terça-feira, 14 de abril de 2026

“Revisitando a Grandeza que Somos - Cartas para Tereza de Benguela” estreia em Curitiba

 

Espetáculo inspirado na trajetória de Tereza de Benguela ocupa o Teatro José Maria Santos, em temporada gratuita de 16 a 19 e 22 a 26 de abril, articulando memória, ancestralidade e criação contemporânea, e integra projeto com ações acessíveis e oficina formativa gratuita com o artista Nando Zâmbia, com vagas limitadas.


Curitiba recebe, em abril, a estreia do espetáculo “Revisitando a Grandeza que Somos - Cartas para Tereza de Benguela”, uma criação que entrelaça memória, ancestralidade e cena contemporânea para reverberar a força e a continuidade das histórias de mulheres negras no Brasil. Com apresentações gratuitas no Teatro José Maria Santos, o projeto propõe uma experiência que vai além da cena, articulando também ações formativas e de acessibilidade.

Uma estreia que convoca memória e presença

Inspirado na trajetória de Tereza de Benguela, liderança quilombola do século XVIII, o espetáculo acompanha o encontro entre duas mulheres negras e suas histórias atravessadas pelo tempo. Em cena, realidade e ficção se misturam como possibilidade de revisitar memórias, refletir sobre o presente e projetar futuros. “Essa criação é também um gesto de escuta e de reconexão com aquilo que nos atravessa como memória e como possibilidade de futuro”, afirma Flávia Imirene.

Interpretado por Flávia Imirene e Sol do Rosário, com direção de Sabrina Marques, o trabalho nasce de um processo criativo que inclui vivências no Quilombo Paiol de Telha (Guarapuava - PR), fortalecendo o diálogo com saberes ancestrais e práticas coletivas. A criação se insere na trajetória do OMI Núcleo Artístico e Cavala Produções ao propor narrativas que expandem o imaginário cultural a partir de perspectivas negras e afro-brasileiras. “Quando a gente sobe em cena, não estamos sozinhas, estamos em continuidade com muitas outras histórias que vieram antes e seguem pulsando através de nós”, completa Sol do Rosário.

Acessibilidade como parte da obra

Como desdobramento do espetáculo, o projeto investe na formação e no acesso, com sessões que contam com intérprete de Libras, audiodescrição e visitas guiadas para pessoas cegas ou com baixa visão. As apresentações com audiodescrição acontecem nos dias 25 e 26 de abril (sábado e domingo), e no sábado, dia 25, haverá ainda uma visita guiada ao espaço cênico, realizada uma hora antes da apresentação. Todas as sessões contam com intérprete de Libras..

Formação em movimento: oficina com Nando Zâmbia

A proposta se amplia ainda com a realização da oficina gratuita “Ará Izô - Corpo que Queima”, ministrada por Nando Zâmbia. Com trajetória consolidada no Brasil e no exterior, o artista conduz uma imersão intensiva voltada à investigação do corpo como campo de criação, energia e memória. A oficina articula elementos da dança, teatro e musicalidade afro-brasileira, propondo aos participantes uma experiência que conecta técnica e vivência sensível na construção de uma dramaturgia corporal.

Voltada a artistas, estudantes e interessados em geral, a atividade oferece 20 vagas gratuitas e acontece em período integral nos dias 17, 18 e 19. As inscrições estão abertas e fazem parte do conjunto de ações do projeto, que entende a formação como extensão do próprio gesto artístico. É possível participar de apenas um dos dias ou acompanhar toda a programação.

Com forte dimensão estética, política e formativa, “Revisitando a Grandeza que Somos” se apresenta como um convite à experiência, tanto para quem assiste quanto para quem deseja atravessar o processo criativo.

