terça-feira, 9 de abril de 2024

A Ferro e Fogo acontece sábado em Curitiba - SÁBADO DIA 13

 

Evento gastronômico será realizado no Bosque São Cristóvão



 Amantes do bom churrasco uni-vos! No próximo sábado, dia 13, acontece a segunda edição do A Ferro e Fogo, a partir do meio-dia partir no Bosque São Cristóvão (Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, 85 - Santa Felicidade). 


Chef Marcos Livi com a Chef Livia Santin

Organizado pelo 
o chef e assador gaúcho Marcos Livi, o evento gastronômico eleva a experiência de comer um bom assado para um patamar de excelência, ou como ele gosta de definir: “uma celebração em torno do fogo”. 


Durante cinco horas de open food o público vai experimentar quantas vezes quiser uma seleção de carnes nobres preparadas por especialistas que virão de várias partes do Brasil, que vão se dividir em quinze estações gastronômicas. As bebidas – drinks, vinhos, cervejas artesanais e refrigerantes - serão cobradas à parte. A produção disponibiliza espaço kids e o local é pet friendly.


Criado há seis anos pelo chef Marcos Livi no hotel Parador Hampel (RS), durante um encontro de gastronomia, o A Ferro e Fogo se transformou num case de sucesso que ele define como um evento sobre fogo e conexão com a natureza.



“Não é sobre comida, é sobre pessoas felizes". O formato é ótimo. Vários chefs, cada um com sua estação, oferece um tipo de carne ou corte diferente para o público experimentar. Nessa edição – a segunda em Curitiba - serão preparados pratos com cordeiro, porco moura, prime rib, galeto, hambúrguer, bife de chorizo, ossobuco, costela fogo de chão e, para quem quiser experimentar sugestões diferentes, haverá estações servindo peixes amazônicos (Pirarucu e Tambaqui), Massa com frutos do mar e até ostras. E se alguém quiser uma opção vegetariana? tem também! A chef gaúcha Irany Arteche confirmou presença e vai preparar snacks Pancs e sobremesa no local.


Em Curitiba o A Ferro e Fogo vai acontecer no Bosque São Cristóvão, um local estratégico em Santa Felicidade que garante espaço tranquilo para todas as estações; algumas vão realizar seus preparos com equipamentos exclusivos, enormes e surpreendentes como giros, pêndulos e gaiolas para os assados.


Além disso, a estrutura do evento também terá um palco com shows das bandas Lenhadores da Antártida e Four Strokes e discotecagem do DJ Heitor Humberto. 


A parte recreativa do evento também criou uma atividade interativa com o público num desafio de força feito pelo lutador e atleta do UFC, Vitor Petrino: quem acertar no simulador um soco mais potente que o dele vai ganhar um brinde especial dos patrocinadores.


A chef Lívia Santin, que está produzindo o A Ferro e Fogo em Curitiba, lembra que a sustentabilidade está presente com cardápio inclusivo, plano de destinação de resíduos, empregabilidade local, destinação das sobras, associação à cooperativa de reciclagem e apoio a produtores locais.

 

Serviço:

A Ferro e Fogo – sábado (13), das 12h às 18h, no Bosque São Cristóvão (Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, 85 - Santa Felicidade).

Ingressos R$180 (adulto – 1º lote) e R$90 (crianças de 7 a 12 anos – 1º lote) + taxa de serviço.

Site de compras: goingressos.com.br/evento/a-ferro-e-fogo-curitiba-2-edicao

Realização: Lívia Santin Produções Gastronômicas.



Line up A ferro e Fogo Curitiba 2024

 

NOMES CONFIRMADOS

·         Marcos Livi (RS) e equipe Vânia Krekniski (PR), Luciano Araújo (RS) e Manoel Oliveira (RS)

·         Cordeiro de Deus

·         Breno Rosa e Kaue Henrique (PR) – Massa com frutos do mar e molho de tomate defumado .

