segunda-feira, 11 de maio de 2026

Pisos aquecidos e painéis infravermelhos são opções para enfrentar o inverno em casas e edifícios

 

GUV Aquecimento oferece novas tecnologias para tornar ambientes mais quentes de forma segura e saudável


Com o inverno próximo, começam os preparativos para enfrentar a estação mais fria do ano. Tanto para a casa, como para empresas e prestadores de serviços (como academias e restaurantes), buscam-se opções para tornar os ambientes mais quentes e aconchegantes para as pessoas – e também para pets, uma preocupação cada vez maior das famílias – nesse período. Algumas das soluções passam pela instalação de pisos aquecidos e também de painéis radiantes (com atuação do infravermelho), uma novidade que está chegando ao Brasil através da GUV Aquecimento, empresa curitibana que oferece seus serviços para todo o Brasil, principalmente nas localidades com as temperaturas mais baixas.

 

A tecnologia de aquecimento de pisos é uma solução eficiente e confortável para manter as residências aquecidas, especialmente em regiões com climas mais frios. Este sistema oferece uma distribuição uniforme de calor, melhorando o conforto térmico dos ambientes de forma mais eficiente quando comparado a sistemas de aquecimento convencionais.

 

O sistema de aquecimento de piso funciona via instalação de elementos de aquecimento sob a superfície do piso. Estes elementos podem ser elétricos, como cabos ou tapetes de aquecimento, ou hidráulicos, em tubos em que circula água quente. A escolha entre elétrico ou hidráulico depende de vários fatores, incluindo a fonte de energia disponível, custos de instalação e operação, bem como as necessidades específicas da residência.

 

A GUV Aquecimento – que está há três anos no mercado, e com profissionais que têm mais de dez anos de expertise no setor – trabalha com sistemas elétricos. Neles, os cabos de aquecimento (resistências elétricas) são instalados diretamente sob o revestimento do piso. A eletricidade é usada para aquecer estes elementos, que, por sua vez, irradiam calor para cima, aquecendo o ambiente de forma uniforme.

 

É um sistema mais fácil de instalar, especialmente em projetos de reforma, gerando menor interferência no andamento da obra. E, atualmente, combinado com sistemas de geração de energia, também tende a ser o sistema mais econômico e duradouro do mercado, pois não possui manutenção periódica. “Um sistema elétrico é mais vantajoso, principalmente na instalação, pois não requer a quebra de pisos”, destaca Jaqueline Biasoli, sócia-proprietária da empresa.

 

A novidade no portfólio da GUV Aquecimento é o painel radiante, uma tecnologia utilizada há 20 anos na Europa, principalmente na Inglaterra, e que está chegando agora ao Brasil. São aquecedores infravermelhos, que funcionam convertendo eletricidade em calor radiante. O infravermelho faz a transferência direta de calor do aquecedor para as pessoas e para o ambiente ao seu redor, sem aquecer o ar no meio. “É uma onda de calor diferente, não queima a pele, pois trabalha com ondas médias e longas, que atingem principalmente as camadas superficiais da pele, proporcionando uma sensação térmica agradável. A sensação é como se estivesse tomando sol. É um tipo de calor mais fresco, uma espécie de sol particular, mas sem os malefícios de se ficar exposto a ele diretamente. Ou seja, é muito mais saudável”, descreve Jaqueline.

 

A GUV Aquecimento está disponibilizando dois tipos de modelo importados da empresa Hershel, fabricados na Inglaterra. O Comfort, oferecido em oito tamanhos, é ideal para montagem em paredes e tetos, em casas e edifícios. Já o Rio é destinado a pátios e terraços elegantes. Os produtos também são indicados como opção muito mais segura aos chamados “chapéus mexicanos”, utilizados para aquecer clientes e funcionários de restaurantes, em período de inverno. Os painéis radiantes eliminam a umidade e o mofo, reduzindo a condensação e mantendo um ambiente mais saudável. Como são 100% elétricos, não há emissões de CO2.

 

A empresa trabalha também com desembaçadores de espelhos, paredes antimofo e termostatos inteligentes. Os qualificados profissionais da GUV analisam o ambiente e indicam o melhor projeto de aquecimento, apresentando soluções inteligentes. 