SERVIÇO

Espetáculo “Revisitando a Grandeza que Somos - Cartas para Tereza de Benguela”

Datas: 16 a 18 de abril - 20h | 19 de abril - 19h | 22 a 24 de abril - 14h30 | 22 a 25 de abril - 20h | 26 de abril - 19h

Sessão com audiodescrição: 25 de abril com visita guiada 1 hora antes da apresentação - 19h | 26 de abril - 19h

Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco)

Ingressos: Gratuitos com distribuição 1 hora antes na bilheteria 

Classificação: Livre

“Oficina: Ará Izô -  Corpo que Queima”

Ministrante: Nando Zâmbia

Datas: 17, 18 e 19 de abril

Horários: 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Grupo Capoeira Angola Zimba

Vagas: 20 (gratuitas)

Redes

Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclhSVgvH3-A-rRb-eO9TdNd0bEdmZKG3xrXNZMoAWV4y1DOw/viewform 


FICHA TÉCNICA 

Elenco: Flávia Imirene e Sol do Rosário | EQUIPE CRIATIVA - Direção: Sabrina Marques | Dramaturgia: Flávia Imirene | Textos: Sol do Rosário, Sabrina Marques, Flávia Imirene | Direção de Movimento: Priscila Pontes | Direção Musical: Matheus Santos | Assistente de Direção Musical: Evangivaldo Santos | Música Original: Sol do Rosário, Sabrina Marques, Flávia Imirene | Operador de Som: Carlos Alberto Cortes Espejo | Iluminação: Nando Zâmbia | Figurino: Carla Torres | Caracterização e Maquiagem: Kênia Coqueiro | Social Media: Maria Carolina Felício | Foto de Divulgação: Lelo Sasso Fotografia | Identidade Visual: Keyla Queiroz | Direção de Produção: Vida Santos | Produção Executiva: Dan Ramos | Coordenação de Projeto: Sabrina Marques | Produção: Omi Núcleo Artístico e Cavala Produções

Foto: Divulgação.

sexta-feira, 10 de abril de 2026

Dos bastidores ao palco: exposição revisita a história da maquiagem teatral no Brasil

 

Projeto idealizado por Livien Ullmann destaca a trajetória da maquiagem cênica no Brasil, desde o século XVI até os dias atuais, dentro da programação do Festival de Teatro de Curitiba 2026

Foto: Melvin Quaresma


A exposição “Maquiagem Teatral: Uma História Nacional” integra a programação da 34ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, em 2026, e abre ao público no dia 3 de abril, propondo um mergulho na trajetória da maquiagem cênica no Brasil, desde o primeiro espetáculo registrado no país, em 1564, até os dias atuais. Idealizado pela artista Livien Ullmann, o projeto lança luz sobre uma prática fundamental para as artes cênicas, cuja presença nem sempre esteve em evidência ao longo do tempo. 

A mostra se organiza como um percurso que atravessa diferentes tempos, reunindo imagens, narrativas e vestígios em uma experiência acessível e dinâmica. Ao longo do trajeto, registros históricos, objetos e espaços de interação constroem um diálogo entre passado e presente, ao mesmo tempo em que recuperam a memória de uma profissão que por muito tempo permaneceu invisível. “Durante décadas, a maquiagem no teatro foi feita pelos próprios artistas, sem reconhecimento e sem registro. Essa exposição busca preservar essa história e valorizar esses profissionais na construção da cena brasileira”, afirma Livien.

À frente da coordenação geral e direção de produção Michele Menezes destaca o desafio de transformar a pesquisa em experiência: “Dar forma a essa história foi um exercício de escuta e composição. A gente organiza vestígios, cruza tempos e constrói um percurso, que só existe porque é coletivo”.

Além da exposição, o projeto promove quatro ações formativas ao longo do período expositivo. A programação inclui duas conversas abertas ao público e duas masterclasses de maquiagem e caracterização teatral, reunindo artistas convidados e maquiadores reconhecidos nacionalmente. As atividades têm como foco a formação de maquiadores cênicos profissionais e amadores, além de aproximar o público dos processos criativos do teatro.

A exposição foi pensada para ser acessível em todo o percurso. O espaço tem circulação adaptada, audiodescrição nas obras por QR Code e audioguia. Os vídeos contam com tradução em Libras e, ao longo da temporada, acontecem visitas guiadas em Libras nos dias 05 e 12 de abril, às 17h. A mostra também considera diferentes formas de percepção, com recursos voltados a pessoas neurodivergentes e uma equipe preparada para acolher o público.