·         Claudia Krauspenhar (PR) – Ostra

·         Daniel Mansur (ARG) e Douglas Pulpero (PR) – Estação Gonzalo 10 anos - Choripan e entranha recheada

·         Délio Canabrava (PR) convida Carlos Fogo (PR)- Porco Moura à vinha d’alho.

·         Edvaldo Caribe (PA) – Rios da Amazônia - Pirarucu inteiro no Moquem, Tambaqui e farofa amazônica.

·         Eva dos Santos (PR) – Assado de tira e bife de chorizo com chimichurri e Humita

·         Helô Palácio (SP) – Costela fogo de chão com ceviche de abacaxi

·         Irany Arteche (RS) – Snacks Pancs & sobremesa

·         Itamar Ramalho (SP) Lorena Lacava (PR), Guilherme Calixto (PR) e Rafael Ragulo (PR) - Desossa do traseiro bovino direto para a Parilla

·         Jimmy Ogro (RJ) – Copa lombo

·         Rafa Gomes (RJ) - Estação Vegetariana

·         Roberto Barcellos (SP) - Prime rib com purê de mandioquinha

·         Will Peters (PR) -Jarrete amb trinxat Ossobuco

 

Área Kings Pitmasters

Rodrigo Bueno e Fabian da Costa (RS) + Digão da Cabanha, Fernando Basso, Manu Postui, Lourenção, Velho João, Miura e Alex BBQ (PR) – Hambúrguer, Brisket. Costelinha Suína, Frango a Primo canto.

Ação pontual Chef Livia Santin e Edvaldo Caribe - é do Pará! - Degustação do famoso Tacacá.

 

@ sugeridos:

@marcoslivi @aferroefogo @liviasantin


Hashtags sugeridos:

#AFerroeFogo #marcoslivi #liviasantin #churrasco #curitiba

 

Fecham-se as cortinas do 32º Festival de Curitiba: arte e representatividade, repletas de brasilidade

 

Com programação variada, destacando temáticas como diversidade, a cultura amazônica e o fomento aos negócios culturais, edição alcança sucesso de público e de crítica

Espetáculo Carlos Filipe em Apuros, do Fringe. 
Foto: Humberto Araujo


Um Festival nacional para o mundo. É assim que se consagra, mais uma vez, o Festival de Curitiba que encerra a 32ª edição superando expectativas de quem passou pelas mais de 300 atrações, seja nos 50 espaços reservados para o evento ou naquelas espalhadas pela capital paranaense durante os catorze dias de duração (de 25 de março a 07 de abril). Cidades da região metropolitana como Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais também foram contempladas com atividades.

Uma estimativa inicial indica que cerca de 200 mil pessoas passaram pelas mostras e demais ações do Festival, seja por meio da compra de ingressos, pelo sistema ‘Pague o Quanto Vale’ ou nas mais de 100 atrações gratuitas programadas, dentre espetáculos, cursos, oficinas, palestras, lançamento de livros e muito mais. A maioria das sessões lotadas e com ingressos esgotados desde a abertura da bilheteria.

O Festival recebeu espetáculos oriundos de cinco regiões do Brasil e a participação de companhias de teatro da Argentina, Peru, Chile e Bolívia. Um dos destaques foi o ‘Eixo Amazônico’, que literalmente norteou o trabalho da curadoria quanto à escolha das obras da edição, selecionadas por representar a cultura popular, temáticas referentes ao bioma e os povos originários.

Nosso país possui um repertório lindo, poderoso, em suas mais distintas expressões artísticas”, diz Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba. Ela também comenta a importância de fazer esse intercâmbio da cultura nacional. “É extremamente enriquecedor, porque essas manifestações também são nossas. E poder trazer essas referências para o Festival é fantástico, nos orgulha demais”, destaca.

Foto: Humberto Araujo.

Também dentre as novidades de 2024 estiveram a Mostra Surda de Teatro e a Temporada de Musicais. A primeira reforça o caráter inclusivo do evento “Festival Para Todos”, que apresentou sete obras com surdos como protagonistas e cerca de 30% dos espectadores eram pessoas não surdas.

