinacional brasileira presente em 41 países e amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras com a visão de enfrentar os desafios de negócios e marcas dos clientes de ponta a ponta.

www.oboticario.com.br
Instagram | YouTube | Facebook | Twitter
@oboticario
#ChegadeSdds
#MaChérieVoltou

Natal em Curitiba: comércio inicia as vendas de produtos de decoração

 

Com mais de 3 mil itens em exposição, vendas prometem superar o ano de 2021




Uma das lojas mais tradicionais de artigos de Natal, a Noel Decorações, foi inaugurada na terça-feira (6/9), no Shopping Curitiba. É a primeira loja da rede a abrir as portas nesta temporada, na capital.  O público irá encontrar mais de três mil itens temáticos, como guirlandas, bolas, presépios, bonecos, pisca-pisca, árvores e bolas de Natal.

Entre as tendências para este ano estão os produtos em “candy colors”. As árvores de Natal “slim”, mais finas e ideais para apartamentos pequenos, seguem no portfólio desta temporada. A Noel investiu também em produtos de home decor, como cachepôs, vasos, floreiras, gaiolas e produtos de mesa posta.

A expectativa de vendas é positiva. “No Natal passado já tivemos um movimento muito bom, com as famílias voltando a se encontrar. Este ano, as festividades serão ainda mais intensas, já que as pessoas estão se sentindo mais seguras e confortáveis, então acreditamos que as vendas serão ainda melhores do que em 2021”, relata Gislaine Rosseti, coordenadora da loja.

A Noel Decorações está localizada no piso L4 do shopping. O horário de funcionamento é das 10h às 22h,  de segunda a sábado, e das 14h às 20h aos domingos.

Compras por whatsapp

É possível também comprar por WhatsApp e receber o produto por delivery ou retirar no drive-thru, por meio do serviço de Assistente de Compras do shopping. Basta o cliente entrar em contato pelo número (41) 99274-1015. O atendimento acontece diariamente, das 11h às 19h. Compras efetuadas até às 16h são entregues no mesmo dia, em um raio de até 15 km. 

Noel Decorações - Shopping Curitiba

Piso L4

Das 10h às 22h,  de segunda a sábado, e das 14h às 20h aos domingos.

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@shoppingcuritiba| www.facebook.com/ShoppingCuritiba


Mercatu Juvevê reduz uso de sacolas plásticas e faz compostagem de sobras das pizzas

 



A preocupação com as práticas de sustentabilidade e ESG não são mais restritas apenas aos grandes negócios, e os restaurantes brasileiros estão dando a sua contribuição para diminuir a geração de resíduos e ajudar na reciclagem de embalagens.


Desde a última semana, a prestigiada Mercatu Juvevê, mais tradicional pizzaria desta região de Curitiba, faz parte do projeto Composta+, em que todos os resíduos das pizzas e demais pratos servidos viram adubo para o uso em ações especiais.

O projeto tem como objetivo reduzir as quase 1,5 mil toneladas de matéria orgânica que são descartadas em Curitiba por dia. Mesmo sendo responsável por uma fração muito pequena deste montante, Roberto Massignan Neto, sócio da Mercatu Juvevê, conta que já é uma ajuda para contribuir com a sustentabilidade.

“O Composta+ recolhe os nossos resíduos orgânicos gerados das sobras das pizzas e nos retorna, ao final de cada mês, como adubo e mudas de plantas para distribuirmos aos clientes. Assim, fazemos a nossa parte para ajudar a reduzir a geração de lixo nos aterros sanitários e, ainda, ajudamos nas ações de reflorestamento que, lá na frente, vão se refletir na contenção do aquecimento global”, explica.

Isso faz, também, com que a Mercatu Juvevê deixe de usar sacos plásticos que seriam destinados ao aterro sanitário comum com as sobras dos alimentos.

Aliás, as sacolas de plástico também foram praticamente eliminadas da pizzaria, os refrigerantes que seriam acondicionados nelas no delivery agora se utilizam de uma solução feita de papel kraft reciclado 100% biodegradável.

“Estamos muito felizes de poder ir além nas práticas de sustentabilidade, um passo a mais nos cuidados que já tomávamos para evitar o desperdício. Se cada um fizer a sua parte, mesmo que muito pequena, juntos conseguiremos tornar as nossas cidades mais sustentáveis. A natureza mais que agradece”, finaliza.

Sobre a Mercatu Juvevê

Aberta desde 2011, a Mercatu Juvevê criou sua identidade de entregar uma pizza rápida, com ingredientes e produtos de alta qualidade. Para o salão, a casa oferece atendimento personalizado no serviço a la carte, em um ambiente aconchegante e propício para saborear os melhores vinhos junto da sua pizza favorita assada em forno a lenha.

