terça-feira, 5 de maio de 2026

Halle Bailey e Regé-Jean Page em uma comédia romântica irresistível

 

Conheça os personagens de Eu & Você na Toscana!
Saiba quem é quem na comédia romântica de Kat Coiro, que estreia em 14 de maio nos cinemas e já conquistou 92% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.


Da diretora Kat Coiro, chega aos cinemas uma comédia romântica sobre uma pequena mentira e duas pessoas se perdendo no molho do amor. Filmado em locações reais na Toscana e em Roma, Eu & Você na Toscana estreia em 14 de maio nos cinemas brasileiros com distribuição da Imagem Filmes. Produzido por Will Packer e estrelado por Halle Bailey e Regé-Jean Page, o filme já chega com 92% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.

A história acompanha Anna (Halle Bailey), uma jovem sem rumo pelos vinte e poucos anos que, após perder o emprego e a moradia de uma vez só, embarca para a Toscana e se instala na vila vazia de Matteo (Lorenzo de Moor), um italiano charmoso que acabou de conhecer. O plano era simples, mas as artimanhas de Anna raramente sobrevivem ao primeiro obstáculo: quando a família do tal italiano aparece de surpresa, uma pequena mentira coloca tudo em xeque, e a chegada do primo Michael (Regé-Jean Page) complica ainda mais a situação, mas de um jeito que Anna não estava esperando.

Para a diretora Kat Coiro, a química entre a dupla principal é um dos grandes destaques do filme. "Eu brinco que Halle e Regé teriam química até com uma parede", afirma ela, destacando que, quando os dois se juntaram em cena, essa energia foi multiplicada. E não é só a dupla protagonista: ao longo do filme, um elenco estrelado constrói personagens que ficam na memória por muito após os créditos finais.

Anna
Halle Bailey


Certa vez chamada de "uma tragédia de talento desperdiçado" pela sua professora de culinária, Anna não sabe mais o que é ter um lugar no mundo. Foi a mãe quem acendeu nela o amor pela cozinha, trabalhando anos em um restaurante com estrela Michelin. Mas depois de perder sua mãe, Anna se perdeu também: abandonou a faculdade de gastronomia, parou de cozinhar e ficou sem teto fixo. Vai de um emprego a outro só para ter onde dormir. Na Toscana, entre mentiras e surpresas, ela vai descobrir que nem tudo que parece um erro é necessariamente um fim.

"Halle Bailey foi nossa primeira e única escolha. Ela tem um charme, uma beleza e uma proximidade com o público que são raros. Desde o início sabíamos que, com ela no papel, as pessoas iam querer torcer por Anna de verdade”, conta a produtora Johanna Byer.

Michael
Regé-Jean Page


Criado pelos tios como um verdadeiro filho da casa, Michael toca o vinhedo da família na Toscana de forma impressionante. A ideia era que ele e seu primo Matteo fossem uma dupla perfeita, mas o rapaz resolveu sair pelo mundo, deixando Michael para segurar as pontas sozinho. A chegada de Anna complica tudo ainda mais, porque a atração entre os dois é imediata e difícil de ignorar.

Segundo Will Packer, Regé traz ao filme "uma solidez, uma maturidade que surpreende pela idade dele", fazendo com que o público acredite de verdade no personagem. Quando Michael fala alguma coisa, você sabe que é sério.

Matteo
Lorenzo de Moor


Matteo ama a família, mas nunca teve muita certeza de que assumir o restaurante deles era o que queria para a vida. "Os pais carregaram ele de responsabilidade cedo demais e não largaram. Isso é parte do que fez ele sentir que precisava ir embora", explica De Moor.

Assim como Matteo, Lorenzo também é natural da Toscana e viveu em Nova York. Uma coincidência que não escapou à equipe: "Ele conhece aquele lugar de dentro pra fora. Trouxe ao papel uma autenticidade que não se compra", diz o produtor Will Packer.

Claire
Aziza Scott


"Claire é aquela amiga que todo mundo precisa ter", diz a própria Aziza Scott. Ela apoia Anna incondicionalmente, mas não deixa de falar o que pensa: quando a amiga toma mais uma decisão impulsiva, Claire fala o que precisa ser falado. Ela é a primeira a se posicionar contra a ida da protagonista à Itália. Para Will Packer, é na comédia que Aziza se destaca: "Ela faz um trabalho incrível como a voz da razão. É aquela amiga que fala na cara o que Anna precisa ouvir, sem meias palavras."

Lorenzo
Marco Calvani


Desde que busca Anna no aeroporto de Florença, o taxista Lorenzo sente um carinho imediato por aquela jovem perdida. Logo, ele se torna o guia de Anna naquele mundo novo, apresentando as delícias da culinária local, os vinhos e a música. Seu lema? "Quem conhece a comida conhece a vida."

La Famiglia
Isabella Ferrari · Paolo Sassanelli · Stella Pecollo · Stefania Casini


A família Costa tem como pilar a matriarca Gabriella (Isabella Ferrari, ícone do cinema italiano), que recebe Anna de braços abertos, enxergando na “noiva” um sinal de que Matteo finalmente está encontrando seu caminho, sem saber, claro, que tudo não passa de uma mentira. Ao lado dela, o patriarca Vincenzo (Paolo Sassanelli) carrega com serenidade a decepção de ter visto o filho se afastar do restaurante. Francesca (Stella Pecollo) adota Anna de imediato, com aquele entusiasmo de quem sempre quis ter uma irmã. E quem completa o quarteto é Nonna Alessia (Stefania Casini), a avó de olho clínico que desconfia de Anna muito antes de qualquer outro.