Dentre os musicais, a chegada dos bois de Parintins arrebatou o público local com os ritmos populares daquela região do Amazonas. Essa foi a primeira vez que trouxeram o show “Caprichoso e Garantido - O Duelo da Amazônia” para o Sul do país.

A programação do Temporadas Musicais também reverenciou um dos maiores comunicadores brasileiros com o espetáculo “Silvio Santos Vem Aí” e as performances biográficas do astro “Ney Matogrosso - Homem com H” e da inigualável Carmen Miranda - “Carmen, a Grande e Pequena Notável”.

Risorama, mostra de humor em formato stand up comedy, completa 20 anos em 2024 e teve casa lotada nas oito sessões apresentadas durante a edição.

Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, comenta os resultados da edição. Ele afirma que o evento continua relevante para as pessoas, os artistas e as instituições. “Mais uma vez o Festival foi para todos: envolvemos a sociedade, entendemos o momento atual, trouxemos tendências, entramos no cotidiano e nas conversas da cidade. Chegar a 32 edições com esse vigor, força e jovialidade, acredito que é um diferencial”, comemora.

Fomentando a economia criativa

Seguindo a dinâmica das edições anteriores, também há grande movimentação direta e indireta na economia da cidade. Aproximadamente, dois mil trabalhadores da cultura foram beneficiados com a contratação para trabalhar na edição, seja de maneira direta ou indireta nas atividades/ áreas que ele mobiliza.

Pelo 2º ano consecutivo foi realizada a Rodada de Conexões, uma iniciativa em parceria com o Sebrae/PR e que promove o encontro entre curadores, programadores de salas de teatro e de festivais de todo o Brasil, companhias de teatro independentes e artistas presentes no Fringe. Durante dois dias o encontro promoveu 480 oportunidades de negócios para companhias de teatro, o agendamento de mais de 50% de reuniões futuras entre os participantes e a expectativa real de gerar faturamento de 10 a 11 milhões de reais em novos negócios da cultura.

De forma inédita no Festival de Curitiba, o Interlocuções recebeu representantes do Ministério da Cultura e da Coordenação de Patrocínio Cultural da Petrobrás para apresentar detalhes do Programa Petrobras Cultural - Novos Eixos, lançado recentemente. A ideia foi dar a oportunidade dos mais de 120 presentes no encontro compreenderem as indicações do edital e tirarem suas dúvidas, estimulando assim a participação de mais iniciativas culturais no processo.


Duetos, A Comédia de Peter Quilter.
Foto: Lina Sumizono.


32º Festival de Curitiba em números:

Público de cerca de 200 mil pessoas;
- + de 300 atrações;

- + de 100 atrações gratuitas;
- + de 50 espaços/locais da cidade
- + de 55 atrações no sistema Pague Quanto Vale (Fringe);
- + de 20 toneladas de cenários e equipamentos de luz e som;
- + 2 mil empregos diretos;
- + de 1800 trabalhadores da cultura entre artistas, técnicos e produção;

- + de 20 musicais (05 na Mostra Lucia Camargo; 04 na Temporada de Musicais; 02 na Guritiba e 10 no Fringe);

- Participação de espetáculos vindos das cinco regiões do Brasil e de 12 estados (AL, DF, MT, PR, SP, MG, MA, RS, ES, SC, AC, RJ);

- Participação de companhias de quatro países:  Argentina, Peru, Chile e Bolívia;

- Programação de espetáculos em cinco cidades metropolitanas: Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais.

Mostra Lucia Camargo
- 22 espetáculos;
- 03 estreias nacionais;
- 48 sessões com ingressos esgotados;
- 05 sessões extras;

Fringe

- 285 atrações;

- 39 espetáculos de rua;

- 32 espaços diversos no circuito independente - de grandes teatros a estúdios de companhias locais;


Guritiba
- 12 instituições sociais atendidas pelo Guritiba
- 3.500 mil espectadores no Guritiba


Paraná ganha sua maior recicladora de plástico PET

 

Packem WEEN gera novos empregos e mais valor agregado para a cadeia da reciclagem em Curitiba

 

Os diretores da Packem WEEN (esq. p/ dir.) Rodrigo Pijack, o vice-presidente Marcos Spitzner Filho, o presidente Eduardo Santos Neto e o diretor industrial Vinicius Spitzner.