Diálogos, práticas e memórias da maquiagem na cena brasileira

O projeto conta também com uma programação formativa gratuita, com encontros e masterclasses realizados sempre na Alfaitaria - Espaço das Artes.  No dia 3 de abril (sexta-feira), das 17h às 19h, acontece o primeiro encontro: A Importância da Maquiagem e do Maquiador, mediado por Livien Ullmann, com participação do diretor George Sada e da maquiadora Mona Magalhães.

No dia 4 de abril (sábado), das 17h às 19h, a programação segue com a primeira masterclass, ministrada por Livien Ullmann, que apresenta ao vivo o processo completo de criação de uma maquiagem teatral. Já no dia 11 de abril (sábado), no mesmo horário, acontece a segunda masterclass, com o maquiador Marcelino de Miranda.

Encerrando a programação formativa, o acontece o segundo encontro: A História da Maquiagem e do Maquiador, será realizado no dia 18 de abril (sábado), das 17h às 19h, com mediação de Valesca Xavier Moura Jorge e participação do maquiador Anderson Bueno e da atriz Léa Albuquerque.

O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), realização da Lillart, produção da Pró Cult, incentivo da Buffalo Motores e Cia Beal Alimentos.

Sobre Livien Ullman 

Livien Ullmann é empresária, maquiadora e produtora cultural, formada em Design e Teatro, com uma trajetória sólida e reconhecida nas artes cênicas. À frente da Lillart Maquiagem há mais de 10 anos, desenvolve projetos que atravessam teatro, circo, dança e eventos corporativos, unindo criação artística, pesquisa e produção. É idealizadora da Convenção Lillart, a principal convenção de maquiagem artística do Brasil, e da exposição “Maquiagem Teatral: Uma História Nacional”, que evidencia e valoriza o papel do maquiador na cena cultural brasileira. Sua carreira é marcada por premiações, participações em televisão e atuação como jurada em competições da área. Também forma novos profissionais por meio de cursos presenciais e online em todo o país. Seu trabalho se destaca pela consistência, inovação e pela forma como posiciona a maquiagem como linguagem artística de relevância.

SERVIÇO - Exposição: Maquiagem Teatral: Uma História Nacional

Abertura: 02 de abril, às 18 horas.

Datas e horários:  de 03 a 18 de abril, das 10h às 19h. 

Local: Alfaiataria - Espaço das Artes (Rua Riachuelo, 274) 

Entrada: gratuita

Inscrições: Encontros e Masterclas em  www.lillart.com.br


Ficha Técnica 

Idealização, Direção Artística, Pesquisa e Curadoria: Livien Ullmann | Concepção, Coordenação Geral e Direção de Produção: Michele Menezes | Curadoria e Artista Convidado: Anderson Bueno | Projeto Expográfico: Denise Bramatti | Identidade Visual e Design Gráfico: Luciano Maccio e Myrella Araújo | Artistas Convidados: Áldice Lopes, Alisson Rodrigues, Ana Maclaren, Anderson Bueno, Cacá Zech, Clarisse Abujamra, Claudinei Hidalgo, Cleber de Oliveira, Cristóvão de Oliveira, Fernando Ocazione, George Sada, Henrique Mello, João Marcos, Jorge Abreu, Julio Cesar Silveira, Léa Albuquerque, Lilian Blanc, Livien Ullmann, Louise Helène, Marcelino de Miranda, Marcio Desideri, Mona Magalhães, Mozart Machado, Regina Vogue, Rosamaria Murtinho, Tiça Camargo, Valesca Moura Jorge, Vitor Martinez, Westerley Dornellas | Produção e Assistência de Pesquisa: Valesca Xavier Moura Jorge | Produção Executiva: Iara Elliz | Administração Financeira: Nelcy Mendonça | Assessoria Jurídica: Thiago Portugal | Captação de Recursos: Manassés Sato | Produção Técnica e Montagem: Fabiano Hoffmann, Faho Produções Cenográficas | Iluminação e Impressão: Nicolas Caus, João Elias | Monitoria: Ales de Lara, Naiara Oliveira | Assistência de Produção: Ana Costa, Katarina Duarte, Naiara Oliveira | Produção Local (SP): Bruno Sena | Modelo Masterclass: Milena Xavier | Acessibilidade: Vozes Diversas | Audiodescrição: Cintia Alves, Ana Claudia Domingues | Tradução em Libras: Janaina Silveira | Edição de Som: Bianca Milanda | Registros em Foto e Vídeo: TB Filmes, Vitor Dias | Redes sociais: Ana Glória Braga | Assessoria de Imprensa: Bruna Bazzo 


ARTIGO: Outorga uxória na doação de imóvel particular

 

Drª Debora de Castro da Rocha


A doação de bens imóveis é um ato jurídico de grande relevância no Direito Civil, pois envolve a transferência gratuita de patrimônio. Quando realizada por pessoa casada, especialmente sob o regime de comunhão parcial de bens, surgem requisitos específicos para a validade do negócio jurídico, entre eles a necessidade da outorga uxória ou marital.