Sra. Dunn
Nia Vardalos


Vivida por Nia Vardalos, a Sra. Dunn exige obediência total de quem trabalha em sua casa. Quando descobre que Anna estava cuidando de tudo, menos dos seus amados pets, resolve dar uma lição que, sem querer, empurra a protagonista para uma virada de vida.

Amiga pessoal da diretora Kat Coiro, Vardalos topou o papel na hora: "Ela me ligou e disse: vem fazer esse papel pra mim? Foi muito bom estar do outro lado dessa vez."

Eu & Você na Toscana estreia em 14 de maio nos cinemas.


Sinopse:
Depois de perder o emprego e o apartamento no mesmo dia, Anna (Halle Bailey) toma a decisão mais impulsiva da sua vida: se instalar na vila de um homem que mal conhece, no coração da Toscana. Quando a mãe dele aparece na porta, Anna entra em pânico e inventa que é sua noiva. O plano começa a desmoronar quando Michael (Regé-Jean Page), o primo charmoso, chega para o fim de semana e Anna percebe que sustentar a mentira pode ser bem mais complicado do que ela esperava. Foto: Divulgação.

Outback expande presença em Curitiba com inauguração de unidade no Shopping Palladium

 

Nova unidade contou com investimento médio de R$ 6 milhões e gerou 86 empregos diretos


O Outback Steakhouse segue avançando em sua estratégia de expansão no Brasil e inaugura sua quarta unidade em Curitiba. Desta vez, a rede chega ao Shopping Palladium Curitiba, com investimento médio de R$ 6 milhões e geração de 86 empregos diretos. A nova unidade abre as portas em 4 de maio, e este será o primeiro restaurante da marca em Curitiba que conta com o novo conceito arquitetônico do Outback, que é mais contemporâneo e descontraído. 

A nova operação reforça a relevância de Curitiba como um mercado estratégico, com demanda consistente e abertura para novas experiências gastronômicas. 

Instalada em um dos principais centros de compras da cidade, a unidade evidencia o papel cada vez mais relevante dos shoppings como polos de convivência. Esses espaços vêm ampliando sua atuação ao integrar gastronomia, lazer e entretenimento, acompanhando as mudanças no comportamento do consumidor e incentivando permanências mais longas. 

Conhecido pelo conceito casual dining e pela inspiração na cultura australiana, o Outback aposta na experiência como diferencial competitivo. O ambiente temático, o atendimento descontraído e o cardápio icônico contribuem para transformar a visita ao restaurante em um momento de lazer entre amigos e família. 

“A inauguração de uma nova unidade em Curitiba reforça a importância da cidade para a estratégia de expansão da marca, especialmente em um mercado que apresenta demanda consistente e abertura para novas experiências”, afirma Wagner Villaverde, sócio do Outback Steakhouse. 

“A proposta é oferecer aos clientes uma experiência completa, que vai além da refeição e está alinhada ao perfil do público local”, complementa. 

Para o Shopping Palladium, a chegada da nova unidade fortalece o posicionamento do empreendimento como um dos principais destinos gastronômicos da cidade, ampliando a diversidade do mix e a presença de marcas reconhecidas nacionalmente. 

 

Serviço 

Outback Steakhouse – Shopping Palladium Curitiba 

Endereço: Av. Presidente Kennedy, 4121 – Portão, Curitiba (PR) 

Inauguração: 

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 23h; domingos e feriados, das 11h30 às 22h 

Mais informações: www.outback.com.br | https://palladiumcuritiba.com.br/ 

Sobre o Outback 

O Outback Steakhouse possui 190 restaurantes no Brasil e está presente em 87 cidades, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin' Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback.  

Foto: Divulgação.

Curitiba recebe 3º Seminário “A Química da Cerveja: o Saber e o Sabor”

 

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) sediará nesta quinta-feira (07/05), a partir das 9h, em sua sede, o 3º Seminário “A Química da Cerveja: o Saber e o Sabor”.




Coordenado por Duan Ceolla, sommelier de cervejas pela Doemens Akademie (Alemanha) e pela Escola Superior de Cerveja e Malte (Brasil), o evento reunirá especialistas, pesquisadores, mestres cervejeiros e profissionais do setor para discutir aspectos químicos, sensoriais e gastronômicos da cerveja, com palestras, degustações guiadas e harmonização de cervejas com comidas.

Considerada uma das bebidas mais antigas da humanidade, a cerveja será apresentada sob uma perspectiva científica e cultural, destacando seus componentes químicos, processos produtivos e impactos sensoriais.



Serviço: 3º Seminário – “A Química da Cerveja: O Saber e o Sabor”

Data: 07/05 (quinta-feira)
Horário: abertura às 9h

Local: Centro de Eventos do IEP - Rua Emiliano Perneta, 174 - Centro

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ

09h – Abertura

09h30 – Palestra
“A Água Cervejeira – Fundamentos Químicos e Impacto Sensorial”, com Prof. Duan Ceolla

10h30 – Intervalo com degustação e interação com mestres cervejeiros e expositores

10h45 – Palestra
“A Água do Paraná”, com a farmacêutica Cynthia Malaghini e o químico Alcely José Wosniak

TARDE

14h30 – Palestra
“A Levedura – Características, Benefícios e Processos na Fabricação da Cerveja”, com Prof. Dr. Alfredo Muxel

15h15 – Degustação Guiada
“O Saber e o Sabor – Análises Sensoriais”, com Prof. Alfredo Muxel e Prof. Duan Ceolla

16h15 – Harmonização de cervejas com comidas, com o chef de cozinha e sommelier Prof. André Porto

17h30 – Abertura “Boteco dos 100 anos”, Degustação de cervejas e comidas de boteco, confraternização e brinde aos 100 anos do IEP

18h30 – Encerramento


Foto: Divulgação.