A Packem S.A inaugurou na última quinta-feira (4) a primeira unidade da Packem WEEN no Brasil. 

A nova fábrica tem capacidade para reciclar 1,2 bilhão de garrafas pet por ano, volume duas vezes maior que o descarte anual de garrafas pet pela população de Curitiba. 

O projeto tem duas fases de implementação, com investimentos de R$ 75 milhões ao todo. “Essa nova unidade de negócios faz parte do planejamento da empresa desde o início do processo de desenvolvimento e produção de big bags sustentáveis, pois ela completa o nosso projeto de economia circular. 

Não queremos usar material virgem para a produção dos nossos big bags, pois temos tecnologia para isso e, agora, uma fábrica com alta capacidade de produção de PET 100% reciclado”, destacou Eduardo Santos Neto, CEO da Packem.

 

Marilza Oliveira Dias (sec. mun. Meio Ambiente), Eduardo Santos Neto (CEO da Packem), prefeito Rafael Greca, Marcos Spitzner Filho (VP Packem), vice-governador Darci Piana, e José Bekin (Invest PR).

A inauguração da Packem WEEN, na Cidade Industrial de Curitiba, contou com as presenças do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, deputado federal Ricardo Barros, da secretária do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Oliveira Dias, e do presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, além de outras autoridades.

Foto: Kraw Penas.

Novo chef assume o comando do restaurante do Radisson Curitiba

 

O chef Eros de Paula Castro é o novo responsável pela cozinha do Restaurante Catanzaro, no Radisson Hotel Curitiba.



Ele assume a missão de proporcionar aos hóspedes e clientes uma experiência gastronômica italiana autêntica e memorável. Apaixonado pela culinária e pela excelência, sua filosofia de trabalho valoriza o sabor natural dos alimentos, as técnicas culinárias clássicas e o respeito às tradições alimentares.


Para o menu do restaurante, o chef propõe uma viagem gastronômica pelos sabores do Sul da Itália, onde ele trará um toque contemporâneo a receitas clássicas italianas e promete surpreender os paladares com criatividade e autenticidade. Além do menu a la carte, o restaurante terá uma atenção especial para o café da manhã e aos eventos realizados no Restaurante Catanzaro. “Minha ideia é personalizar ao máximo a experiência gastronômica, oferecendo aos clientes opções personalizadas que atendam às suas necessidades e preferências”, completa o chef. 


Compromisso com a excelência

Descendente de imigrantes luxemburgueses e nascido no Mato Grosso, Castro viveu a infância e parte da juventude entre o Paraná e Santa Catarina. Formado em Gastronomia pela UNIVALI, aperfeiçoou seus conhecimentos na Itália e tem diversas especializações, incluindo História da Alimentação e Patrimônio Cultural. Membro da Federazione Italiana Cuochi (F.I.C), o chef acredita que a gastronomia é um fator de interesse turístico e que a gastronomia hoteleira deve voltar a ser referência de excelência. 


SERVIÇO:

Restaurante Catanzaro | Radisson Hotel Curitiba

Endereço: Av. Sete de Setembro, 5190 - Centro

Reservas: (41) 3351-2222 (WhatsApp)


Expresso Classique de abril: jantar sobre trilhos com sabores surpreendentes

 

Uma experiência noturna de imersão no universo ferroviário - única na América Latina

O Expresso Classique, experiência gastronômica da Serra Verde Express, já tem data confirmada em abril: dia 12, sexta-feira.  Um evento exclusivo, que traz um mix entre o ambiente ferroviário de época e a alta gastronomia. A novidade da temporada 2024 é a sobremesa: cocada cremosa de abóbora, creme inglês de cumaru, pó de manjericão e farofa de canela.

