quarta-feira, 13 de maio de 2026

Exposição coletiva no Espaço Cultural INC convida o público a vivenciar a arte além do olhar

 

Mostra Caminhos do Sentir pode ser conferida na filial do INC, no Pátio Batel, e apresenta obras dos artistas Ercy Árias Zendim, Lizete Zem, Renato Sniecioski e Waltraud Sekula


Obra de Waltraud Sekula

 

 

Está em cartaz no Espaço Cultural INC, no Pátio Batel, a exposição coletiva “Caminhos do Sentir”. A mostra reúne obras dos artistas Ercy Árias Zendim, Lizete Zem, Renato Sniecioski e Waltraud Sekula, e propõe que a arte não seja apenas decifrada pelo intelecto, mas também percebida por meio das emoções. A visitação é gratuita e pode ser realizada até o dia 31 de maio, durante o horário de funcionamento da filial do INC no shopping.

 

A exposição é composta por telas e convida o visitante a deixar de ser apenas espectador para assumir o papel de protagonista na construção de sentidos a partir das pinceladas. “Pedimos que, ao sair, o público não saiba apenas explicar o que viu, mas relatar como se sentiu. Que saia daqui com a sensibilidade renovada. Afinal, os caminhos do sentir são infinitos e a obra só se completa quando encontra o olhar das pessoas”, explica Meg Gerhardt, curadora da exposição coletiva.

 

A mostra inicia-se pelo limiar do visível, onde portões e caminhos floridos evocam memória e nostalgia. Nas telas geométricas, o caos organiza-se em cores e formas que representam as cidades e as relações construídas - um labirinto de encontros onde cada quadrado simboliza um dia, um afeto ou uma escolha em movimento. A jornada atinge sua profundidade máxima ao confrontar a essência do invisível. “Nas formas orgânicas que remetem a raízes e conexões neurais, somos levados ao emaranhado de pensamentos. No centro de tudo, círculos de cor profunda nos puxam para o abismo do eu, um ponto de silêncio absoluto onde a luz e a sombra se encontram e o sentimento finalmente transborda”, detalha Meg Gerhardt.

 

Os artistas

ERCY ÁRIAS ZENDIM
artista iniciou sua trajetória artística em 1992 e, ao longo dos anos, frequentou diversos ateliês e centros de arte contemporânea, experiência que ampliou seu repertório técnico e a conectou a diferentes cenas artísticas no país. Sua produção utiliza técnica mista em suportes como tela, combinando tinta acrílica, oil ball, tecidos, papéis, guardanapos e pastel oleoso. Com linguagem moderna, que transita do figurativo ao abstrato, suas obras são vibrantes, expressivas e lúdicas, marcadas por cores fortes e alegres. Seu trabalho resulta de uma pesquisa contínua alimentada por viagens, visitas a galerias e museus, além de um olhar atento ao cotidiano.

 

LIZETE ZEM
Com mais de 25 anos de atuação nas artes visuais, ela vem desenvolvendo trabalhos em desenho, pintura, escultura e instalações. Vive e trabalha em Curitiba, onde sua produção é atravessada pela paixão pela cor e pela força viva da terra, resultando em exposições nas quais pinturas, objetos em argila e terras dialogam entre si. A matéria telúrica é o elemento central de sua pesquisa: a artista coleta e trata pigmentos de terras naturais que se transformam em poemas visuais sobre tempo, permanência e dualidade simbólica. Em suas instalações e pinturas, aborda a relação entre o ser humano, sua história, cultura, anseios e contradições, evocando memórias, ancestralidade e reflexões sobre a existência.

 

RENATO SNIECIKOSKI

Artista visual autodidata de Curitiba, tem a trajetória marcada pela observação atenta da diversidade cultural e geográfica brasileira. Após carreira no serviço militar, com vivências em diferentes regiões do país – da Amazônia ao Sul –, redirecionou seu foco para uma produção artística persistente. Sua obra investiga as camadas da natureza humana, utilizando o Surrealismo e o Simbolismo para explorar psicologia da comunicação, a percepção e o comportamento de grupos sociais. Especialista em pintura a óleo em camadas, emprega técnicas como velatura, glazing e scumbling para criar atmosferas metafísicas e profundidade tátil em narrativas visuais que conectam passado histórico e presente contemporâneo.