Dia das Mães- Brunch americano vira opção charmosa

 

Dia das Mães

Brunch americano vira opção charmosa para celebrar no The American Way

 

Brunch Golden Morning Breakfast 


 Para quem busca uma alternativa leve, descontraída e cheia de sabor para o almoço de Dia das Mães, o The American Way Cafe aposta em uma experiência tipicamente americana: o brunch. A casa tem duas opções que combinam variedade e fartura – ideal para compartilhar.

 

 

O brunch Golden Morning Breakfast (R$65) é releitura de clássicos dos Estados Unidos. O prato reúne panquecas douradas com calda, ovos estrelados e bacon crocante, servidos sobre pão de fermentação natural com cream cheese. A composição ainda ganha salsichas grelhadas e batatas crocantes em cubos, criando uma refeição completa — daquelas que convidam a desacelerar e aproveitar o momento em família, acompanhada de café coado fresco.

 

 The American Way Brunch

 

Já a opção mais robusta, o The American Way Brunch (R$78), aposta na variedade para agradar diferentes paladares. O combo inclui bagel tradicional em duas versões — uma com ovo frito, bacon e cream cheese, e outra com rúcula, mostarda e bacon — além de panquecas americanas com calda de chocolate. Para completar, café coado com refil (com ou sem leite) e suco integral garantem a experiência completa, equilibrando doçura e intensidade.

 

 

Com proposta all-day breakfast, o The American Way Cafe se apresenta como uma escolha contemporânea para o Dia das Mães: menos formal que o almoço tradicional, mas igualmente especial. Ideal para famílias que preferem celebrar sem pressa, entre conversas longas e pratos que remetem ao conforto da boa mesa.

 

 

As mamães que forem no fim de semana de Dia das Mães (9 ou 10 de maio) comemorar a data no restaurante, e provar uma das opções do brunch, ainda concorrem a um Mini Day Spa no Bhuda Spa do Batel.

 

 

Neste final de semana a dica é trocar o convencional por uma experiência diferente — e brindar a data com café fresco, panquecas e bons momentos compartilhados.

 

 

Serviço

The American Way Cafe & Food

R. Gonçalves Dias, 151 – Batel

41.3121 2917/ 99691 5550 (whatsapp)

@theamericanwaycafe

Foto: Divulgação (Assessoria/Marina)


 

sábado, 2 de maio de 2026

Olhar de Cinema apresenta a identidade visual oficial da 15ª edição

 

Artista Rafael Silveira apostou no conceito "coming of age" para celebrar os 15 anos do Festival Internacional de Curitiba


Para celebrar sua trajetória e marcar mais de uma década e meia de sucesso, o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba apresenta a identidade visual para a 15ª edição. 

O evento, que ocorre de 4 a 13 de junho, reafirma o seu papel como um dos pilares do cinema independente no Brasil, unindo a maturidade alcançada nesses anos de realização à ousadia artística que sempre foi sua marca registrada. 

Para a edição de 2026, o festival convidou o artista curitibano Rafael Silveira, cujas obras se destacam por um estilo único, inventivo e com fortes toques de surrealismo, características que espelham a curadoria do Olhar de Cinema ao longo dos anos. 

“Já conhecíamos o trabalho do Rafael há muitos anos e sempre foi um nome que rondava nossas conversas quando falávamos sobre qual artista seria convidado para determinada edição. O Rafael Silveira tem um estilo único e não é difícil reconhecer suas obras, sendo uma característica que conversa muito com os filmes que a gente sempre traz para o Olhar de Cinema. Além disso, a nossa curadoria sempre se propôs a pensar em filmes que contam com algo único, ousado e inventivo, aspectos em comum com a obra de Rafael Silveira, inclusive o surrealismo”, explica Milena Fransolino, diretora geral e de criação e experiência do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. 

Diferente dos anos anteriores, em que a temática buscava um diálogo mais amplo com a sociedade, a 15ª edição é um olhar para dentro, tendo como conceito norteador o “Coming of Age”, um gênero cinematográfico que aqui serve de metáfora para a própria evolução do evento, seu amadurecimento. 

“Em meu universo artístico há uma série de pinturas com retratos em que o rosto do personagem dá lugar a paisagens e narrativas que exploram os enigmáticos universos que existem dentro de cada um de nós. Costumo dizer que esses retratos não são pessoas, são sensações. E foi aí que encontrei o caminho perfeito para expressar essa sensação de amadurecimento que marca essa edição”, comenta o artista Rafael Silveira. 

Fiquei pensando sobre o significado desta expressão. Seus desdobramentos. O que realmente muda quando a idade chega? Cada fase da vida, revela uma série de descobertas. Não é só o mundo que muda. Nós mudamos. Nosso olhar sobre a mesma coisa muda também. É como se o tempo fosse um vento que nos transporta para além da neblina, um lugar mágico onde a paisagem se revela e nos dá o privilégio de ter uma visão panorâmica da vida”, completa Silveira. 