A empresa tem como meta contribuir para a regulamentação do mercado de piso aquecido no Brasil, elevando o padrão técnico. “A tecnologia de aquecer pisos e ambientes tem mais de 3 mil anos de história, mas até hoje ainda carece de aplicação correta e profissionalização no Brasil. A GUV se empenha na regulamentação para proporcionar a todos um ambiente mais seguro e saudável com seus produtos”, finaliza Jaqueline.

 

Confira mais informações em: https://guvaquecimento.com/ e www.herschel-infravermelho.com.br/

Foto: Divulgação.

Vinil com futebol: 3ª Feira CWB Vinil Project prepara edição comemorativa da Copa do Mundo

 

Evento será no Jeep Clube de Curitiba, com entrada gratuita e descontos para torcedores
 

A Copa do Mundo é a inspiração para a 3ª feira CWB Vinil Project, que acontece no Jeep Clube de Curitiba, no dia 30 de maio. O evento terá cerca de 10 mil discos e fitas K7 à venda, com 18 expositores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quem comparecer com a camisa de uma seleção que está na Copa – do Brasil ou outros países – vai ganhar 10% de desconto nos discos de vinil.  A festa acontece das 9 às 18 horas, tem entrada gratuita e é pet friendly.
Os organizadores do evento, Gilber Pontes e Werkley Ramm e Silva, preparam também algumas surpresas para o público. “Em breve vamos divulgar uma programação especial que une futebol, cultura e música, e que com certeza vai agradar tanto adultos quanto crianças”, adiantam eles. 
Para quem quiser aproveitar para almoçar ou fazer um lanche durante a feira, o bar O Botequeiro, que funciona no Jeep Clube, estará servindo feijoada, peticos e cerveja bem gelada.
A 3ª Feira CWB Vinil Project será realizada dia 30 de maio no Jeep Clube de Curitiba, localizado à Rua Secondo Tedeschi, 36, Ahú. A entrada é gratuita e o evento é pet friendly. Reservas de mesas no bar podem ser feitas pelo whatsapp (41) 98402-7644.
 
Serviço:
3ª Feira CWB Vinil Project
Dia 30 de maio de 2026
Horário: Das 9h às 18h.
Local:  Jeep Clube de Curitiba
Rua Secondo Tedeschi, 36, esquina com rua Nelson de Souza Pinto, Ahú, Curitiba.
Entrada gratuita
Evento Pet  friendly
Instagram: @cwbvinilproject .

Foto: S. Rodriguez

sexta-feira, 8 de maio de 2026

ARTIGO: A purga da mora e o devedor contumaz: análise da decisão do STJ

Drª Debora de Castro da Rocha 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão unânime da 3ª Turma, no Recurso Especial nº 1.624.005/DF, reafirmou a importância da boa-fé objetiva e da função social dos contratos ao manter a ordem de despejo de um inquilino que reiteradamente atrasava o pagamento dos aluguéis, quitando-os apenas após o ajuizamento de ações. O caso evidencia os limites da chamada purga da mora e a caracterização do devedor contumaz.

A legislação locatícia prevê a possibilidade de o locatário evitar a rescisão contratual mediante o pagamento das parcelas em atraso, acrescidas de encargos, antes da sentença de despejo. Esse instituto, conhecido como purga da mora, busca preservar a continuidade da relação locatícia e evitar a perda da moradia ou do espaço comercial por inadimplementos pontuais.

Contudo, a utilização reiterada desse mecanismo pode configurar abuso de direito, especialmente quando o locatário se vale dele como estratégia para postergar indefinidamente o cumprimento regular das obrigações contratuais.

No julgamento relatado pela ministra Nancy Andrighi, verificou-se que o inquilino adotava comportamento sistemático: acumulava débitos, quitava-os apenas para evitar a rescisão, e voltava a inadimplir em seguida. Esse padrão levou o tribunal a reconhecer que não se tratava de inadimplementos isolados, mas de uma conduta habitual de descumprimento contratual.

A relatora destacou que o pagamento pontual das dívidas não afastava o histórico de inadimplência, sendo legítima a manutenção da ordem de despejo.

A figura do devedor contumaz emerge quando o inadimplemento deixa de ser eventual e passa a ser reiterado, revelando má-fé e desrespeito às obrigações assumidas. Nesse contexto, a purga da mora não pode servir como escudo permanente contra as consequências jurídicas da inadimplência.

O STJ, ao reconhecer a habitualidade do descumprimento, reforçou que a proteção legal ao locatário não pode ser utilizada de forma abusiva, sob pena de comprometer a segurança jurídica e a função social do contrato de locação.