 

WALTRAUD SEKULA

Artista plástica aquarelista, dedica-se desde a infância ao desenho, à aquarela, ao bico de pena e à pintura acrílica. Desde 1977, expõe em galerias de arte, com obras em 24 países. Soma 23 exposições individuais, participação em 12 salões de arte com várias premiações e dezenas de exposições coletivas. Atuou também como presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP-PR) por três gestões, é acadêmica da ACCUR – Academia de Cultura de Curitiba – e integra conselhos e fóruns culturais ligados à política cultural e ao patrimônio artístico. Além da produção em ateliê, tem experiência em curadoria, crítica de arte, coordenação de projetos, júri de salões e atividades de formação.

 

 

SERVIÇO

Exposição Coletiva Caminhos do Sentir

Local: Espaço Cultural INC - Hospital INC Filial Pátio Batel (Pátio Batel, piso S1)

Período: até 31 de maio de 2026

Visitação: segunda a sexta das 11h às 20h; sábados das 10h às 12h

Entrada: gratuita

 

 

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.

 

O Serviço de Cardiologia conta com todas as subespecialidades e tem um dos laboratórios mais modernos e bem equipados do Brasil, sendo referência no tratamento da doença coronária complexa, como oclusões crônicas, com uso de técnicas avançadas de imagem, como a Tomografia de Coerência Optica (OCT). É também referência no tratamento transcateter de cardiopatias estruturais, como o implante transcateter de válvula aórtica (TAVI), plastia mitral transcateter (MitraClip), procedimentos de “Valve-in-valve” e de doenças congênitas, como o fechamento do forame oval patente (FOP). O Serviço de Cirurgia Cardíaca é referência nacional, sobretudo em técnicas específicas, como plastia mitral, aórtica e cirurgia de Ross.

 

O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2021, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.


Foto: Alexandre Sekula.

Shopping Curitiba inaugura espaço para compra e troca de figurinhas da Copa

 

Curitiba ganha um novo ponto de encontro para os apaixonados por futebol. O Shopping Curitiba acaba de inaugurar o quiosque da Bella Figurinha, da Panini, um espaço dedicado à compra e troca de figurinhas do maior torneio de futebol do mundo.



Durante a campanha, os fãs irão encontrar  álbuns em diferentes versões e figurinhas, proporcionando uma experiência completa para quem deseja montar sua coleção. Mais do que um ponto de venda, o Bella Figurinha convida o público a se reunir, trocar figurinhas e compartilhar momentos, incentivando a convivência entre amigos, famílias e colecionadores de todas as idades.

O quiosque está localizado no Piso L1 e funcionará durante todo o horário de funcionamento do Shopping Curitiba. 

SERVIÇO
Bella Figurinha - Shopping Curitiba
Piso L1
Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)
(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

Foto: Débora Ramos. 


segunda-feira, 11 de maio de 2026

Monja Coen é destaque na Semana S do Comércio no Paraná

 

Palestra sobre saúde mental e longevidade

Trilha do bem-estar reúne experiências interativas, serviços de saúde e espaço de meditação nos dias 15 e 16 de maio


A Trilha do Bem-Estar, Meditação e Saúde é um dos destaques da programação da Semana S do Comércio no Paraná. Nos dias 15 e 16 de maio, no Centro de Eventos Positivo, localizado no Parque Barigui, o público poderá participar de atividades gratuitas como circuitos interativos, ações de educação nutricional e saúde bucal, além de conhecer as unidades móveis OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher. O ponto alto da programação é a palestra da Monja Coen, referência nacional em práticas de atenção plena.

Com o tema “Saúde Mental e Longevidade”, a palestra propõe uma reflexão sobre equilíbrio emocional, autocuidado e construção de uma vida mais consciente. A participação da Monja Coen reforça a proposta da Trilha do Bem-Estar de integrar corpo e mente, oferecendo ao público uma experiência transformadora e acessível.

Além da atração principal, a programação da Semana S reúne diversas atividades gratuitas ao longo dos dois dias, das 9h às 21h, voltadas ao público geral. Entre elas, experiências interativas como a Bike Suco, em que o preparo da bebida é feito a partir da pedalada, e a Garra Humana, ação de educação nutricional que estimula escolhas alimentares saudáveis de forma lúdica.