Mais informações sobre o 15º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba e a 2ª edição do MECI - Mercado do Cinema Independente pelos sites oficiais: www.olhardecinema.com.br e www.meci.com.br, assim como pelas redes sociais: Instagram - @meci.br /  Instagram - @olhardecinemaFacebook/Olhar de Cinema; Tik Tok: @olhardecinema; X/Twitter: @Olhardecinema_.

15º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba é um projeto realizado com recursos da Lei Rouanet, patrocínio master de Terminal de Contêineres de Paranaguá e patrocínio de Peróxidos do Brasil, Mili e Fomento Paraná. Apoio da Cinemateca, Teatro da Vila, Cine Passeio, Icac, Projeto Paradiso e Uninter. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. Lei Rouanet - Incentivo a projetos culturais, Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.


Serviço:
15º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data: 4 a 13 de junho
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
                          Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
                          Tik Tok: @olhardecinema,
                          X/Twitter: @Olhardecinema_
Produção: Grafo Audiovisual
Patrocínio Master: Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio: Peróxidos do Brasil, Mili e Fomento Paraná
Apoio: Cinemateca, Teatro da Vila, Cine Passeio, ICAC, Projeto Paradiso e Uninter
Incentivo: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Secretaria da Cultura, Profice e Objetivos de desenvolvimento sustentável
Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução
Projeto realizado com recursos da Lei Rouanet.
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná.
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Foto: Rafael Silveira

Sucesso, festival italiano volta a ser servido no Anarco Restaurante

 

Entrada, prato principal e sobremesa em diferentes combinações




 

Depois de ser elogiado e muito apreciado pelo público, o Anarco Restaurante, unidade no Mercado Municipal de Curitiba, realiza a segunda edição do seu Festival Italiano. Com diferentes opções de pratos de entrada, prato principal e sobremesa, o cliente desfruta de uma verdadeira experiência gastronômica italiana.

 

O menu foi definido com pratos já carros chefes do restaurante, mas também traz as novidades do último festival que fizeram sucesso como o Arancini de Ragú de Ossobuco e o Ravioli Artesanal recheado com Ragú de Mignon saborizado com manteiga e sálvia. As opções contemplam, ainda, Salada Caprese, Conchiglioni de Camarão ao molho Alfredo ou Risotto de Alho-Poró com legumes e cogumelos frescos. 




O destaque é que todas as massas são artesanais, caseiras,  preparadas pelo próprio restaurante. Como sobremesa, Panna cotta com frutas vermelhas ou Cheescake Anarco com frutas amarelas orgânicas, cujos ingredientes são orgânicos e procedentes da Chácara Anarco, de onde também vem os ingredientes para a carta de drinks com e sem álcool que tem feito sucesso por lá já que confere um drink mais natural, livre de químicos ou agrotóxicos.

 

O menu completo tem preço único de R$ 119,90 por pessoa. O Anarco Restaurante abre somente no almoço de terça a sábado das 11h às 16h e domingos das 11h às 15h. Informações e reservas pelo whatsapp 41 3336 0049 ou no @anarcorestaurante. O restaurante fica na Praça João Snege e possui mesas tanto na praça quanto dentro da sua cantina. O Festival Anarco também pode ser pedido para delivery ou take away.

 

História

O Anarco nasceu em 1991 a partir do amor da Chef Ilsa Artusi Agottani pela gastronomia. “Iniciamos com um empório de bebidas e produtos importados, já no Mercado Municipal de Curitiba. E nos finais de semana eu preparava algumas comidinhas para harmonizar com vinhos para os clientes que chegavam à loja. E a partir daí nasceu a ideia de criar um restaurante”, conta Ilsa. De lá pra cá colocou em atividade o Anarco Restaurante no Mercado Municipal de Curitiba, comandado por ela e sua Bruna Agottani; a Confeitaria Santa Cecília, também no MMC e em 2018 seu filho seu filho Bruno Agottani mostrou o berço da família inaugurando o Anarco Batel onde comanda a cozinha.

 

Mas o envolvimento de Ilsa com a gastronomia veio de muito antes. Descendente de integrantes da Colônia Socialista Cecilia, Ilsa cresceu ouvindo os louváveis elogios gastronômicos feitos à sua avó paterna, Crimeni Artusi. Também é descendente de Pellegrino Artusi, (1820-1911) que escreveu o livro A Ciência na Cozinha e a Arte de Comer Bem. Toda essa história pode ser vista através de fotos que decoram ambas as casas e também nos menus exclusivos com suas criações gastronômicas que passeiam pela culinária italiana.

 

Origem do Nome

O nome “Anarco” foi inspirado no termo grego ναρχος – Anarkhos, que significa “sem governantes”.

 

Cardápio Anarco Empório e Restaurante

É composto por entradas, saladas, massas, pratos principais, peixes e frutos do mar, aves, risotos, pratos para duas pessoas, sobremesas. O destaque é para Risoto Funghi com Pinhão Trufado (risoto de funghi com vários tipos de cogumelos, pinhão com tartufo italiano fatiado, salsa de tartufo e decorações), tem essa mesma opção acompanhada de mignon. Se a pedida é massa, a sugestão é o Papardelle Mignon ao Funghi com Pinhão Trufado. Entre as opções para duas pessoas, T-Bone de Cordeiro (500 gramas de t-bone de cordeiro, arroz ou massa, legumes, batata, ovos cozidos e molho). Entre as opções de entrada, Carpaccio de Carne ou Haddock e ainda, Casquinha de Siri com Ovas de Capelin. A sobremesa, Gelato de Goiaba feito com goiabada cascão, receita exclusiva da chefe Ilsa Artusi Agottani.