O julgamento reafirma que o direito não pode servir de instrumento para práticas abusivas. A purga da mora é um mecanismo legítimo, mas sua utilização reiterada e estratégica configura desvirtuamento da finalidade legal. O reconhecimento do devedor contumaz pelo STJ fortalece a proteção ao equilíbrio contratual e à boa-fé, pilares essenciais das relações locatícias.

Serviço: 

debora@dcradvocacia.com.br

Foto: Cla Ribeiro.

Lasanha de brasato e clima afetivo marcam o Dia das Mães em Curitiba

 

Trattoria aposta em receita clássica italiana e experiência acolhedora para celebrar a data.



O Ninetto Trattoria, do Grupo Alife Nino, em Curitiba, aposta no conforto da boa cozinha italiana e em receitas com memória afetiva para celebrar o Dia das Mães. A casa preparou uma edição especial da sua lasanha de brasato, servida entre sexta e domingo (10).

O brasato é um prato clássico do norte da Itália, especialmente da região do Piemonte, caracterizado pela carne bovina cozida lentamente em vinho tinto, resultando em uma textura extremamente macia e aromática. A lasanha do Ninetto traz camadas de massa fresca intercaladas com carne cozida lentamente, molho pomodoro da casa, tomatinhos assados e muçarela de búfala.

Finalizada com farofinha crocante de pão e salada de ervas, a receita entrega o tipo de sabor que conversa diretamente com almoços de família, com acabamento cuidadoso e execução precisa. Os preços começam em R$ 86.

Como sugestão de bebida, a casa serve o coquetel Della Mamma (R$ 42), combinação cítrica de suco de laranja e limão, framboesa, espumante e espuma de especiarias.

A proposta reforça a identidade do Ninetto: uma trattoria de atmosfera descontraída, mas que leva a sério os clássicos italianos. Durante o fim de semana comemorativo, as mães ainda recebem welcome drink, carta personalizada de boas-vindas e foto polaroid como lembrança da experiência.

Serviço:

Ninetto Trattoria – Curitiba
ParkShopping Barigui – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê
Reservas e atendimento: (11) 3368-6863 (WhatsApp)
Instagram: @NinettoTrattoria
Disponível também no iFood.

 

Sobre o Grupo Alife Nino

Grupo Alife Nino | Website Oficial | @alifenino

O Grupo Alife Nino nasceu em 2021, em resultado da fusão entre duas importantes operações gastronômicas do Brasil: o Alife Group, fundado em 2010, e a Famiglia Nino, criada em 2015. Referência nacional no setor de bares e restaurantes, o grupo une tradição e inovação para criar experiências gastronômicas singulares e marcantes.

Com um portfólio de 15 marcas e mais de 100 operações próprias presentes em 20 estados brasileiros, o Grupo Alife Nino se destaca por sua ampla atuação e impacto no mercado. Entre os restaurantes Nino Cucina, Ninetto, Irajá Redux, Da Marino, Giulietta Carni all’italiana, Peppino, Pino e o exclusivo Fame Osteria, além dos bares Tatu Bola, Eu Tu Eles, Boteco Boa Praça, Tatuzinho, Boteco Rainha, Boteco Princesa, Camarada Camarão e Camarão & Cia. A identidade gastronômica do grupo também conta com talentos de renome, como o chef Pedro de Artagão e o premiado chef italiano Marco Renzetti, que imprimem criatividade e excelência em suas criações.

Reunindo mais de 5.000 colaboradores, o Grupo Alife Nino tem como propósito transformar momentos em memórias inesquecíveis, oferecendo experiências que combinam gastronomia e entretenimento diferenciados, ótimo serviço, preço justo, música de qualidade e ambientes acolhedores. Com um ambicioso plano de expansão, o grupo segue redefinindo o setor gastronômico no Brasil.

Conheça as marcas do grupo: Nino Cucina (@ninocucina), Ninetto (@ninettotrattoria), Irajá Redux (@irajaredux), Da Marino (@da.marino), Giulietta carni all’italiana (@giulietta.carni), Peppino Cantina (@peppinocantina), Forno da Pino (@fornodapino), Camarada Camarão (@camaradacamarao),  Camarão & Cia (@camaraocia) e Fame Osteria (@fame_osteria). Tatu Bola (@tatubola.bar), Eu Tu Eles (@eutueles.bar), Boteco Boa Praça (@botecoboapraca), Rainha (@boteco_rainha) e Princesa (@boteco_princesa).  

