quinta-feira, 18 de julho de 2024

ARTIGO: O fundo de reserva do condomínio pode sofrer penhora judicial?

 

Em um condomínio residencial, existe um recurso financeiro que desempenha um papel fundamental: o fundo de reserva. Esse montante, arrecadado mensalmente dos condôminos, tem uma finalidade específica: cobrir despesas emergenciais, imprevistos e garantir a manutenção e conservação do condomínio.

Drª Debora de Castro da Rocha

Mas como funciona o fundo de reserva? Quem decide sobre a sua utilização? E o que acontece quando ele é alvo de uma penhora judicial? Hoje vamos explorar esse assunto tão polêmico em nossa coluna.

O fundo de reserva funciona como uma espécie de poupança coletiva, utilizada para financiar reparos urgentes, obras de manutenção ou outras necessidades que não estavam previstas no orçamento ordinário do condomínio.

Muito embora o fundo de reserva seja essencial para a conservação e/ou manutenção do condomínio, tal argumento não obsta sua penhora. É o que decidiu a 33ª câmara de Direito Privado do TJ/SP no processo: 2122825-72.2024.8.26.0000, confirmando a penhora sobre o fundo de reserva do condomínio para o pagamento de uma execução judicial.

A relatora, desembargadora Ana Lúcia Romanhole Martucci, explicou que, embora o condomínio seja uma entidade sem fins lucrativos mantida pelas contribuições dos condôminos, ele tem a obrigação legal de arrecadar fundos extras para cobrir suas despesas e dívidas, utilizando o fundo de reserva.

No caso em questão, o executado interpôs um agravo, expressando sua insatisfação com a penhora realizada sobre o fundo de reserva. O executado destacou que não possuía crédito disponível no fundo de reserva, e que o fundo é utilizado para custear medidas básicas de conservação e segurança no condomínio.

Argumentou que o valor penhorado é insignificante em relação ao total da dívida exequenda, ressaltando ainda que esse montante não seria suficiente para cobrir os juros e a atualização monetária, o que tornaria a dívida perpétua.

Sustentou que se trata de uma dívida impagável. Além disso, apontou que as penhoras realizadas até o momento são desproporcionais em relação ao valor total da dívida.

No entanto, as alegações de que os valores penhorados eram ínfimos em relação à dívida foram rejeitadas, pois segundo a decisão, o objetivo é compor o montante do débito exequendo.

Isso sem contar que, segundo o entendimento do Desembargador, a penhora não violou os bens absolutamente impenhoráveis previstos no art. 833 do CPC, nem mesmo no limite de 40 salários-mínimos, com fundamento no inciso X, deste artigo.

Pois, segundo a decisão, o limite impenhorável de 40 salários-mínimos se aplica exclusivamente às contas bancárias de pessoas físicas, uma vez que a restrição visa proteger a dignidade do devedor, permitindo a reserva de um mínimo para sua subsistência e a de sua família.

Tais regras visam proteger os direitos básicos dos devedores e garantir que certos bens essenciais não sejam retirados de seu patrimônio durante processos de execução judicial.

Por fim, vale lembrar que a impenhorabilidade não é uma rota de fuga para deixar de cumprir obrigações, mas sim, um mecanismo legal para preservar a dignidade e subsistência dos devedores.

Serviço:

debora@dcradvocacia.com.br

Foto: Cla Ribeiro.

Curitiba fica azul no Dia Mundial de Conscientização do X Frágil

 

No próximo dia 22 de julho, Curitiba se tornará um espetáculo de luz azul em prol do Dia Mundial de Conscientização do X Frágil. 

Pelo quarto ano consecutivo, a cidade destacará a importância da inclusão e do apoio às pessoas afetadas por esta condição genética, com a iluminação de diversos pontos icônicos: a Câmara Municipal, a estufa do Jardim Botânico, a Praça 29 de Março, o Museu Municipal de Arte (MUMA), o Museu do Automóvel e a Assembleia Legislativa do Paraná.