O público também poderá acessar conteúdos educativos por meio de totens interativos sobre saúde bucal, além de participar do Circuito Maio Amarelo, com orientações voltadas à segurança no trânsito e à preservação de vidas. A programação inclui ainda atendimentos e orientações nas unidades móveis dos projetos OdontoSesc e Saúde Mulher, ampliando o acesso a informações e cuidados preventivos.

Outro destaque é a Sala Calma, espaço dedicado ao acolhimento e à redução de estímulos, com meditação guiada por fones de ouvido e uma área sensorial planejada para promover conforto e segurança, especialmente para pessoas neurodivergentes, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e TDAH.

Semana S do Comércio 2026

Entre os dias 11 e 17 de maio, o Paraná receberá a Semana S Comércio 2026, uma das maiores mobilizações integradas do setor no Brasil. Realizado simultaneamente em todo o país, o evento gratuito faz parte do calendário nacional do Sistema Comércio, formado por Federações, Sindicatos, Sesc e Senac, sob coordenação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em Curitiba, as mais de 200 atividades gratuitas serão concentradas no Parque Barigui, no Centro de Eventos Positivo, nos dias 15 e 16 de maio.

Inscrições

Para confirmar sua participação é necessário realizar o cadastro pelo site https://cncsemanasbrasil.facedoor.events/pr e retirar os ingressos duas horas antes da palestra começar, a partir das 17h30, no local do evento. Não perca essa oportunidade!

SERVIÇO

Semana S do Comércio – Trilha do Bem-Estar: meditação e saúde

Datas: 15 e 16 de maio de 2026

Horário: das 9h às 21h

Local: Centro de Eventos Positivo - Parque Barigui

Entrada gratuita

 

Destaque da programação:

15/05, às 19h: Palestra “Saúde Mental e Longevidade”, com Monja Coen

 

Programação (ambos os dias):

Bike Suco

Garra Humana (classificação: 10 anos)

Totem interativo de saúde dental

Circuito Maio Amarelo

Unidade Móvel OdontoSesc

Unidade Móvel Saúde Mulher

Sala Calma (meditação guiada e espaço sensorial inclusivo)

Foto: Divulgação Monja Coen

Santuário Santa Rita de Cássia, do Hauer, anuncia programação da 68ª Festa da Padroeira

 

Evento deve reunir mais de 40 mil pessoas entre os dias 13 e 22 de maio; ação solidária ajudará Hospital Pequeno Príncipe


Devotos de Santa Rita de Cássia – conhecida como a “Santa das Causas Impossíveis” e “Santa do Perdão” – já podem organizar a agenda para a tradicional festa em honra à padroeira do Santuário Santa Rita de Cássia (Rua Padre Dehon, 728, Hauer), em Curitiba.

O evento, que homenageia uma das santas de maior devoção do mundo, chega à sua 68ª edição e será realizado de 13 a 22 de maio. Entre as novidades de 2026, destaca-se um bazar solidário, programado para o dia 14 de maio, cuja renda será destinada às obras sociais do Santuário.

O tradicional Bolo de Santa Rita começará a ser vendido no dia 13. Parte da arrecadação será doada à Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe. De acordo com o pároco-reitor do Santuário, Padre Nilson Helmann, SCJ, “a expectativa é ultrapassar a marca das 15 mil fatias vendidas no ano passado”, contribuindo com as causas sociais da paróquia e do hospital que atende crianças de todo o Brasil.

Diferenciais
Um dos grandes destaques deste ano é a programação religiosa, que se inicia no dia 13 e contará com dois horários para as novenas: às 16h e às 19h. A praça de alimentação estará aberta a partir das 17h. A festa social — com carreata, missa campal, almoço festivo, quermesse e show de prêmios — está programada para o domingo, dia 17 de maio.

No dia 22 de maio - Dia Devocional de Santa Rita de Cássia - a programação começa com missa e novena às 6h e confissões das 8h às 18h. As celebrações ocorrerão ao longo de todo o dia: às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h.

Ao término de cada missa, haverá a bênção das rosas, dos objetos de devoção e piedade, dos enfermos e a unção com o óleo de rosas. Para encerrar as festividades, uma grande procissão luminosa percorrerá o entorno do Santuário após a missa das 20h.

“Este é um momento de muita fé e gratidão em nossa igreja. Nossos voluntários estão preparando tudo com muito carinho para receber os devotos que nos visitam. Convidamos as famílias, caravanas e grupos para que tragam suas rosas e venham viver esse momento de união”, destaca o pároco-reitor, Nilson Helmann, SCJ.