 

Serviço

O que: Festival Italiano Anarco

Onde: Anarco Restaurante – Mercado Municipal de Curitiba

Informações: @anarcorestaurante Reservas: 41 3336 0049

Estende-se até junho/26

 
Foto: Anarco Restaurante/Paula Martins

 

Atletas da Maratona Internacional do Paraná recebem instruções para respiração guiada com áudios imersivos

 

Iniciativa é da Vibro Humaniza, empresa especialista em leitura humana aplicada à segurança do trabalho


Com participação de 20 mil atletas, a Maratona Internacional do Paraná promete ser a maior já realizada no estado. Os kits para os corredores começaram a ser entregues e, entre os ítens está uma orientação para respirar. Também chamada de breathwork, essa respiração consciente sugere que a pessoa seja guiada por meio de uma técnica com o objetivo de conquistar melhores resultados e diminuir os sintomas da ansiedade e alta expectativa antes da prova.Segundo um estudo da National Library of Medicine, a respiração controlada auxilia na resistência e desempenho. Existem, ainda, apontamentos para diminuição de lesões, melhora no tempo das provas, entre outros benefícios. 


Todo o processo proposto é feito com músicas desenvolvidas por Guto Teixeira, sound designer, especialista em jornadas sonoras e diretor na Vibro Humaniza, empresa voltada para a segurança na área do trabalho. 


Sobre a Vibro Humaniza


A Vibro Humaniza é a frente da Vibro dedicada à leitura humana aplicada à segurança do trabalho, atuando na interface entre comunicação, fatores humanos e segurança operacional. Seu objetivo é apoiar empresas na compreensão de como condições internas e externas influenciam o risco durante a atividade profissional. Com uma abordagem baseada em escuta estruturada do público operacional e integração entre dados técnicos e percepções humanas, a Vibro Humaniza identifica padrões que não aparecem nos indicadores tradicionais, mas impactam diretamente o comportamento e a tomada de decisão no dia a dia. A partir dessas leituras, desenvolve ações de comunicação, treinamentos e conteúdos direcionados, alinhados à realidade da operação, contribuindo para tornar a prevenção mais efetiva e reduzir a probabilidade de acidentes.


Acesse aqui o QR Code para ter a mesma experiência dos corredores


WhatsApp Image 2026-04-29 at 15.08.46.jpeg

Foto: Divulgação.

AUTOESTIMA celebra 25 anos em noite de brilho em Curitiba

 


A publisher Yumi Okamura reuniu convidados e imprensa no elegante Buffet Du Batel, em Curitiba, para comemorar os 25 anos da Revista AUTOESTIMA. A noite ganhou um significado ainda mais especial com o lançamento de duas edições: a tradicional e uma edição comemorativa, celebrando a trajetória da publicação.


Com cerimonial de Juliana Porto e condução de Monica Cunha e Tony Manero, o evento esbanjou charme em cada detalhe. A ambientação assinada pela Fun Fest, aliada ao mobiliário de LED da Mobled e à pista iluminada da FX Eventos, criou o cenário perfeito para a celebração.

Capa feminina, Débora de Castro da Rocha


A programação musical teve início com a Bella Canção e seguiu com a chegada de Yumi ao lado de seu convidado especial, Gabriel, criador do personagem James Bertol, que soma mais de 1,2 milhão de seguidores no TikTok. Também foram destaque da edição a capa feminina, Débora de Castro da Rocha, e a capa masculina, o chef Rafael Gonçalves.



Após a apresentação, os mestres de cerimônia convidaram as 12 capas femininas e os 12 capas masculinos escolhidos por Yumi para participarem do “bolo vivo”. Em seguida, o cantor cover de Elvis Presley, Rogério Cordoni, subiu ao palco, dando início a um grande baile. Todos os 25 participantes da performance dançaram com velas, enquanto Yumi apagava simbolicamente as 25 velas da revista, em um momento marcante e emocionante da noite.

Logo depois, o bolo cenográfico de Solange Alberton foi trazido ao palco para o tradicional “parabéns”, seguido de um brinde com champanhe, celebrando a trajetória da publicação.

Na sequência, a cantora Carine Luup subiu ao palco, seguida por Douglas Ramalho (The Voice), que encantou o público com sua performance. A animação continuou com a Banda Blue Music e o DJ Felipe, enquanto o robô de LED da Mad Max manteve a pista cheia. Entre um brinde e outro, os convidados também se divertiram com as caricaturas ao vivo de Os Caricaturistas.

No quesito gastronomia, a experiência foi plural e sofisticada, com assinaturas de Elcio Cequinel, Patty Solarewski, Chef Rafa e Piu José. A mesa de doces chamou atenção com criações de Marley Almeida, Patisserie Mimus e Nay Bolos, além do bolo cenográfico de Solange Albernaz. As pipocas gourmet da Carmel deram um toque descontraído ao menu.

As bebidas também foram destaque, com drinks da Essencial Drinks, chopp da Harden Chopp, além de refrigerantes e águas da CINI e bebidas alcoólicas da ASH Maisan.

A estrutura impecável contou ainda com painel e som do DJ Terry, totem da Black Totem, gerador da Top Gerador e segurança da OSES Segurança, além do parceiro de longa data Roberto Paim.

A cobertura ficou por conta de nomes já reconhecidos no circuito, como Ize Cavalheiro, Fernando Smak, Studio Karam, Beatus, Vimo, Gean Cavalheiro e a filmmaker Anna Zine, da 7 Sentidos.