A ação é promovida no Brasil pelo Instituto Buko Kaesemodel, que tem se dedicado a disseminar informações sobre a Síndrome do X Frágil e apoiar as famílias afetadas e é o representante brasileiro da campanha mundial. "A iluminação dos pontos turísticos é uma forma de destacar a importância desse dia para a conscientização e a inclusão. É uma maneira tangível de mostrar solidariedade e empatia às pessoas que têm a Síndrome do X Frágil, suas famílias e cuidadores", reforça Sabrina Muggiati, idealizadora do Programa Eu Digo X do Instituto Buko Kaesemodel.

A Síndrome do X Frágil é uma desordem genética causada por uma mutação no gene FMR1, resultando em dificuldades cognitivas e comportamentais. Estima-se que afete cerca de 1 em cada 4.000 meninos e 1 em cada 6.000 meninas no mundo todo. Conscientizar a população sobre esta condição é fundamental para garantir o acesso a recursos e tratamentos adequados, além de fornecer suporte às famílias que convivem com a síndrome.

"Ao iluminar esses locais emblemáticos, Curitiba envia uma mensagem clara de apoio, afirmando que todos são importantes e merecem ser incluídos e respeitados”, enfatiza Sabrina. A iniciativa não apenas enche a cidade de beleza, mas também gera curiosidade para que as pessoas busquem informações sobre a síndrome, combatendo o estigma e promovendo uma sociedade mais inclusiva. "Curitiba é um exemplo inspirador de como as cidades podem se unir em prol de uma causa nobre e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora", finaliza.

Foto: Valterci Santos.

No Méqui, tá liberado mergulhar na Piscininha de Cheddar!

 

Com criação da GALERIA.ag, o McDonald's traz uma campanha recheada de appetite appeal e convida o consumidor a se deliciar com a volta da Piscininha de Cheddar

A partir de hoje, 16 de julho, cheddarizar tudo no seu dia a dia está mais que liberado. O McDonald’s acaba de anunciar o retorno da Piscininha de Cheddar ao cardápio dos restaurantes de todo o Brasil. Com o conceito “Cheddarize-se”, a campanha criada pela GALERIA.ag, convida o consumidor a se aventurar nas diversas possibilidades e combinações para curtir um dos ingredientes mais amados da rede: o molho com queijo tipo cheddar. O cheddar do Méqui é pioneiro e o único com autêntico sabor que os McLovers amam!

“Se tem um produto do Méqui que desperta mais paixão do que qualquer outro no portfólio, é o nosso Cheddar. O público brasileiro é apaixonado por ele, seja mandando um clássico como Cheddar McMelt ou mergulhando tudo o que quiserem na Piscininha de Cheddar, que volta por tempo limitado em todos os nossos restaurantes. É interessante observar como o público do Cheddar é mais fiel, migrando menos para outros molhos ou sanduíches que outros fãs de Méqui. Então, para  eles, a volta da Piscininha vem liberando cheddarizarem tudo o que quiserem no Méqui”, destaca Sérgio Eleutério, Diretor de Marketing do McDonald’s no Brasil.

Com forte apelo visual, a campanha contempla filme de 30” produzido pela Kaus e Antfood. Com uma trilha sonora divertida e sedutora e com imagens salivantes, a produção mostra o que de fato é Cheddarizar. Com bastante appetite appeal, o filme traz pessoas se deliciando com sua piscininha de Cheddar em diferentes situações. Para entregar o conceito lúdico de “Cheddarize-se”, até uma cascata de cheddar entra em cena para intensificar o desejo de quem assiste. Assista o filme completo aqui.

De acordo com Rodrigo MarangoniDiretor Executivo de Criação da GALERIA.ag, a campanha se apropria do sucesso do queijo tipo cheddar do McDonald’s, presente também no sanduíche Cheddar McMelt, para lançar, com bom humor, o termo cheddarizar. “Cheddarizar-se significa a pessoa se entregar ao prazer indescritível de mergulhar seu sanduíche favorito, os McNuggets ou as McFritas em uma piscininha cremosa de Cheddar. Com um título praticamente autoexplicativo, convidamos todos os Méqui Lovers a serem ousados e tomarem essa atitude”, acrescenta o criativo.