 Foto: Marcelo Bruzzi.

Mercado em alta impulsiona 7º Encontro de Colecionadores e Feira do Vinil em Curitiba

 

Impulsionado por um mercado que não para de crescer, com vendas de vinil superando a marca de US$ 1 bilhão em 2025 e registrando o 19º ano consecutivo de alta, o interesse pelo formato analógico segue em expansão no mundo e também em Curitiba.


Nesse cenário, a capital paranaense recebe no próximo dia 9 de maio, das 9h às 17h, o 7º Encontro de Colecionadores e Feira do Vinil, na tradicional Galeria César Moreira Franco, no Centro.


O evento reúne colecionadores, expositores e apaixonados por música em uma programação que valoriza tanto o garimpo de discos quanto a troca de experiências. A feira contará com exposição de acervos, presença de expositores especializados e discotecagem com DJ ao longo do dia, criando uma atmosfera totalmente conectada à cultura do vinil.


Um dos destaques desta edição é a exposição temática Reinado do Rock, que chega para aquecer as comemorações do Dia Mundial do Rock, celebrado em julho, e reforça o título frequentemente atribuído a Curitiba como capital do rock no Brasil. A mostra será dividida em três partes, apresentando vinis históricos que ajudam a contar a evolução do gênero.


A primeira parte, Pai do Rock, traz discos de Chuck Berry, um dos grandes pioneiros do estilo. Na sequência, Rei do Rock, o público poderá conferir títulos marcantes de Elvis Presley. Já em Súditos do Rock, a exposição reúne nomes que consolidaram o gênero nas décadas de 60, 70 e 80, como AC DC, Rolling Stones, Pink Floyd, Iron Maiden e Beatles, entre outros.


Além da programação musical e cultural, o público encontrará vinis acessíveis a partir de 30 reais, facilitando a entrada de novos colecionadores no universo do disco. Outra iniciativa é o Vinil Solidário, que prevê a doação de pelo menos uma unidade de vinil ou CD para visitantes, incentivando o início de novas coleções.


O evento também contará com sorteio de três LPs novos ao final da programação, às 17h, para o público que realizar compras a partir de 50 reais. A cada 50 reais em compras, o visitante recebe um cupom para participar. Os prêmios são: Humberto Gessinger, ex Engenheiros do Hawaii, Dona Onete, Feitiço Caboclo Carimbó, e O Enigma Lexeu, de Letieres Leite Quinteto.


Em clima de Dia das Mães, celebrado no domingo seguinte, 10 de maio, o evento também oferecerá 10 por cento de desconto para mães ou para quem estiver comprando presentes para elas, reforçando a proposta de incentivar o vinil como opção afetiva e cultural de presente.


A estrutura do evento inclui estacionamento conveniado nas proximidades, opções de alimentação ao redor da galeria e chope disponível no local, ampliando a experiência para quem pretende passar o dia no encontro. O espaço é pet friendly.


À frente da organização está Marcos Rosa, proprietário da Rose Vinyl Records e também expositor da feira, que destaca o momento vivido pelo setor:


“Chegar à sétima edição mostra que o vinil deixou de ser nicho e voltou a ocupar um espaço relevante. A gente percebe cada vez mais gente jovem começando a colecionar, enquanto os mais antigos seguem ativos. O evento nasce justamente para promover essa troca e manter viva essa cultura”, afirma.


Com edições periódicas, o encontro já se consolida como uma agenda recorrente em Curitiba, reunindo diferentes públicos e fortalecendo a cena local do vinil.


*Serviço:*

7º Encontro de Colecionadores e Feira do Vinil

09 de maio (sábado)

Das 9h às 17h

Galeria César Moreira Franco, Centro de Curitiba

DJ ao vivo e exposição de colecionadores

Estacionamento conveniado nas proximidades

Evento pet friendly

Entrada gratuita

Foto: Divulgação.

Jun Sakamoto Casual renova carta de coquetéis autorais

 

Técnica, sensorialidade e cultura japonesa


Jun Sakamoto
Foto: Marina Cotovicz

Sempre atento às transformações da alta gastronomia contemporânea, o Jun Sakamoto Casual reafirma sua vocação para surpreender. Sob a assinatura do estrelado chef Jun Sakamoto, o restaurante, em comemoração ao Dia Nacional do Coquetel (18 de maio) apresenta uma nova carta de drinks que vai muito além da coquetelaria tradicional: trata-se de uma verdadeira jornada sensorial, onde ingredientes inusitados, técnicas refinadas e referências culturais se encontram em perfeita harmonia.