A presença da mídia também foi marcante, com registros dos programas BOM TeVer e CWB na TV, além de atrações de São Paulo e Santa Catarina, como Vivi Alves e o Programa Harmonia, e ainda o Mulheres que Transformam, com Julia Lara.

Entre brindes, encontros e muita celebração, Yumi Okamura reafirmou sua habilidade em reunir pessoas e criar experiências memoráveis — à altura dos 25 anos da Revista AUTOESTIMA

Foto: Vimos.

Par Ideal completa 31 anos de atuação com a marca de ter unido mais de 5 mil pessoas


Em tempos digitais, agências físicas de encontros ainda são a opção mais segura para quem busca relacionamentos sérios


Neste sábado, 2 de maio, a curitibana Par Ideal completa 31 anos de atuação no setor de agências físicas de encontros de namoro e casamento. Ao longo dessas mais de três décadas, a empresa colaborou para que mais de 5.400 pessoas se unissem e trocassem alianças.

A tecnologia atual permite que as pessoas busquem um par romântico em aplicativos e sites de encontro. Mas, em boa parte das vezes, esse tipo de experiência iniciada no mundo virtual não tem sido satisfatória, principalmente para quem realmente está buscando um relacionamento mais sério, e também quer segurança na hora de marcar um encontro.

É nesse cenário que a Par Ideal entra em ação, oferecendo um serviço personalizado e seguro. “As pessoas buscam nossos serviços porque, nos aplicativos e sites, perdem muito tempo tentando encontrar alguém compatível e, muitas vezes, acabam conhecendo pessoas sem afinidade”, afirma Sheila Rigler, diretora e coach de relacionamento da Par Ideal. Segundo ela, os aplicativos de namoro estão perdendo força porque foram construídos para maximizar permanência, não necessariamente para facilitar encontros reais para quem está à procura de um relacionamento sério. 

O resultado é uma experiência que parece oferecer conexão, mas na realidade entrega cansaço, descarte rápido e frustração acumulada. Segundo pesquisa de uma dessas plataformas, enquanto 68% das mulheres participantes querem um relacionamento sério, a maioria dos homens quer apenas um relacionamento casual. “Hoje, as pessoas querem encontros reais, cansaram de ficar na internet perdendo tempo e não conhecendo pessoas do seu mesmo nível social, cultural e financeiro”, confirma Sheila.

Desde seu início, em maio de 1995, a Par Ideal se posicionou como uma agência voltada a pessoas que buscam relacionamentos sérios e duradouros, com foco no público das classes A e B. Mais do que promover encontros, a empresa trouxe um diferencial ao oferecer atendimento personalizado e consultoria, sempre pautados pelo sigilo e pelo respeito à individualidade de cada cliente.

O foco da agência é transformar vidas por meio de conexões reais, duradouras e compatíveis e relacionamentos sólidos e felizes, com um propósito, ajudando a construir vínculos baseados na credibilidade e segurança. “Garantimos confiança, privacidade e uma curadoria humana. Conhecemos nossos clientes pessoalmente, entendemos suas expectativas e só apresentamos alguém compatível. É um trabalho de alto toque emocional, não um algoritmo”, destaca a diretora da Par Ideal. “Não prometemos casamento a ninguém. O que oferecemos são oportunidades reais dentro de um sistema controlado e seguro”, completa. 

História

A história da Par Ideal começa em 1994, quando Sheila Rigler decidiu empreender e construir um negócio próprio. Ainda sem definir o segmento, ela tinha clareza de que queria atuar em uma área que lhe proporcionasse contato direto e constante com pessoas.

Ao buscar orientação com um consultor de franquias, Sheila teve acesso a centenas de opções, mas foi o modelo de agência matrimonial que despertou seu interesse. Em uma viagem a São Paulo, conheceu a proposta de uma franqueadora do setor. No entanto, percebeu uma rigidez no modelo apresentado, que não considerava as particularidades do mercado de Curitiba – especialmente em relação aos valores e ao perfil do público. Ela chegou a assinar com a franquia, mas a parceria não se concretizou, o que não marcou o fim do seu objetivo, mas uma mudança de direção com a decisão de abrir seu próprio negócio no setor, criando a Par Ideal.

Formada em Pedagogia, com especialização em psicomotricidade e afetividade, e analista comportamental, formada pelo Behavioral Coaching Institute, Sheila Rigler coleciona prêmios e homenagens por seu trabalho inovador à frente da Par Ideal, entre eles o Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora, oferecido pelo Sebrae e pela Secretária Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Ela é autora do livro “Histórias de uma Agência de Casamento… Que Não Deram Certo”.

 Foto: Divulgação.

Vino Nobile recebe o embaixador Paul Ambrosioni em um jantar com grandes rótulos da Borgonha

 

No dia 4 de maio, às 19h30, a Vino Nobile promove o evento "Jantar Moillard! Grandes vinhos da Borgonha". O encontro contará com a presença do embaixador Paul Ambrosioni, que guiará os participantes em uma degustação técnica de vinhos brancos e tintos harmonizada com um menu de cinco etapas.

A sequência gastronômica foi elaborada para destacar as características específicas de cada terroir da vinícola francesa. A recepção inicia com um Amuse bouche acompanhado pelo Moillard Petit Chablis 2023, buscando um equilíbrio inicial entre o frescor da bebida e o contraste de texturas do prato. Na entrada, o Tartare de salmão clássico, temperado com ervas e toque cítrico, é servido ao lado do Moillard Meursault 2020, priorizando a harmonia com o peixe.

