sexta-feira, 25 de julho de 2025

Forever Tango, sucesso mundial há 31 anos, ganha palcos brasileiros em 2025

 

Espetáculo chega a Curitiba em agosto





Criado e dirigido pelo argentino Luis Bravo , o aclamado espetáculo Forever Tango estreia no Brasil e dia 21 de agosto chega ao Teatro Positivo – Grande Auditório, com produção da Black&Red . Indicado ao Tony Award de Melhor Coreografia em 1998, o espetáculo foi eleito o melhor musical de turnê pelo Bay Area Theatre Critics Circle em San Francisco, onde esteve em cartaz por 92 semanas no Theatre on the Square. Reconhecido internacionalmente, FOREVER TANGO também recebeu o cobiçado Prêmio Simpatia no Festival de Spoleto, na Itália, em 1996.

Com doze dançarinos, um vocalista e uma orquestra formada por seis músicos - incluindo o instrumento símbolo do tango, o bandoneón - , o espetáculo conta a história do nascimento do tango na Argentina do século XIX. As danças, executadas ao som de músicas originais e tradicionais, são resultado da colaboração entre cada casal e o idealizador e criador Luis Bravo.

Criador e diretor de Forever Tango , o argentino Luis Bravo (que também assina a iluminação) é um violoncelista de renome mundial que já foi apresentado com as principais orquestras sinfônicas do mundo. Seus créditos mais destacados incluem aparições com a Filarmônica de Los Angeles, o Teatro Colón de Buenos Aires, a Filarmônica de Buenos Aires e outros conjuntos de prestígio ao redor do mundo.

A equipe conta, ainda, com Argemira Affonso (figurino), Mike Miller (responsável pelo som), Jean-Luc Don Vito (maquiagem) e Víctor Lavallén (direção musical). A produção brasileira é da Black & Red, renomada companhia de teatro musical liderada pelo diretor Billy Bond, reconhecida por suas grandiosas montagens.

FOREVER TANGO estreou na Broadway em junho de 1997 para uma temporada de oito semanas. O sucesso foi tanto, que o espetáculo ficou em cartaz por 14 meses e desde então voltou a Nova York na Broadway em três benefícios específicos.

*

O espetáculo conta a história do nascimento do tango na Argentina do século XIX, quando milhares de homens, abandonando uma Europa em desintegração para emigrar para a América do Sul, se encontraram nos matadouros lotados, nos bares, nas esquinas dos arrabaldes e nas enramadas. O tango nasceu dessa existência solitária e violenta. Originalmente evitado pela sociedade argentina como indecente, o tango tornou-se uma mania da noite para o dia na alta parisiense, quando intelectuais argentinos o ensinaram durante suas viagens ao exterior. O tango rapidamente se apresentou pela Europa e América, sendo posteriormente reimportado para a sociedade argentina, embora em forma modificada. Nascido nos bordéis de Buenos Aires, o tango pode ser o produto de exportação mais conhecido da Argentina.

*

A seguir, estão trechos de críticas internacionais do espetáculo de diversas partes do mundo. Essas análises, juntamente com uma enorme demanda por ingressos, fizeram com que a temporada fosse interrompida várias vezes:

 

A crítica internacional - clique aqui para ler matérias da imprensa interna

“Imperdível!” -New York Times

“Forever Tango mostra que o estilo é mais do que sensual – é inteligente, até engraçado… um prazer sensual e sedutor.” - EUA hoje

"Uma noite de puro prazer! Sensual, elegante, deslumbrante!" - The New York Daily News

“O espetáculo mais teatral da Broadway!” - Associated Press

“Uma noite mais magnífica, romântica e emocionante que você pode passar. Um show fabuloso. Não perca!” — Rádio KGO

“Gloriosa e variada, incrivelmente interpretada e sedutoramente sexy: Forever Tango é imperdível!” - The London Times

“Tórrido, tremendo e fantástico.” - O Sol de Toronto

“Um show que você nunca quer que acabe.” — Jornal Independente Marin

"Sensual e sensual! Incrivelmente divertido." - Clive Barnes, NY Post

Sobre a Black&Red Produções

Fundada em 2006 a Black&Red Produções é uma companhia teatral de São Paulo focada em musical adulto e infantil contratada pelo diretor Billy Bond. Os espetáculos da companhia atendem ao público de todas as idades e são produzidos com a mais alta qualidade, buscando prejuízos, originalidade e engajamento com o público.

Billy Bond 50 anos do Brasil

Nascido Giuliano Canterini, em Lá Spezia, Itália, Billy Bond desenvolveu carreira na Argentina, onde morou por mais de 15 anos e fez sucesso no mundo do rock'n' roll na década de 70. No fim dos anos 60, Bond lotava espaços em meio à ditadura na Argentina, com o grupo de hard rock Billy Bond Y La Pesada. Também produzia espetáculos pop. Alguns duramente reprimidos pela polícia, como o que fez em 1972 no Luna Park. Chegou a ter mais de 100 músicas censuradas na época.

Chegou ao Brasil em 1974, diretamente no Rio e depois em São Paulo, onde mora atualmente. Aqui foi o cantor da banda punk Joelho de Porco, que estreou o primeiro show de Ney Matogrosso após a saída dos Secos & Molhados e produziu o show da banda Queen no estádio do Morumbi, em 1981.

Precursor dos musicais de grande porte, garantido a direção-geral da versão brasileira de Rent , em 1999. São mais de 30 títulos na bagagem, entre eles, O Beijo da Mulher Aranha , Os Miseráveis e After de Luge, entre outros. A partir dos anos 2000, Billy sedimentou seu formato de espetáculos musicais com total liberdade de criação.

Assim, depois de 2004 direcionou seu foco de interesse para revisitar e homenagear clássicos de todos os tempos da Literatura Infantil. A primeira montagem foi O Mágico de Oz , prestigiada por um público superior a um milhão e 800 mil espectadores em toda a América Latina. O segundo espetáculo, Pinóquio - o Musical , estreou em 2006 e foi aplaudido por mais de 900 mil pessoas no Brasil. Em seguida, foram apresentadas as montagens de A Bela e a Fera, Peter Pan, Branca de Neve, Cinderela , A Bela Adormecida , Alice no aí das Maravilhas, Um dia na Broadway, entre outros.

 

Serviço

O que: FOREVER TANGO , de Luis Bravo

Onde: Teatro Positivo Grande Auditório

Quando: Data: 21 de agosto Horário : 20h30

Classificação indicativa : Livre

Duração : 130 minutos

Acessibilidade : teatro acessível para cadeiras e pessoas com mobilidade reduzida.

Valentia: a partir R$ 100,00 meia entrada - MEIA-ENTRADA - De acordo com a Lei Federal 12.852 (Estatuto da Juventude) e 12.933 de 2013 têm direito a compra de até 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento dos seguintes beneficiários: doador de sangue e órgãos, estudante, professor, profissionais de saúde, messários, idosos, portadores de câncer, PCD.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.