“Nosso evento noturno tem um clima nostálgico, que oferece mais do que uma simples refeição. É uma imersão completa em um ambiente ferroviário que remete aos dias de glória das viagens de trem”, explica Adonai Arruda Filho, Diretor Geral da Serra Verde Express. 

Uma experîência completa

O evento nos trens de luxo da Serra Verde Express é um produto consagrado e exclusivo na América Latina. Nele, mais do que um jantar, o participante tem uma imersão no ambiente ferroviário, com a plataforma decorada, welcome drink, apresentação musical, um mini passeio de trem e um cardápio cinco estrelas, assinado pelo chef Rafael Lafraia.

Todos os pratos são feitos na hora, no único vagão-cozinha do Brasil. Uma estrutura profissional completa sobre trilhos. Para Lafraia, um desafio e um aprendizado. “Funciona como uma cozinha profissional, com processos adaptados ao espaço, que requer empratamento e serviço diferenciados”, explica. 




As entradas, pratos principais e sobremesas precisam ser servidos em louças adaptadas para o tamanho das mesas dos vagões. “Apesar de menores, tomamos cuidado para manter o conforto e, claro, o sabor impecável, para uma experiência completa”, diz.

Sobremesa exclusiva e autoral

A novidade desta temporada é a cocada cremosa de abóbora, creme inglês de cumaru, pó de manjericão e farofa de canela. O doce foi desenvolvido pelo chef Rafael Lafraia, especialmente para o Expresso Classique 2024. “É uma receita colorida, com ingredientes bem brasileiros, que trazem a picância da canela, a cremosidade do creme inglês e a crocância da farofa, numa combinação de sabores inusitada”, explica Lafraia. 

Uma viagem no tempo

“A ideia é transportar os convidados para uma verdadeira viagem no tempo, num ambiente glamouroso que remete à década de 1930. O jantar é a cereja do bolo de uma experiência que começa ao entrar na plataforma do trem e pegar a primeira taça de espumante”, descreve Lucille Amaral, produtora executiva do Expresso Classique. 

O evento é dividido em partes, com um início na plataforma, com drinks, espumantes e música. Depois, os convidados embarcam nos vagões e seguem para um mini passeio até o Jardim Botânico de Curitiba. Na volta para a plataforma, o jantar é servido e a festa segue até às 23h.

Serviço:

Data: 12 de abril

Horário: 20 horas 

Local: Estação Ferroviária de Curitiba 

Valores: Adulto - R$ 339 | Criança: 6 a 12 anos - R$ 210 | Criança: 1 a 5 anos - R$ 95 

Ingressos: serraverdeexpress.com.br

Foto: Marcelo Andrade.

Primeiro hotel da rede SJ Hotéis & Resort, o SJ Executive, é referência em Curitiba

 

A unidade conta com localização privilegiada no centro da capital paranaense é opção para quem busca lazer ou trabalho



A rede curitibana SJ Hotéis & Resort está completando 50 anos em 2024.  Mesmo consolidada no mercado hoteleiro, segue em constante aprimoramento e ampliação. Seu primeiro hotel, o SJ Executive, inaugurado em 1974 está localizado na Avenida Sete de Setembro, uma das principais avenidas da capital paraense, ficando próximo à Rodoviária Municipal de Curitiba.

A unidade hoteleira com perfil “economy” oferece academia, bar, espaços de eventos, salas de reunião, café da manhã inclusos na diária e ambiente pet friendly, sendo ideal para quem procura uma hospedagem com excelente custo-benefício. Além dessa unidade, a rede hoje conta com 7 hotéis, sendo três na cidade de Curitiba, um na região do Norte Pioneiro na cidade de Jaguariaíva, dois na cidade de Foz do Iguaçu e um localizado na capital paulista.  