A campanha é composta por filme para TV, peças em mídia OOH, spot de rádio, ação de CRM, estratégia digital e ativação com influenciadores. Além disso, como aquecimento, os Cheddar Lovers cadastrados no app do Méqui souberam alguns dias antes do retorno da piscininha. Em iniciativas de CRM, como push notification e e-mail marketing, a marca informou com antecedência sua base cadastrada em qual dia a piscininha retornaria ao cardápio. 

A Piscininha de Cheddar no formato de pote com 100g está disponível por R$9,90 e pode ser encontrada nos restaurantes, drive-thru e McDelivery, enquanto durarem os estoques. Os clientes cadastrados no Meu Méqui, programa de fidelidade da rede, terão a oportunidade de resgatar o produto com 8 mil pontos.

Sobre a Arcos Dorados 

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.350 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2024). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com  


Moana O Musical: Uma Jornada de Coragem e Aventura nos Palcos de Curitiba

 

Miller Produções traz o encantamento de Moana para os palcos curitibanos. O espetáculo acontece no dia 20 de julho no Teatro Santo Anjo


A Miller Produções tem o prazer de anunciar a estreia de sua mais nova produção em Curitiba: Moana O Musical, uma adaptação encantadora do aclamado filme da Disney. Este espetáculo promete levar o público a uma jornada mágica pelos mares do Pacífico, com músicas emocionantes, cenários deslumbrantes e uma história inspiradora sobre coragem e autodescoberta.

O musical ​é um espetáculo construído com total liberdade pelo diretor Diney Vieira que também adaptou o texto do filme com elenco e equipe técnica selecionados cuidadosamente.  Houve um extenso trabalho de pesquisa sobre a cultura da ​Polinésia francesa​, onde a história é ambientada, que inspirou as coreografias e figurinos. Os atores se envolveram profundamente no processo de concepção do espetáculo trazendo bagagens, experiências e contribuições para coreografias, trabalhos corporais e arranjos vocais.

Moana O Musical conta a história de Moana, uma jovem determinada que, com a ajuda do semideus Maui, embarca em uma ousada missão para salvar seu povo e descobrir seu verdadeiro destino. Este espetáculo vibrante é repleto de canções memoráveis, coreografias envolventes e efeitos especiais que transportam a plateia para um mundo de fantasia e aventura.

 

Sinopse:

Embarque nesta aventura em alto mar! Moana não gosta de ser chamada de Princesa, diz apenas que ela é a "filha do chefe", mas não foge da sua responsabilidade. Sua aldeia sofre uma terrível maldição que afeta diretamente o solo e o mar. Escassos frutos e peixes a destemida filha do chefe resolve atravessar os recifes e salvar suas terras. E Moana é escolhida pelo mar para ir atrás do semideus Maui que roubou o coração da terra. Venha se divertir com a gente. A Miller Produções acredita que levando crianças ao teatro, além de incentivar a literatura, essa atividade cultural estimula a imaginação, trabalha a concentração e a capacidade de compreensão dos pequenos.

O público pode esperar um espetáculo leve, dinâmico e ágil além de muito divertido com aproximadamente uma hora de duração, para toda as idades. Moana O Musical ​é, mais do que uma história de princesa, uma história de uma menina guerreira que, por meio de um chamado do oceano, mergulha em si mesma para se descobrir mulher e guerreira.

O diretor trabalha com a desconstrução de alguns elementos como o personagem Tamatoa (na história, um caranguejo gigante) e o barco da Moana que se materializam de maneiras inusitadas no palco.  

O espetáculo teve pré-estreia em Nova Lima/MG, onde foi muito bem recebido. Apesar de ser um título da Disney e um espetáculo comercial, o diretor toma cuidado especial com os elementos artísticos, envolvimento e imersão dos atores, realizando uma preparação físico-mental intensa. É importante salientar que este é um espetáculo inspirado e não original da Disney.

O musical já foi apresentado em Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Além de algumas cidades do interior de Minas Gerais e de São Paulo.

Citação do Diretor: "Moana O Musical é um espetáculo pensado para agradar toda a família. Trazemos a história do filme, que todos já conhece, e acrescentamos elementos que possam encantar tanto crianças como adultos, coisas que não tem no filme. E assim, o retorno dos pais também tem sido muito satisfatório, e tem nos deixado muito feliz”, Diney Vieira – Diretor do espetáculo e Produtor da Miller Produções.