A nova seleção de coquetéis autorais traduz o mesmo rigor técnico e minimalismo elegante que consagraram o chef, agora aplicados ao universo líquido. Cada criação carrega narrativa própria, explorando contrastes de textura, temperatura e aroma, com destaque para o uso da exótica pimenta Timur — ingrediente de origem nepalesa que imprime notas cítricas e elétricas às receitas.

Entre os destaques, o Zen no Mezame propõe um despertar sutil dos sentidos ao combinar sake com cold brew de água de coco, resultando em uma bebida de textura aveludada e frescor delicado. Já o Kaki no Umami desafia o paladar ao incorporar molho de ostras à base de sake, criando um coquetel denso, mineral e profundamente gastronômico.


Murasaki no Mori

A carta também explora contrastes sofisticados, como no Kohi Akka, onde whisky, café e maçã clarificada se unem em um equilíbrio entre força e leveza. O Brasil marca presença no Murasaki no Mori, que homenageia a jabuticaba em uma leitura elegante e contemporânea, enquanto o Taiyo Mango entrega uma experiência vibrante com manga picante, creme brûlée e notas cítricas.







Para quem busca experiências fora do convencional, o Takibi Biru evoca memórias afetivas com marshmallow tostado, gin e cerveja, criando um drink surpreendente — um convite a revisitar sensações com sofisticação.







A inovação se estende também à carta de mocktails, que ganha protagonismo com criações complexas, mas sem álcool – tendência mundial. O Kiwami aposta na intensidade fresca do kiwi e da maçã com o toque cítrico do Timur, enquanto o Komorebi entrega leveza e elegância a partir do chá branco com espuma delicada. Já o Kitsune Gold impressiona ao reproduzir notas de whisky em versão zero álcool, e o Kurenai Spritz encerra a experiência com frescor efervescente e perfil cítrico-floral.


Mais do que acompanhar o menu, a nova carta de coquetéis do Jun Sakamoto Casual se posiciona como protagonista da experiência — um reflexo da inquietude criativa de Jun Sakamoto e da proposta do restaurante em Curitiba: surpreender, constantemente, com novidades que elevam o padrão da gastronomia e da coquetelaria na cidade.

 

 

 

Serviço

Jun Sakamoto Casual

ParkShopping Barigüi, piso L3, nº 309.

Instagram: @junsakamotocasual

Delivery- 99Food e iFood

 

Foto: Drinks- Isaque Blanco


Solo de Pagu Leal retorna ao Teatro Novelas Curitibanas

 

Solo de Pagu Leal retorna ao Teatro Novelas Curitibanas e questiona padrões de beleza com humor e reflexão


Do Dia Que Olhei no Espelho e Não Me Encontrei” abre temporada gratuita de 14 a 24 de maio de 2026, com cenas inéditas e diálogo sobre corpo e identidade

Há um momento em que o espelho deixa de ser apenas reflexo e passa a ser confronto. É desse território, íntimo e coletivo, que nasce “Do Dia Que Olhei no Espelho e Não Me Encontrei”, solo da atriz e autora Pagu Leal, que retorna ao Teatro Novelas Curitibanas para sua quarta temporada, entre os dias 14 e 24 de maio.

Dirigido por Giorgia Conceição, o espetáculo articula humor, relato pessoal e reflexão filosófica para abordar as violências simbólicas e estéticas que atravessam, sobretudo, a vida das mulheres. Em cena, o riso surge como alívio, mas principalmente como ferramenta de deslocamento, uma forma de olhar para padrões naturalizados e revelar suas estruturas.

A beleza como construção

A nova temporada incorpora cenas inéditas que percorrem a história da beleza, da antiguidade grega à contemporaneidade. Ao longo dessa travessia, o espetáculo evidencia que os padrões estéticos não são universais nem fixos, mas construções históricas que moldam corpos, comportamentos e subjetividades. Partindo de experiências pessoais, Pagu Leal estabelece uma relação direta com o público, aproximando questões íntimas de uma dimensão coletiva. “O padrão ignora o envelhecimento natural das mulheres e objetifica corpos de jovens e adolescentes, desconsiderando aspectos como raça, cores, biotipos e contextos”, afirma.