O artigo 1.647, inciso I, do Código Civil brasileiro dispõe que nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis, regra que se aplica mesmo quando o bem é particular, ou seja, não integra a comunhão ou a meação.

O Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento de que a doação de imóvel particular por cônjuge casado sob o regime de comunhão parcial de bens exige outorga uxória como requisito de validade, destacando que é irrelevante que o bem não integre a meação, não é necessário comprovar prejuízo ao outro cônjuge, e que a exigência decorre diretamente da lei como forma de proteção da entidade familiar.

O precedente do REsp 2.130.069-SP é de grande relevância porque consolidou a interpretação de que a outorga uxória não é uma mera formalidade, mas sim uma condição de validade dos atos de disposição de bens imóveis praticados por um dos cônjuges.

O Superior Tribunal de Justiça deixou claro que a autorização do outro cônjuge é indispensável, mesmo quando o imóvel pertence exclusivamente àquele que pretende alienar ou gravar de ônus real. Essa decisão reafirma que o casamento gera efeitos patrimoniais que vão além da titularidade individual, impondo limites à autonomia privada em prol da proteção da família.

A ausência de anuência pode levar à nulidade do negócio jurídico, justamente para evitar que terceiros adquiram direitos sobre o bem sem a segurança de que o ato foi validamente praticado. A exigência da outorga tem como finalidade preservar a estabilidade patrimonial da família, impedir que decisões isoladas comprometam o patrimônio comum, evitar atos unilaterais prejudiciais e garantir transparência e segurança jurídica nas transações imobiliárias.

Um exemplo prático seria o caso em que um cônjuge, sem comunicar o outro, decide hipotecar um imóvel particular para garantir uma dívida empresarial; sem a outorga uxória, esse ato pode ser anulado, protegendo o patrimônio familiar contra decisões unilaterais. Assim, o precedente não apenas interpreta o artigo 1.647, inciso I, do Código Civil, mas também fortalece a lógica de que o direito de família busca equilibrar a autonomia individual com a proteção coletiva do núcleo familiar.

Portanto, a ausência da outorga uxória acarreta a nulidade do negócio jurídico, tornando a doação inválida, o que significa que o imóvel não é efetivamente transferido, o ato pode ser anulado judicialmente e há risco de litígios e insegurança para terceiros adquirentes.

Serviço:

debora@dcradvocacia.com.br

Foto: Divulgação.

26ª Festa Nacional da Divina Misericórdia começa nesta sexta-feira em Curitiba

 

A grandiosa festa contará com diversos atrativos. Entre eles, shows católicos, caminhada vocacional, missas, novenas e praça de alimentação. Para o almoço de domingo, será preparada mais de meia tonelada de costela fogo de chão e terão mais de 2 mil pedaços de ‘bolo da Misericórdia’.

 

Com expectativa de atrair mais de 20 mil fiéis neste final de semana, o Santuário Divina Misericórdia, espaço de referência para a devoção, se prepara para a grandiosa festa, que tem início nesta sexta-feira, dia 10 e vai até domingo, dia 12. A 26ª Festa Nacional da Divina Misericórdia conta com programação extensa voltada para fortalecer a espiritualidade e proporcionar um momento festivo para a comunidade e peregrinos de diversas regiões do país. O evento contará com shows nacionais, como o da dupla sertanejo católico Alvaro e Daniel, da cantora Gabrielly Cruz e das Irmãs Marisa e  Marizele – As Irmãs do Beatbox (Copiosa Redenção).