Sobre a Miller Produções: A Miller Produções é uma empresa dedicada à criação de espetáculos teatrais de alta qualidade. Com uma equipe talentosa e apaixonada, a companhia tem se destacado por suas adaptações inovadoras e por proporcionar experiências culturais enriquecedoras ao público.

Não perca esta oportunidade de se emocionar e se encantar com esse espetáculo inspirado em Moana!

Serviço:
Data/horário: 20 de julho de 2024, às 16h

Local: Teatro Santo Anjo, Curitiba/PR [Marginal, Rodovia Curitiba – Ponta Grossa Br-277, 1115 – Mossunguê]
Horário: 16h
Classificação etária: Livre
Ingressos e Informações: Os ingressos já estão disponíveis para venda no site Disk Ingressos (https://www.diskingressos.com.br/event/6974). As entradas variam de R$ 40 a R$ 120, com opções de meia-entrada para estudantes, idosos, professores, doadores de sangue, PcD, ID Jovem, Portador de Câncer, além de ClubeDisk, Meia entrada troca e ainda tem a opção de compra com cupom de desconto.
Redes Sociais: https://www.instagram.com/5estrelasproducoes

Foto: Divulgação.

Baggio Schiavon Arquitetura tem novo CEP


Manhattan 

A Baggio Schiavon Arquitetura tem um novo CEP. Nova Iorque, uma das cidades mais influentes do mundo globalizado, agora também é base de trabalho de Flávio Schiavon, sócio-fundador da BSA. 


Desde o início do ano, o arquiteto tem dividido sua concorrida agenda entre Curitiba e a Big Apple. Sempre conectado e ávido por referências estéticas, culturais e de comportamento social, o arquiteto lidera, ao lado de Manuel Baggio e competente time de associados, cerca de 70 projetos em andamento pelo Brasil e pelo mundo.O 
escritório, reconhecido como um dos mais importantes do Brasil, com obras icônicas e premiadas pelo know-how em soluções urbanísticas e de sustentabilidade, ingressa em uma fase ainda mais pulsante em termos de presença mundial.



“Estamos em constante deslocamento tanto para buscar inspiração como para entender as necessidades de nossos clientes e realizar os trâmites necessários para que nossas entregas se aproximem da perfeição e, essa nova fase da BSA também cumpre o objetivo de acessarmos novas oportunidades internacionais para nosso portfólio, que já soma mais de 1.100 obras”, revela o arquiteto.

Para mais informações sobre a Baggio Schiavon Arquitetura, acesse: www.bsa.com.br e siga @baggioschiavon

Paraná recebe campeonato com gigantes do fisiculturismo mundial em julho

 

O Musclecontest Brazil 2024 é uma das principais portas de entrada para o maior campeonato de fisiculturismo do mundo, o Mr Olympia, que ocorre em Las Vegas (EUA) em outubro deste ano. 



O evento nacional, realizado em Curitiba, PR, entre os dias 20 e 21 de julho, pelo segundo ano consecutivo, dará quatro vagas para o Mr. Olympia nas categorias Wellness, Men's Physique, Classic Physique e Figure, além de profissionalizar mais sete atletas nas demais categorias. Um dos principais campeonatos nacionais de fisiculturismo, acontecerá nos dias 20 e 21 de julho em Curitiba, no Paraná. O evento reúne competidores de sete categorias amadoras: Bodybuilding, Men's Physique, Classic Physic, Women's Physique, Bikini, Figure e Wellness. A competição ainda garante vaga para o Mr. Olympia em Las Vega, nos Estados Unidos,  em quatro categorias profissionais: Wellness, Men's Physique, Classic Physique e Figure.

O evento contará com a participação de grandes nomes do fisiculturismo, como Francielle Mattos três vezes campeã do Mr Olympia, além de atletas profissionais como Felipe Franco, Júlio Balestrin, Fabio Giga, Júlia Chitarra, Caike Pro, Edvan Palmeira, Rayane Fogal, Vinicius Matheus, Livinho  e Marcelo Cruz. Os influenciadores Léo Stronda, Renato Carioni, Laercio Refundini e Gorgonoid também estarão presentes no evento.