Do palco ao encontro

Mais do que uma crítica, o trabalho propõe um movimento de reconhecimento e deslocamento. Ao tensionar imagens cristalizadas, o espetáculo abre espaço para outras formas de percepção e existência. “Esse trabalho também é um convite para que cada pessoa possa se olhar com mais generosidade, fora das imagens que nos foram impostas”, diz Pagu Leal.

Como nas temporadas anteriores, após cada apresentação o público é convidado a permanecer para uma roda de conversa. O momento amplia a experiência cênica e transforma o teatro em espaço de escuta e partilha, reforçando o caráter coletivo da obra.

A experiência em prática

Nesta temporada, a proposta se expande para além da cena com a realização da oficina “A Burla do Corpo”, ministrada pela diretora do espetáculo, Giorgia Conceição (Miss G). A atividade, realizada no próprio teatro, aprofunda na prática questões presentes no solo ao investigar o corpo como território de expressão, memória e transformação. “O burlesco, para mim, é uma ferramenta de reconexão com aquilo que nos foi tirado: a liberdade de existir no próprio corpo”, afirma a artista.

Voltada para até 15 participantes, sem necessidade de experiência prévia, a oficina acontece em dois encontros de quatro horas, aos sábados da temporada. Com metodologia própria, Miss G conduz uma travessia somato-psíquica que busca liberar padrões que limitam a expressão e estimular a potência criativa de cada participante. Tendo como pano de fundo a história do burlesco, ligada a uma dimensão invisibilizada do teatro feito por mulheres, a prática explora movimento, corporalidade e conexão criativa. As participantes são convidadas a “desencaixotar” corpos e emoções, desenvolvendo fluidez, confiança e autoexpressão.

O projeto é realizado pela Sociedade Poética, iniciativa fundada há 11 anos por Pagu Leal, dedicada à criação e ao desenvolvimento de projetos em teatro, poesia, filosofia e literatura, com foco em mulheres e coletivos femininos em Curitiba e região metropolitana.

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.


SERVIÇO: Espetáculo: Do Dia que Olhei no Espelho e Não Me Encontrei

Data: 14 a 24 de maio de 2026

Horários: Quinta a sábado, às 20h | Domingos, às 19h

Sessões com Libras: 15 e 22 de maio (sextas)

Local: Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222)

Ingressos: Gratuitos, distribuídos uma hora antes das apresentações

Classificação etária: 14 anos | Duração: 55 minutos

SERVIÇO- Oficina: A Burla do Corpo

Dias: 16 e 23 de maio das 14h às 18h (dois sábados) 

Inscrições link:https://bit.ly/OficinaBurlaEspelho 

Vagas: até 15 pessoas (sem necessidade de experiência prévia)

Classificação etária: 18 anos 

Informações: lojamissg@gmail.com | 41 984545313 


FICHA TÉCNICA: 

Texto e atuação: Pagu Leal |  Direção artística e figurino: Giorgia Conceição | Iluminação: Izabelle Marques | Design gráfico: Luciane Stocco | Assessoria de comunicação: Bruna Bazzo | Produção e realização: Sociedade Poética


Informações adicionais 


Sobre a  Sociedade Poética surgiu há 11 anos, a partir do desenvolvimento artístico e intelectual da atriz e autora Pagu Leal, consolidando-se na criação, produção e incentivo de projetos ligados ao teatro, poesia, filosofia e literatura com mulheres e coletivos de mulheres em Curitiba e região metropolitana. A Sociedade Poética desenvolve iniciativas que valorizam a linguagem, o pensamento crítico e a comunicação humana. Seu propósito é fortalecer a cultura e promover experiências transformadoras por meio da arte e da palavra.


Sobre as artistas: 


Atriz, dramaturga, produtora cultural e professora de ética e oratória, Pagu Leal construiu, ao longo de 33 anos de atuação, uma trajetória sólida nas Artes Cênicas, em Curitiba e em outras cidades brasileiras. Transita por diferentes funções, linguagens e plataformas, com uma pesquisa atravessada pela Filosofia, que confere densidade crítica e poética às suas criações.