 

A programação contará com a participação dos padres convidados Clayton Munhoz, Cleberson Evangelista e Jairo Silva, além da participação da Comunidade Shalom com a apresentação do teatro “Tempo de Flores”. Também, terá o tradicional Bolo da Misericórdia, com mais de 2 mil pedaços, alguns com medalha de Jesus Misericordioso.

 

A FESTA

Com o objetivo de ajudar os fiéis a experimentarem o amor de Deus e da Misericórdia, o Santuário em parceria com a Congregação dos Padres Marianos, passou a promover a grandiosa festa desde 2000, quando foi decretado pelo Papa João Paulo II, para toda a igreja, que o segundo domingo de Páscoa deve ser chamado de Domingo da Divina Misericórdia.

 

POR QUE PARTICIPAR

De acordo com o Padre Luis Antonio Buckta, MIC, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas durante o período. “Estamos com mais de 400 voluntários, que estão preparando cuidadosamente todos os detalhes para receber os fiéis para os momentos oracionais e de festividade. É uma boa oportunidade para quem quer fortalecer a fé e reunir os amigos e familiares para confraternizar. Na parte gastronômica, teremos diversas opções na praça de alimentação, como o famoso “pastel da misericórdia”, hamburguer artesanal, frango com aipim, macarrão gourmet com molho e queijo, e depois da missa de domingo, a costela fogo de chão”, destaca.

 

 

INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO

Na sexta-feira a programação começa cedo, com a celebração da missa, às 7h, Hora da Misericórdia, às 15h, seguida pela Tarde da Misericórdia com adoração, às 16h. A abertura da Praça de Alimentação será às 18h, seguida pela oitavo dia de Novena, às 19h, com celebração do padre Clayton Munhoz. A programação do dia encerra com show católico da cantora Gabrielly Cruz e adoração.

No sábado (11), a praça de alimentação reabre às 14h. Às 15h, a Hora da Misericórdia; às 15h30, a Tarde da Misericórdia com o padre Jairo Silva; às 17h45, o teatro “Tempo de Flores”, apresentado pela Comunidade Shalom; às 19h, a missa que encerra a Novena; e, às 21h, show com a dupla Álvaro e Daniel.

No domingo (12), a programação começa às 6h, com a tradicional Caminhada Vocacional que sai da Paróquia São Jorge, no Portão, em direção ao Santuário. Peregrinos de todo o país caminham juntos em um ato de fé e testemunho. Paralelamente, o Santuário realiza missa às 6h.

Ao longo do dia, estão previstas celebrações às 8h e às 10h — esta última dedicada à Consagração das Famílias, com entronização e bênção dos quadros de Jesus Misericordioso. Às 13h, tarde oracional com o padre Cleberson Evangelista; às 15h, missa com nova bênção dos quadros; às 17h, show com as Irmãs do Beatbox, da Comunidade Copiosa Redenção; e, finalmente, às 19h, a missa de encerramento da Festa da Divina Misericórdia.

A praça de alimentação funcionará durante todo o domingo, garantindo acolhida e conforto para os milhares de fiéis que participam das atividades. O Santuário Divina Misericórdia fica na Estrada do Ganchinho, 570, no Umbará. A entrada é gratuita, e a programação completa pode ser conferida no perfil oficial @santuariomisericordia.

 

SERVIÇO:

26ª FESTA NACIONAL DA DIVINA MISERICÓRDIA – PROGRAMAÇÃO DE 10 A 12 DE ABRIL
Santuário Divina Misericórdia – Estrada do Ganchinho, 570 – Umbará, Curitiba (PR)
Abertura da praça de alimentação: 10 de abril, às 18h
Caminhada Vocacional: 12 de abril, às 6h – saída da Paróquia São Jorge (Portão)
Entrada gratuita | Instagram: @santuariomisericordia

 

PROGRAMAÇÃO:

10 de abril – Sexta-feira
07h: Missa (Santuário)
15h: Missa na Hora da Misericórdia
16h: Tarde da Misericórdia – Adoração
18h: Abertura da praça de alimentação
19h: Missa e oitavo dia da Novena à Divina Misericórdia – Pe. Clayton Munhoz
21h: Show com Gabrielly Cruz e adoração com Pe. Clayton Munhoz