A unidade tem como proposta de ser opção tanto para hóspedes que estão a lazer, a trabalho e realização de eventos, já que possui sala para eventos corporativos e sociais. Além disso, o SJ Executive está estrategicamente localizado para quem viaja a lazer ou negócios: A unidade se encontra a 5 minutos de um dos centros corporativos de Curitiba, o Centro Cívico, com acesso fácil ao aeroporto ou para quem chega pelas estradas na cidade e a menos de 200 metros do ponto de partida do passeio de trem de Morretes, o principal atrativos turístico da cidade e um dos principais do estado do Paraná.

Wanderley Granemann, gerente da unidade, destaca que a estrutura e o tratamento aos hospedes são os diferenciais do empreendimento. “Possuímos em nossa estrutura 111 apartamentos. Destes 18 são conjugados, 17 triplos e 76 duplos. As acomodações são multifuncionais e ideais para grupos, isso pela mobilidade projetada para nosso hotel. Além disso nossos hóspedes se sentem acolhidos pela recepção calorosa e profissional da equipe, construindo uma parceria fiel e douradora”.

O gerente ainda ressalta o sentimento de completar os 50 anos e de ser o hotel mais antigo da rede. “Somos um dos hotéis mais tradicionais da cidade de Curitiba e nos sentimos orgulhosos por termos sido a porta de entrada para uma rede de tanto sucesso. É uma grande honra fazer parte dessa história próspera e esse sentimento nos dá motivação para continuar esse legado” finaliza.


Serviço:
SJ Hotéis & Resort
Redes sociais: @sjhoteiseresort
Site: www.sjhoteiseresort.com.br
SJ Executive
Redes sociais: @hotelsjexecutive
Contato: (41) 99765-0064
(41) 3302-0505

Foto: Divulgação.

Mato Seco, Dead Fish e Exodus se apresentam em abril no CWB Hall

 

Programação eclética do CWB Hall vai do reggae de Bob Marley ao trash metal


Mato Seco


CWB Hall promete agitar a cidade com atrações de peso neste mês de abril. Começando pelo tributo a Bob Marley & The Wailers da banda Mato Seco, no dia 14 de abril, domingo. Voltando à casa após sucesso de público em 2023, Dead Fish traz para o CWB Hall o show de lançamento do álbum Labirinto da Memória, em 21 de abril, domingo e feriado de Tiradentes. Fechando o mês, mostrando que não há dia certo para curtir um bom show de rock, o ícone norte-americano do trash metalExodus, se apresenta na casa na segunda-feira, 22 de abril.


Grandes atrações já confirmadas para 2024:

Em 3 de maio, sexta-feira, a banda norte-americana Rednex, famosa pelo sucesso mundial Cotton Eye Joe, desembarca no CWB Hall com sua Tour In Concert Brazil; Francisco El Hombre traz para o palco da casa a "turnê do até logo" no sábado, 11 de maio; Edu Falaschi apresenta o show de seu dvd Rebirth na sexta, 24 de maio; o "indie rock MPB" da banda paulista O Grilo, com a turnê Tudo Acontece Agora, está garantido em 13 de julho, sábado, e na quinta-feira, 8 de agosto, a casa recebe a banda polonesa de Black Metal BATUSHKA.


Sobre o CWB Hall: 

O CWB Hall reinaugurou em um novo espaço, maior e com estrutura diferenciada, para receber grandes shows na cidade. Com camarotes, mezanino e um palco com visão privilegiada para quem estiver em qualquer ponto da casa, o CWB Hall agora se firma como o novo palco da música em Curitiba.

Todos os ingressos para os shows realizados no CWB Hall podem ser adquiridos pela plataforma Bilheto e alguns eventos contam com o sistema Meia Entrada Para Todos.

SERVIÇO

Abril no CWB Hall

Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 4142. Curitiba – PR.

Ingressos:

Mato Seco  – https://bilheto.com.br/comprar/2112/mato-seco-marley-experience

Dead Fish  – https://bilheto.com.br/comprar/1986/dead-fish-lancamento-do-album-labirinto-da-memoria

Exodus – https://bilheto.com.br/comprar/1947/exodus


Foto: Marcos Alonso.