quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Atividade conduzida pelo artista Fox Malinoski uniu criatividade, aprendizado e expressão

  

O Museu Planeta Água promoveu, no início de outubro, uma oficina de arte especialmente pensada para unir criatividade, aprendizado e expressão. A atividade foi voltada a crianças e adolescentes e contou com a participação do projeto social Gol de Ouro, do bairro Tatuquara, que desenvolve um trabalho de acolhimento e formação com jovens por meio do esporte e do desenvolvimento humano.

Reconhecido por sua abordagem educativa e sensorial, o Museu Planeta Água está instalado na primeira estação de tratamento de água da cidade e tem como missão aproximar o público dos temas ligados à água, sustentabilidade e meio ambiente. Mais do que um espaço expositivo, o museu é um local de vivências, recebendo escolas, grupos e projetos sociais para experiências que unem conhecimento e sensibilidade.

A oficina foi ministrada pelo artista Fox Malinoski, conhecido por sua trajetória nas artes visuais e pelo trabalho que une o grafite à pintura contemporânea. Foram dois dias de atividades intensas e inspiradoras.

No dia 1º de outubro, o grupo de crianças entre 9 e 11 anos aprendeu a pintar filtros de barro, explorando cores, formas e significados em um exercício de criatividade e descoberta. Já no dia 2 de outubro, os adolescentes de 12 a 15 anos experimentaram a pintura em tela, utilizando técnicas mistas com tinta acrílica e spray. A proposta incluiu o uso de moldes de stencil preparados pelo artista, permitindo que cada participante personalizasse sua obra com símbolos e desenhos próprios.

A combinação de materiais e estilos proporcionou aos jovens o contato com diferentes linguagens, da pintura tradicional ao universo do grafite, resultando em obras que refletiram identidade, emoção e pertencimento.

Com o patrocínio da Volvo do Brasil e o apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), as oficinas aconteceram na área dos antigos decantadores, nos fundos do Museu Planeta Água, adaptada especialmente para receber o grupo em um ambiente criativo. Segundo o artista, o clima foi de entusiasmo e encantamento.  “A interação entre eles e a possibilidade de criar algo com cores e materiais que, para muitos, nunca haviam tido contato, fez com que as oficinas se tornassem um espaço de descobertas e trocas muito genuínas. Foi bonito ver como cada um expressou suas emoções por meio da arte, com liberdade e alegria”, destacou Fox.

O encerramento de cada oficina foi marcado por um momento de reflexão e escuta. Diante da obra de Fox exposta dentro do museu, as crianças e adolescentes ouviram suas histórias e compreenderam os significados por trás de cada traço. O artista compartilhou sua trajetória pessoal e falou sobre como a arte pode ser instrumento de liberdade, transformação e pertencimento.

A presença do Projeto Gol de Ouro, desenvolvido em parceria com a Fundação Athletico Paranaense, deu ainda mais sentido à ação. Atuando no Tatuquara  com foco em crianças e adolescentes, o projeto oferece atividades esportivas, educacionais e culturais. A participação do grupo reforçou o papel do Museu Planeta Água como espaço de inclusão, cultura e cidadania, e destacou a importância das parcerias que unem arte, esporte e desenvolvimento humano.

Sobre o artista Fox Malinoski

Natural do Paraná, Fox Malinoski iniciou sua carreira na arte urbana em 2005 e, desde então, tem se destacado pela forma como transforma espaços por meio da cor e do símbolo. Suas obras trazem elementos da natureza e da espiritualidade, refletindo um olhar sensível sobre o cotidiano e sobre o poder da arte como ferramenta de transformação. O artista já participou de exposições, murais e oficinas que valorizam a democratização da arte e o acesso à cultura em diferentes contextos.

Sobre o Museu Planeta Água

Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o Museu Planeta Água é patrocinado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Volvo do Brasil, além de contar com o apoio da Unesco, desde a sua concepção. O Museu também conquistou o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Fashion Revolution, The Nature Conservancy (TNC) e Voz dos Oceanos. O projeto foi realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Para saber mais sobre o Museu Planeta Água, acompanhe:

https://museuplanetaagua.org.br/

Instagram - @museuplanetaagua

Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.