11 de abril – Sábado
14h: Abertura da praça de alimentação
15h: Hora da Misericórdia
15h30: Tarde da Misericórdia – Pe. Jairo Silva
17h45: Teatro: “Tempo de Flores” (Comunidade Shalom)
19h: Missa e último dia da Novena à Divina Misericórdia
21h: Show com Álvaro e Daniel

12 de abril – Domingo
06h: Caminhada Vocacional – saída da Paróquia São Jorge
06h: Missa (Santuário)
08h: Missa (Santuário)
09h15: Acolhida dos devotos
10h: Missa com Consagração das Famílias, entronização e bênção dos quadros de Jesus Misericordioso
13h: Tarde oracional com Pe. Cleberson Evangelista
15h: Missa com bênção dos quadros de Jesus Misericordioso
17h: Show com Ir. Marisa e Ir. Marizele – As Irmãs do Beatbox (Copiosa Redenção)
19h: Missa de encerramento da Festa da Divina Misericórdia

Foto: Divulgação.

Artestil Batel abre exposição “Triverso”

 


A produção contemporânea dos artistas visuais Flávia Itiberê e Rafael Silveira dialogam com a obra de Juarez Machado em mostra única que inaugura em Curitiba

Juarez Machado


Três universos, uma única exposição. Com curadoria de Baixo Ribeiro a exposição “Triverso” abre no dia 25 de abril, às 11 horas, na Artestil Galeria de Arte, no bairro Batel, em Curitiba e reúne obras de Flávia Itiberê e Rafael Silveira em diálogo com a produção do mestre Juarez Machado, um dos artistas brasileiros mais reconhecidos internacionalmente. A mostra vai até 27 de junho.


O título antecipa o que o espectador vai encontrar na fusão de três universos. Triverso” não é uma simples reunião de artistas, mas um campo expandido em que poéticas distintas coexistem, se atravessam e afinidades e diferenças se iluminam mutuamente e onde o diálogo visual substitui a hierarquia. As obras não se somam: ressoam.


Juarez Machado, nascido em Joinville (SC) em 1941, construiu ao longo de mais de sete décadas uma obra que atravessou linguagens como a comunicação, pintura, escultura, cenografia, ilustração, humor gráfico, mímica, entre outros. Radicado em Montmartre, Paris, desde o início dos anos 1980, e manteve ateliês em Joinville e no Rio de Janeiro. Sua arte de traços únicos e cores inconfundíveis já inspirou produções cinematográficas, como o aclamado Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, do diretor Jean-Pierre Jeunet, e suas obras integram museus, galerias e coleções particulares ao redor do mundo. A Artestil Galeria de Arte representa o artista. 

Rafael Silveira

Rafael Silveira é artista visual paranaense com trajetória que começou nos anos 1990 na arte gráfica e se consolidou na pintura a óleo a partir de 2007. Suas obras integram coleções de prestígio mundial, incluindo o MAM-RIO e o Museu Oscar Niemeyer. Com exposições em São Paulo, Nova York, Londres e Milão, além de passagens por Los Angeles, Santiago de Compostela e A Coruña, Silveira acumula marcos expressivos: a exposição Circonjecturas (MON, 2017) atraiu quase 100 mil visitantes; a individual imersiva no Farol Santander (São Paulo, 2022) ultrapassou 140 mil, recorde em sua carreira. Em junho de 2025, sua arte foi a identidade visual oficial do festival Rio Loco, em Toulouse, na França. O trabalho de Silveira já estampou a capa do The New York Times e foi destaque em publicações como Juxtapoz, Hi-Fructose e COLOSSAL.

Flávia Itiberê


Flávia Itiberê é artista têxtil nascida em 1984 em Curitiba, onde vive e trabalha. Sua prática nasce de uma infância dividida entre Curitiba e La Plata, marcada pelo fazer manual, pelo convívio com a avó e pela intimidade precoce com linhas, tecidos e bordados. Em sua obra, o tempo lento do bordado é linguagem e postura: uma forma de construir presença em um mundo de urgências. Seus trabalhos vão de peças minuciosas de pequena escala a instalações têxteis de grande impacto, frequentemente ativadas por luz e sombra, com a figura feminina como eixo narrativo que transita entre sonho e introspecção. Já expôs no Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cultural Fiesp e na Caixa Cultural, além de mostras internacionais em Los Angeles, Londres e Melbourne. Suas obras integram coleções nas Américas, Europa e Ásia.