Como dramaturga, tem 11 textos encenados, entre eles “A Vênus das Peles” (Prêmio Myriam Muniz/Funarte, 2011), “Difícil Amor” (Troféu Poty Lazarotto de Melhor Texto Teatral, 2004) e “Que Absurdo!” (selecionado no projeto Dramaturgias Contemporâneas Brasileiras da Fundação Cultural de Curitiba, 2003).

Na televisão, criou e protagonizou o programa de humor “Coisas de Casal” (RPC TV), também assinando o roteiro. Como atriz, soma mais de 40 espetáculos profissionais, com passagens por companhias como Grupo Satyros, Grupo Delírio e Cia Stavis & Damaceno. Seu trabalho articula criação, interpretação e pensamento, em uma investigação contínua entre corpo, palavra e experiência.

Giorgia Conceição, a Miss G, é uma das principais disseminadoras da arte burlesca no Brasil. Artista, diretora e mentora de novos talentos, ela é Mestre em Artes Cênicas pela UFBA e autora da influente pesquisa "A Burla do Corpo", que se tornou base para discussões do burlesco no país. Convidada por Pagu Leal, assina a direção do solo "Do dia que olhei no espelho e não me encontrei." O espetáculo fez quatro temporadas em Curitiba, sempre com grande sucesso de público. 


Co-criadora do Festival Internacional Yes, Nós Temos Burlesco, Miss G também dirigiu a mostra semanal Terça Burlesca em Curitiba e faz parte da cúpula de curadoras da Combo Drag Week. Seus trabalhos mais recentes, como os espetáculos O Piano Burlesco (2024) e Baderna (2023), têm atraído grande público. Além do alcance nacional, ela já levou sua performance para contextos internacionais, apresentando-se em cidades como Buenos Aires (Argentina), Nova Iorque (EUA), Kyoto (Japão), Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria)

Foto: Mônica Lachman.

Hospital Veterinário Municipal garante remédio gratuito contra a esporotricose em Curitiba

 



O Hospital Veterinário Municipal reforça para os cuidados no combate à esporotricose e lembra que distribui, de forma gratuita para moradores de Curitiba, a medicação necessária para tratar a doença. A medida é um reforço direto na saúde pública, já que a enfermidade é uma zoonose e pode ser transmitida dos bichos para as pessoas. Com o remédio disponível sem custos, o governo prioriza evitar casos de maus-tratos e abandono de animais doentes, garantindo que o tratamento seja levado até o fim.


A iniciativa de oferecer o tratamento sem custos no Hospital Veterinário Municipal, saiu do papel após uma sugestão da vereadora Andressa Bianchessi, aceita pelo Poder Executivo. O objetivo é evitar o abandono de animais doentes e frear o avanço da contaminação na cidade. “O acesso ao remédio na hora da consulta salva a vida do animal e protege a família que convive com ele, pois muitas famílias não conseguem arcar com o custo do tratamento, que é longo”, lembra a vereadora. 


O diretor clínico do Hospital Veterinário Municipal, Rafael Binder, reforça que os donos de pets devem ficar atentos aos sinais na pele. “O responsável que notar feridas que não cicatrizam, geralmente no focinho e nas patas dos gatos, deve procurar o hospital imediatamente. O remédio gratuito garante que o ciclo da doença seja quebrado com rapidez”.


A esporotricose é uma preocupação crescente para quem tem animais de estimação. Essa zoonose, causada por um fungo presente no ambiente, afeta principalmente os gatos e pode ser transmitida aos seres humanos por meio de arranhões ou mordidas.  O diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir a cura do animal e a segurança da família. No hospital, o fluxo de atendimento prioriza a agilidade para casos infectocontagiosos.


“Com o medicamento gratuito disponível aqui no hospital, conseguimos tratar o animal e interromper o ciclo de transmissão para os humanos", lembra Binder. 


Como agendar: as consultas são agendadas através da aba “Eventos” no site da Proteção Animal de Curitiba: protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br. No dia da consulta, lembre-se de levar também seus documentos pessoais e o comprovante de endereço atualizado. 


Comprovante de residência: um documento emitido nos últimos 90 dias, em nome do responsável do animal, que comprove residência em Curitiba.


Cadastro no Armazém da Família: o cadastro do responsável deve ter mais de 6 meses de existência.


Cadastro ativo na Rede de Proteção Animal de Curitiba: é fundamental que o cadastro esteja regularizado.


O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba fica na Rua César Misael Chaves, 147 - bairro Taboão.


Foto: Marco Felippe.