A Mercatu Juvevê Pizzaria fica na Rua Alberto Bolliger, 288. Reservas podem ser feitas pelo WhatsApp: (41) 99233-6558 e pelas redes sociais no @MercatuJuveve.

Foto: Valterci Santos.

“Vozes do Paraná 13” será lançado na Sociedade Garibaldi

 

Professor Aroldo Murá lança o 13º volume com mais 15 perfis. Evento também terá a entrega do diploma "Grandes Porta-Vozes do Paraná" a sete personalidades, como o empresário Leonardo Petrelli e a arquiteta Valéria Bechara



Nesta segunda-feira (12), a partir das 18h30, a Sociedade Garibaldi (Palácio Garibaldi, São Francisco), em Curitiba, vai sediar pela quinta vez o lançamento da coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, que chega ao 13º volume trazendo mais 15 perfis de homens e mulheres que ajudam a construir o Paraná de hoje. Tudo sob a ótica, seleção e o crivo do jornalista e professor Aroldo Murá G. Haygert, em seus 62 anos de jornalismo profissional.

“O trabalho não é uma missão fácil, envolve enorme dose de dedicação em avaliação de currículos, de pesquisas, de entrevistas, longos processos de checagem de fontes e fatos, delicado trabalho em torno da infografia, sem contar o envolvimento essencial em design gráfico, revisão, entrevistas”, conta o autor.

OS PERFILADOS

Nesta edição, o leitor encontrará perfis de personagens que apostaram no futuro e hoje são parte vital do progresso do Paraná. É o caso de Arnoldo Hammerschmidt, empresário da área de combustível que começou a vida vendendo guloseimas, que a mãe produzia, à beira de uma rodovia. E que hoje tem negócio que faturou bilhões de reais em 2021. Detalhe: ele dá enorme contribuição ao meio ambiente, produzindo ainda biocombustíveis para muitos estados”, antecipa Murá.

Na região de Guarapuava, Pinhão e Reserva do Iguaçu, um muito bem sucedido produtor agrícola e agropecuário divide seu mundo de conhecimentos com dados reveladores de momentos da História do Paraná. É Francisco Dellê, o pecuarista que pinta quadros e guarda a memória de Pinhão.

“Aberto à alma dos paranaenses, o livro dá espaço, agora, a uma sacerdotisa da Umbanda, com seu Terreiro do Pai Maneco, uma vertente de espiritualidade aberta todos os dias para a percepção do sagrado por parte de multidões de curitibanos”, descreve o professor, referindo-se à perfilada Lucília Guimarães, fotojornalista e dirigente do Terreiro do Pai Maneco.

Completam a lista de personagens três representantes da Nova Geração: Lara Dellê Urban, Daniel e Julio Hey (os Irmãos Ahimsa); os advogados Flávio Zanetti de Oliveira e Gustavo Scandelari; os médicos Maria Augusta Karas Zella e Marcelo Bendhack; a ex-diretora do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter; os jornalistas Eliseu Tisato e Pedro Ribeiro; o arquiteto Salvador Gnoato e o empresário Luiz Bonacin Filho, idealizador do programa Bom Aluno. Também há o perfil institucional do Grupo Uninter, grande empreendimento da educação brasileira, capitaneada pelo professor Wilson Picler.

“Enfim, os personagens são vencedores, no sentido de que se impõem muito além do dever cumprido; ou por simplesmente estarem fazendo uma ‘carreira de sucesso’. Vencedores porque eles estão com espírito e energia fincados na montagem de futuro que não perdoará o mundo que lhe legarmos.”

GRANDES PORTA-VOZES DO PARANÁ

Junto com esta edição do livro, serão apresentados e diplomados sete novos “Grandes Porta- Vozes do Paraná”, realização com o selo do Instituto Ciência e Fé – Fidelis et Constans. São eles:

  • Jaime Lechinski, jornalista;
  • Leonardo Petrelli, empresário;
  • Luiz Julio Zaruch, jornalista;
  • Maria Luiza Marques Dias, arquiteta;
  • Maí Nascimento Mendonça, jornalista;
  • Valéria Bechara, arquiteta;
  • Valdir Cruz, jornalista e professor.


SERVIÇO

Lançamento: "Vozes do Paraná 13", de Aroldo Murá

Data: 12 de setembro de 2022 (segunda-feira)

Horário: A partir das 18h30

Local: Sociedade Garibaldi (Palácio Garibaldi, São Francisco, Curitiba)