“Triverso” é um convite à contemplação e ao encontro — entre artistas, entre linguagens, entre mundos que, ao se tocarem, revelam algo que nenhum deles poderia dizer sozinho.


SERVIÇO:

TRIVERSO - Flávia Itiberê e Rafael Silveira em diálogo com a obra de Juarez Machado 

Abertura: 25 de abril de 2026 (sábado) 

Horário: das 11 às 14 horas 

Local: Artestil Galeria de Arte - Alameda Carlos de Carvalho, 1663 Batel, Curitiba

A galeria funciona de segunda a sexta, das 9:30 às 18:30 e aos sábados das 9:30 às 13:30  


Foto: Arquivo pessoal.

Filé da Serra Gaúcha é destaque no Bah! Cozinha Expressa, novo restaurante de Curitiba

 

Curitiba ganha uma nova e saborosa opção gastronômica com a chegada do Bah! Cozinha Expressa, recém-inaugurado no bairro Portão. A casa traz como proposta a autêntica comida caseira com forte influência da culinária gaúcha, oferecendo pratos completos, nutritivos e com excelente custo-benefício.

 


       

 

Sob o comando do chef Matheus Martineli, que chegou à capital paranaense com sua família trazendo na bagagem toda a tradição do sul do país, o restaurante combina simplicidade, qualidade e identidade regional. Apaixonado por Curitiba, o chef mantém viva a essência da gastronomia gaúcha em cada detalhe do cardápio.

Entre as opções, o público encontra refeições completas como o Frango Expresso, servido com arroz, feijão (preto ou branco) e salada mista; o Frango Tropical, acompanhado de salada siciliana e suco; além das tradicionais Alaminutas, disponíveis nas versões de frango e carne bovina, com arroz, feijão, ovo, batata frita e salada.


O grande destaque da casa é o Filé da Serra Gaúcha, um clássico irresistível: bife bovino grelhado coberto com presunto e queijo gratinado, molho de tomate artesanal, servido com arroz branco, pão, alface, tomate e batata frita crocante.

Para quem busca uma opção vegetariana, a Salada Siciliana é leve, refrescante e cheia de sabor. Os pratos estão com preços promocionais de inauguração a partir de R$ 23,90.

Além do atendimento no local, o Bah! Cozinha Expressa também oferece delivery com diversas opções de massas, como nhoque, linguine e penne integral, acompanhadas por molhos variados — pomodoro, caprese, alfredo, alho e óleo, bolonhesa e carbonara. O cardápio inclui ainda strogonoff de frango ou carne, servido com arroz e batatas.

Para completar a experiência, a casa promove happy hour de quarta a sexta-feira, das 17h às 20h, com petiscos exclusivos preparados especialmente para a ocasião.

O chef Matheus Martineli também realiza eventos em domicílio, levando sua gastronomia a diferentes ocasiões e celebrações.

Serviço
Bah! Cozinha Expressa
Rua Carlos Dietzsch, 46 – Portão
Curitiba – PR
Informações e delivery: WhatsApp (41) 92002-6296
Instagram: @bahcomidaexpress

Foto: Imprensa Gourmet

Saúde mental se consolida como pilar essencial da qualidade de vida

 

Psicóloga da Hapvida destaca sinais silenciosos de esgotamento e reforça a importância de hábitos simples no dia a dia



O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, tem como objetivo ampliar o debate sobre questões globais, promover o bem-estar e incentivar políticas públicas. A cada ano, um tema mobiliza ações. Em 2026, o destaque é “Ação Global pela Cobertura Universal de Saúde”, com foco em garantir acesso a serviços essenciais para toda a população. No Brasil, a saúde mental ganha ainda mais relevância com o início da inédita Pesquisa Nacional de Saúde Mental (PNSM-Brasil), conduzida pelo Ministério da Saúde para mapear transtornos na população adulta.


Diante desse cenário, a Hapvida reforça a importância de buscar ajuda quando necessário, como atitude fundamental para uma vida mais equilibrada, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Segundo a psicóloga da companhia, Jênnifer Puls, o bem-estar psicológico deixou de ser um tema secundário e passou a ocupar papel central na saúde integral, influenciando diretamente aspectos físicos, sociais e emocionais.


