segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Retrospectiva 2025 – Entrevista Especial com a Drª Debora de Castro da Rocha

 

Drª Debora de Castro da Rocha

Com uma trajetória marcada pela excelência, pela ética e pelo compromisso com a informação de qualidade, a Dra. Débora de Castro da Rocha encerra 2025 consolidando-se como uma das vozes mais respeitadas do meio jurídico no cenário editorial. Advogada de reconhecida atuação, ela leva ao público do Flash Curitiba, semanalmente, artigos que traduzem o Direito de forma clara, acessível e profundamente conectada à realidade social.

Ao longo do ano, seus textos abordaram temas relevantes e atuais do universo jurídico, dos direitos fundamentais às transformações legislativas, passando por reflexões sobre cidadania, justiça social e responsabilidade institucional. Com uma escrita didática, sensível e firme, Dra. Débora transforma o Direito em instrumento de orientação, conscientização e diálogo com a sociedade.

Nesta entrevista especial de retrospectiva, ela revisita os momentos mais marcantes de sua trajetória em 2025, os reconhecimentos recebidos e os desafios enfrentados, compartilhando sua visão sobre o papel do jurista na construção de uma sociedade mais justa, ética e informada. 

Uma conversa que revela muito mais do que resultados, revela propósito, compromisso e a força de quem escreve para transformar.


Ale Maya: Debora, 2025 foi um ano muito marcante na sua trajetória. Quando você olha para trás, o que mais te orgulha nessa caminhada?

Debora: Sem dúvida, foi um ano de consolidação. Um período em que muito do que foi construído com esforço, estudo e coragem começou a ganhar uma projeção ainda maior. O crescimento do escritório, a ampliação da atuação em demandas ainda mais complexas do direito imobiliário e registral, e o reconhecimento do nosso trabalho como advocacia boutique para além do Paraná, inclusive em âmbito nacional e internacional, são conquistas que me emocionam profundamente, pois lembro de cada renuncia para chegar até aqui.

Ale Maya: Seu nome tem sido cada vez mais associado à referência em Direito Imobiliário no Paraná e até mesmo no Brasil. Como você enxerga esse reconhecimento?

Debora: Recebo com muita gratidão e também com responsabilidade. Ser reconhecida como uma das maiores referências do Direito Imobiliário no Estado do Paraná e citada muitas vezes no Brasil, inclusive me tornando Dama Comendadora pela Câmara Brasileira de Cultura em virtude do exercício da advocacia, recebendo a comenda Ruy Barbosa, não é apenas um título, é o reflexo de uma atuação técnica muito séria, de um olhar humano para os conflitos e de uma dedicação incansável à regularização de imóveis, à segurança jurídica e à justiça social. É um reconhecimento que me impulsiona a ir ainda mais longe.

Ale Maya: Além da advocacia, você também se destacou na comunicação. Como foi conciliar esses dois universos?

Debora: A comunicação sempre fez parte da minha essência. Em 2025, tive a alegria de fortalecer o programa Direito e Justiça, que se consolidou como um espaço de diálogo acessível entre o Direito e a sociedade. Atuar como jornalista e apresentadora de TV, receber convites para participar de diversos programas e levar informação jurídica de forma clara e responsável foi uma experiência transformadora. 

Ale Maya: A Domínio Legal Regularização de Imóveis também ganhou grande repercussão. O que isso representa para você?

Debora: A Domínio Legal é um projeto de alma. Em 2025, ela se consolidou como uma empresa de referência em regularização fundiária e imobiliária, com atuação estratégica, técnica e socialmente responsável. Ver esse trabalho ganhar notoriedade, estabelecer parcerias e contribuir efetivamente para a solução de passivos imobiliários complexos é uma das maiores realizações da minha vida profissional.

Ale Maya: Você também foi amplamente reconhecida por instituições e premiações importantes neste ano. Como recebeu essas homenagens?

Debora: Com muita emoção. Cada premiação representa não apenas o meu trabalho individual, mas todo um propósito. Fui profundamente honrada com o título de Profissional do Ano de 2025, concedido pela publisher Yumi Okamura; com o reconhecimento Mulheres que Brilham no Sul do País, pela jornalista Marinês Alvez; com o Sucesso Paraná – Troféu Gladys França, com o prêmio Mulheres Inspiradoras, entregues por Mario Cesar Prado; com o destaque na advocacia na premiação LV; e com o título de Dama Comendadora, pela Academia Brasileira de Cultura. São marcos que carregam histórias, lutas e muita perseverança e esse reconhecimento chancela todo o esforço e dedicação empenhados durante tantos anos.

Ale Maya: Para finalizar, que mensagem você deixa ao encerrar 2025?

Debora: Encerramos 2025 com gratidão, consciência do caminho percorrido e entusiasmo pelo futuro. Repensei muitas atitudes e reavaliei muitas das minhas concepções, comecei a priorizar aquilo que realmente agrega e me faz bem, a cuidar mais de mim e me desliguei de tudo que dispersava meu foco e energia, no que se incluem atividades, situações e pessoas.

Consegui compreender, finalmente, que respeito, consideração e amor se sobrepõem à qualquer laço sanguíneo e que este último sozinho sem os primeiros, não significa absolutamente nada. Sigo acreditando que o Direito transforma vidas quando é exercido com técnica, ética e sensibilidade e que o importante sempre será a nossa consciência e paz de espírito, além da certeza de que sempre fizemos o melhor que podíamos.

O próximo ano será de ainda mais expansão, inovação e compromisso com a justiça, com a informação de qualidade e com ainda mais comprometimento e entrega em tudo que faço, cercada apenas daqueles e daquilo que me faz bem. O melhor ainda está por vir.

Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.