O menu segue para os pratos principais. O primeiro prato principal apresenta um Medalhão de mignon ao glace, servido com lâminas de trufa e batata duchesse, harmonizado com o Moillard Haute Côtes de Beaune Les Alouettes 2020. Na sequência, o Magret de canard com redução de Porto e panache de vegetais será acompanhado por dois rótulos distintos: o Moillard Chorey Les Beaune 2020 e o Moillard Gevrey-Chambertin 1er Cru Craipillots 2018, permitindo uma comparação de estruturas. O encerramento da noite acontece com a clássica Ile flottante.

O investimento para a experiência completa é de R$ 689 por pessoa e as vagas são limitadas.


Serviço

  • Evento: Jantar Moillard! Grandes vinhos da Borgonha
  • Data: 4 de maio, às 19h30
  • Local: Rua Flávio Dallagrave, 2418 – Hugo Lange, Curitiba
  • Valor: R$ 689 por pessoa
  • Reservas: (41) 99108-3446 ou (41) 3045-2114

Foto: Agência Vulgata.

ACP abre articulação da BIENAL DA MODA com palestra internacional no MON

 

Primeiro movimento público da Bienal da Moda articula formação, repertório internacional e visão estratégica sobre identidade de marca em uma noite que antecipa a dimensão do projeto

Foto: Eduardo Macários

A Associação Comercial do Paraná (ACP) faz o primeiro movimento público de uma iniciativa que promete reposicionar o debate sobre moda na capital paranaense. Em parceria com a Nuova Accademia di Belle Arti e o escritório Design Mundo Afora, a entidade apresenta na próxima quarta-feira (06), às 18h, no Museu Oscar Niemeyer, o 1º Ciclo de Palestras da Bienal da Moda, trazendo ao país o professor e diretor de arte italiano Antonio Piccirilli.

Com o tema “Direção de Arte e Identidade de Marca”, a palestra parte de uma premissa cara à moda contemporânea: não é o produto isolado que sustenta uma marca, mas o universo simbólico que a envolve. Piccirilli propõe um olhar autêntico sobre como marcas se tornam reconhecíveis e desejáveis a partir da construção de imagem, do storytelling e da coerência visual — e como, nesse processo, os acessórios deixam de ser coadjuvantes para assumir o papel de ícones, capazes de condensar valor e criar conexão imediata com o público.

O convidado reúne uma trajetória que une moda, arte e audiovisual. Com passagens por casas como Kenzo e Antonio Marras, foi apontado como talento emergente pela Vogue Itália e levou seu trabalho a exposições internacionais. Sua atuação se estende a colaborações com criadores e diretores, incluindo projetos apresentados na dOCUMENTA(13) e no cinema, com participação na construção das cenas de passarela de House of Gucci, dirigido por Ridley Scott. Mais recentemente, esteve à frente da direção artística da comunicação visual da maison italiana Pucci.

Ao inaugurar esse ciclo, a ACP sinaliza uma ambição que vai além do calendário de eventos local: criar um espaço contínuo de reflexão, formação e articulação entre moda, negócios e cultura. A Bienal da Moda surge, assim, como um projeto deliberadamente revelado em fases, que busca mobilizar o ecossistema criativo local a partir de conexões internacionais e de uma leitura contemporânea do setor.

Sem antecipar formatos ou datas, a iniciativa deixa claro seu eixo: menos espetáculo efêmero, mais consistência conceitual. E, sobretudo, a compreensão de que moda, hoje, é linguagem e também estratégia.



Serviço
1º Ciclo de Palestras Bienal da Moda - “Direção de Arte e Identidade de Marca” com Antonio Piccirilli
Data: 6 de maio
Horário: 18h
Local: Museu Oscar Niemeyer (miniauditório)
Acesso: somente para convidados

Realização: Associação Comercial do Paraná, Museu Oscar Niemeyer, Design Mundo Afora, Nuova Accademia di Belle Arti e Pátio Batel
Apoio: Bureau Dani Brito, Alfabeto Filmes e O NOVO

Siga @bienaldamoda

sexta-feira, 1 de maio de 2026

Moda, Poder e Conflitos: O Diabo Veste Prada 2 Atualiza um Clássico

 

O Flash Curitiba, recebeu o convite da Bcbiz Agência de Comunicação de São Paulo,  para participar da cabine de imprensa do mais novo lançamento da Disney , O Diabo Veste Prada 2.

O Diabo veste Prada 2.
Foto: Ale Maya.

 A experiência vai além do entretenimento e dialoga diretamente com os bastidores e os desafios do jornalismo contemporâneo.

Sob a perspectiva de quem vive a comunicação diariamente, a sessão revelou uma narrativa que reflete, de forma sensível e atual, as transformações da profissão: a urgência das redações, a disputa por atenção em meio ao excesso de informação e os dilemas éticos que permeiam decisões editoriais. 

Em diversos momentos, a obra toca em temas como credibilidade, exposição midiática e a linha tênue entre informar e entreter, um retrato bastante fiel do jornalismo nos tempos de hoje.

Se o primeiro longa retratava o universo glamuroso de uma grande revista de moda em seu auge, este novo capítulo atualiza o olhar para o mercado de trabalho e para a sociedade contemporânea. A narrativa mergulha em contextos como reestruturações corporativas após mudanças de liderança, além de crises de reputação potencializadas pela lógica viral das redes sociais , um cenário cada vez mais presente e desafiador.