“O descuido com a mente gera impactos sistêmicos, reduzindo a flexibilidade e a carga cognitiva necessárias para os enfrentamentos diários”, afirma Jênnifer. A especialista ressalta que transtornos mentais não se limitam ao campo emocional: podem afetar o corpo, comprometer a imunidade e prejudicar relações sociais. “O sucesso econômico ou a estética corporal não sustentam a qualidade de vida quando há fragilidade emocional”, completa.


Entre os sinais de alerta, a psicóloga destaca sintomas muitas vezes silenciosos, que passam despercebidos na rotina. “Um dos mais comuns é o esforço performático: o indivíduo mantém a produtividade e a vida social, mas enfrenta um colapso de energia quando a pressão diminui”, explica. Também são indicativos importantes o sono fragmentado, alterações no apetite, tensões musculares e problemas digestivos, frequentemente sem causa clínica aparente.


O início do ano, marcado por metas e cobranças, pode intensificar quadros de ansiedade e esgotamento. “Quando a autocrítica excessiva assume o controle, abre caminho para sintomas de ansiedade e depressão. Forçar produtividade imediata, sem respeitar o tempo de adaptação do cérebro, é a receita para o esgotamento precoce”, alerta.


Como forma de prevenção, a especialista reforça a importância de hábitos simples e consistentes. “Fortalecer a saúde mental não exige mudanças drásticas, mas a adoção de práticas como exposição à luz solar, pausas longe das telas, atividade física e conexões reais”, orienta. No Dia Mundial da Saúde, ela deixa um recado direto: “Não existe saúde física sem saúde mental. Em um mundo que valoriza a performance constante, priorizar o bem-estar psicológico é um ato de resistência e inteligência”, conclui.


Sobre a Hapvida


Com mais de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 77 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.


Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 85 hospitais, 74 prontos atendimentos, 364 clínicas médicas e 309 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.



Foto: Divulgação Hapvida.

quinta-feira, 9 de abril de 2026

Shopping Estação promove visitas mediadas gratuitas no Museu Ferroviário de Curitiba

 

O Shopping Estação realiza, durante o mês de abril, visitas mediadas no Museu Ferroviário de Curitiba. A ação “Nos Trilhos da História”, convida o público a mergulhar na história da cidade a partir da emblemática ferrovia Paranaguá - Curitiba, um dos marcos do desenvolvimento paranaense.



 

Instalado na antiga estação ferroviária, o Museu Ferroviário preserva a memória do crescimento urbano, econômico e cultural da região. O espaço reúne um importante acervo composto por objetos históricos, obras de arte e documentos que ajudam a contar a trajetória de Curitiba ao longo dos anos.

 

As sessões serão conduzidas pelo historiador Jean Mendes, formado pela PUC-PR e que possui mais de uma década de atuação e tem conhecimento profundo sobre a história do museu, o que deixa o passeio ainda mais interessante e repleto de curiosidades.

 

“A iniciativa é uma oportunidade de aprofundar conhecimento sobre  a história e valorizar um espaço tão importante para a memória da cidade”, destaca Daniela Leal, gerente de Marketing do Shopping Estação.

 

As atividades acontecem nos dias 14, 21 e 28 de abril, sempre às 10h30, com duração aproximada de 35 minutos. A participação é gratuita, com 20 vagas disponíveis por sessão. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por meio do aplicativo Podi.

 

Serviço

Visita Mediada: Nos Trilhos da História

Local: Museu Ferroviário de Curitiba (Shopping Estação)

Datas: 14, 21 e 28 de abril

Horário: 10h30

Duração: aproximadamente 35 minutos

Participação gratuita

Inscrições: aplicativo Podi

Vagas: 20 por sessão

Local: Museu Ferroviário

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao

www.shoppingestacao.com.br




 

Sobre o Shopping Estação  

 

O Shopping Estação é o shopping mais turístico de Curitiba, sendo um ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade desde 1997,  com um mix de mais de 150 lojas, entre compras, alimentação, serviços,  comodidades e entretenimento. Além disso, reúne parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 29 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.


Foto: Gian Galani .