"Estamos orgulhosos de trazer para o Brasil um evento desta magnitude, que contará com a presença de grandes nomes do bodybuilding mundial, proporcionando um verdadeiro espetáculo para os amantes do esporte. Antes, no Sul do país, não havia eventos nacionais e os atletas tinham que ir para São Paulo em busca do seu cartão profissional. A ideia é cada vez mais dar oportunidades para os atletas daqui do Sul com eventos cada vez maiores como este”, destaca o diretor da Musclecontest Brazil, Emerson Alberton.

Com mais de 15 mil visitantes esperados, o Musclecontest Brazil 2024 será um marco no calendário esportivo de Curitiba, proporcionando uma estrutura robusta para atletas e público. “Nosso objetivo é fomentar a cultura do fisiculturismo no Brasil, inspirando novos atletas com este estilo de vida”, complementa Emerson.

A realização do evento em Curitiba consolida a cidade como um importante polo de fisiculturismo no Brasil. A competição não só oferece uma plataforma para novos talentos, mas também promove a valorização do esporte no país. 

SERVIÇO

O quê: Musclecontest Brazil

Quando: 20 a 21 de julho a partir das 10h

Onde: Centro de Eventos Positivo -  Rua Batista Ganz, 430, Bigorrilho - Pavilhão de Eventos Barigui Curitiba (PR)

Ingressos:https://www.ingressonacional.com.br/evento/27828/musclecontestbrazil?PromoCode=conferência


Troy e os Calvos na Terça Brasileira do Paiol

 

Os músicos Troy Rossilho, Leo Barros, Mauro Castilhos e Thiago Menegassi se apresentam no dia 23 de julho de 2024, selecionados no edital Terça Brasileira

 

O Teatro do Paiol será o palco, no dia 23 de julho de 2024, do show da banda Troy e os Calvos. Formada por Troy Rossilho, voz e violão, Leo Barros, guitarra, Mauro Castilhos, bateria, e Thiago Menegassi, baixo, a banda realiza esse projeto aprovado no Edital 003.2024 Domingo 11h30 e Terça Brasileira, com objetivo de apresentar ao público músicas autorais de Troy Rossilho, solo ou em parceria com artistas como Luiz Felipe Leprevost, Cesar Rossilho, Alexandre França, entre outros.



A direção musical de Troy e os Calvos é de Thiago Menegassi, com produção de Mariane Antunes. 

Troy Rossilho, cantor e compositor paranaense, é autor e parceiro de canções gravadas por vários artistas. Também é criador de trilhas para peças de teatro e cinema. Tem no seu currículo dez álbuns autorais. O músico é idealizador do canal no YouTube “No Estúdio do Troy”, que prestigia bandas e artistas locais em sua maioria; e também do canal “Troy Rossilho”, onde apresenta seu trabalho autoral em vários formatos e em parceria com diversos convidados. Atualmente tem um projeto em parceria com o “Kilânio Orquestra de Violões”, com direção de Fabiano Silveira, o Tiziu e participação especial da atriz e cantora Letícia Sabatella. 

O trabalho com a banda os Calvos iniciou em 2015, com a realização de shows em diversos espaços da cidade, além da gravação de videoclipes, em 2021, disponíveis no youtube. 

Para esse show, músicas do repertório autoral, entre músicas inéditas e novos arranjos para o repertório já conhecido da banda, cheio de poesia, e influências da música brasileira.

Serviço: 

23 de julho, às 20h

Terça Brasileira no Teatro Paiol

Troy e os Calvos

R$35,00 inteira e R$17,50 meia-entrada

https://deubalada.com/evento/371/Troy_e_os_calvos


Ficha técnica:

Troy e os Calvos

Troy Rossilho (voz e violão)

Leo Barros (voz e guitarra)

Mauro Castilhos (bateria)

Thiago Menegassi (voz, baixo)

 

Direção geral: Troy Rossilho

Direção musical: Thiago Menegassi

Direção de produção: Mari Antunes

Fotografia: Faena Rossilho

 

Para ouvir:

http://www.youtube.com/troyrossilho

http://www.youtube.com/user/NoEstudiodoTroy

@troyeoscalvos


Foto: Faena Rossilho.