A construção dos personagens segue como um dos grandes trunfos da obra. Além da dupla sincronizada que conquistou o público e dos figurinos icônicos que marcaram o cinema, o filme entrega camadas mais profundas, revelando vulnerabilidades, conflitos internos e decisões difíceis. 

Quando uma crise de reputação atinge a revista Runway, Miranda se vê obrigada a absorver o impacto de escolhas, um retrato potente sobre liderança, responsabilidade e exposição pública.

E é justamente nesse contexto que o filme amplia sua relevância: ele oferece lições que atravessam qualquer carreira, dentro ou fora das redações ou das passarelas.

Ética, resiliência, posicionamento e adaptação são temas que ecoam ao longo da narrativa.

Do ponto de vista pessoal, eu, Ale Maya, gostei muito do filme. A história é envolvente, instigante e mantém o espectador conectado do início ao fim.

Visualmente, a produção é refinada e reafirma o alto padrão da The Walt Disney Company.

No entanto, como apaixonada por música, senti falta de uma trilha sonora mais ousada e presente. Embora clássicos como Vogue, de Madonna, além de faixas de Dua Lipa e Lady Gaga tragam identidade e reconhecimento imediato, a trilha poderia ter explorado ainda mais a potência sonora que acompanha o universo da moda.

Fica aqui, inclusive, uma sugestão: a criação de uma playlist inspirada nas passarelas icônicas dos anos 2000. Uma curadoria com hits marcantes daquele período, trilhas que embalaram desfiles históricos, carregadas de atitude, batidas eletrônicas e personalidade, enriqueceria a experiência do filme e criaria uma conexão ainda mais forte com a estética proposta.

E, para além das análises técnicas e narrativas, houve um momento que me tocou de forma especial. Em uma cena sensível, Miranda aparece sozinha na Galeria Vittorio Emanuele II, em Milão. 

A atmosfera silenciosa e contemplativa da sequência carrega uma força emocional única, e, pessoalmente, me trouxe lembranças muito afetivas de um tio especial, que tinha o mesmo nome. Foi um daqueles instantes raros em que o cinema ultrapassa a tela e se conecta diretamente com a nossa história.

No balanço geral, a cabine de imprensa foi uma experiência rica, provocativa e inspiradora. Entre reflexões sobre o jornalismo atual, uma narrativa envolvente e momentos que emocionam, o filme cumpre seu papel com elegância: entreter, provocar e dialogar com o presente, e com as nossas memórias, de forma profundamente marcante.

Por: Ale Maya.

ARTIGO: O Projeto de Lei nº 462/2011 e o Aluguel Consignado

 

Drª Debora de Castro da Rocha


O Projeto de Lei nº 462/2011, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe a criação do chamado aluguel consignado. Trata-se de uma inovação no mercado de locações urbanas, ao permitir que o pagamento do aluguel seja descontado diretamente da folha de pagamento do trabalhador, servidor público ou beneficiário do INSS. A medida busca substituir garantias tradicionais, como fiador ou caução, por um mecanismo de desconto automático.

A proposta estabelece que trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e aposentados ou pensionistas do INSS poderão autorizar o desconto direto do valor do aluguel em sua folha de pagamento, substituindo garantias tradicionais como fiador ou caução. O texto prevê que até 30% do salário ou benefício previdenciário poderá ser comprometido com o pagamento do aluguel, criando um limite objetivo para evitar o comprometimento excessivo da renda mensal.

Além disso, em situações de demissão, o projeto autoriza que até 40% das verbas rescisórias sejam destinadas ao pagamento do aluguel, funcionando como uma forma de assegurar a quitação das obrigações contratuais mesmo diante da ruptura do vínculo empregatício. Essa abrangência, que alcança diferentes categorias de trabalhadores e beneficiários, busca ampliar o acesso à locação formal, reduzir a inadimplência e oferecer maior segurança jurídica tanto para locadores quanto para locatários, ao mesmo tempo em que estabelece parâmetros claros de proteção ao rendimento do indivíduo.

O Projeto de Lei nº 462/2011, ao instituir o aluguel consignado, encontra respaldo em diversos fundamentos jurídicos de ordem constitucional e legal. Em primeiro lugar, a proposta dialoga com o princípio da função social da propriedade, previsto no artigo 5º, inciso XXIII, da Constituição Federal. Ao facilitar o acesso à moradia formal por meio da substituição de garantias tradicionais por um mecanismo de desconto direto em folha, o projeto promove a utilização socialmente adequada dos imóveis, contribuindo para que cumpram sua finalidade de atender às necessidades habitacionais da população. 

O texto legislativo se justifica pelo direito à moradia, consagrado no artigo 6º da Constituição como direito social fundamental. A medida busca reduzir barreiras de entrada no mercado de locação, ampliando o acesso a uma habitação digna e formalizada, especialmente para aqueles que não dispõem de fiador ou recursos para caução. Trata-se, portanto, de um instrumento que busca favorecer a concretização de um direito essencial, reforçando a proteção constitucional ao indivíduo. 

Por fim, o projeto também se fundamenta no princípio da proteção do salário, previsto no artigo 7º, inciso X, da Constituição Federal, que garante ao trabalhador a intangibilidade de sua remuneração contra descontos indevidos. Embora o salário seja protegido, a proposta estabelece limites percentuais claros — até 30% da renda mensal e até 40% das verbas rescisórias em caso de demissão —, de modo a evitar o comprometimento excessivo da renda e assegurar que o desconto ocorra dentro de parâmetros razoáveis e juridicamente aceitáveis. 

Serviço:

debora@dcradvocacia.com.br

Foto: Cla Ribeiro.