A programação religiosa completa - com horários das novenas, missas, confissões - bazar solidário, almoço festivo, venda do bolo, show de prêmios e demais atrações pode ser conferida nas redes socias e no site www.santuariosantaritadecassia.com.br

Serviço
O que: 68ª Festa em Honra a Santa Rita de Cássia, conhecida como a “Santa das Causas Impossíveis”
Quando: De 13 a 22 de maio de 2026
Local: Santuário Santa Rita de Cássia rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba-PR
Programação: Está disponível nas redes sociais e no site www.santuariosantaritadecassia.com.br
Informações: pelos tels. 41-3276-2075 / 3278-6557 / 98778-1840 (WhatsApp)

Foto: Pastoral da Comunicação (PASCOM) e Mem Comunicação

Curitiba recebe atividades gratuitas dedicadas às práticas do Cinema de 14 a 17 de maio

 

2ª edição do "Fórum Metrô: Funções do Cinema" ocorre no Cine Passeio. Inscrições são gratuitas


De 14 a 17 de maio, a capital paranaense recebe a segunda edição do “Fórum Metrô: Funções do Cinema”, no Cine Passeio. 

O evento, que nasceu do Metrô: Festival do Cinema Universitário, cuja nova edição ocorre de 1 a 6 de setembro, tem o objetivo de aproximar o público às áreas cinematográficas, apresentando uma programação inteiramente gratuita com a presença de profissionais do segmento, com foco no desenvolvimento do mercado audiovisual e no compartilhamento de experiências. 

“Estamos muito felizes em poder retornar com essa segunda edição, ainda mais após o sucesso de público que tivemos no último ano. Curitiba vem se tornando cada vez mais referência na sétima arte e poder colaborar com esse crescimento é de um grande orgulho e responsabilidade. Além disso, o cinema curitibano e paranaense estão em fase de grande ascensão e o Fórum Metrô funciona como um espaço de troca para essa nova geração de profissionais”, comenta Anderson Simão, um dos idealizadores do evento. 

Para a segunda edição do fórum os interessados podem esperar por mesas temáticas, com discussões sobre cor, finalização, som, montagem, figurino e maquiagem; e painéis e oficinas que abordam diálogos sobre produção, distribuição e pós-produção de imagem. 

A programação ainda terá exibição dos filmes “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, seguido por um bate-papo com Carol Tanajura, Diretora de Arte do longa, e “Ato Noturno”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, seguido por conversa com Germano Oliveira, montador da produção. 

“Oeste Outra Vez”, lançado em 2024, foi sucesso de público e crítica, tendo sido destaque no Festival de Cinema de Gramado e levando o Kikito de Melhor Longa-Metragem Brasileiro, assim como Melhor Fotografia e Melhor Ator Coadjuvante (Rodger Rogério). O drama ainda levou o Prêmio de Melhor Direção de Arte no Prêmio ABC. 

O filme de Rassi se passa no sertão de Goiás. Homens brutos, que não conseguem lidar com suas próprias fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles voltam-se violentamente uns contra os outros. 

“Ato Noturno” terá sua exibição inédita em Curitiba, uma vez que ainda não chegou ao circuito comercial. O longa acompanha um jovem ator em início de carreira que busca sua primeira grande chance em Porto Alegre, e mantém um relacionamento secreto com um poderoso político. Juntos, eles exploram desejos e riscos em meio à busca pela fama e às convenções sociais. A produção de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon teve sua estreia mundial na seção Panorama do 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo perfil no instagram:  @metrouniversitario  e as vagas são limitadas. 

O 2º Fórum Metrô foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com Incentivo do Instituto de Oncologia do Paraná - IOP,  e apoio da Avec-Pr, Siapar, Cine Passeio e Icac.

Confira a programação completa: 

DIA 14/05 – Quinta
14h – Oficina de Capacitação (dia 1) Do set à pós: foco em GMA, com Lucas Kosinski
17h – Mesa Temática - “Dramaturgia Sonora: a criação do som como espaço e presença narrativa”
ParticipantesWellington Sari (mediação), Bruno Ito, Débora Opolski, Guilherme Farkas
19h – Mesa Temática - A Imagem Depois da Imagem: cor, finalização e efeitos como linguagem da fotografia.
ParticipantesHellen Braga (mediação), Bruno Wotroba, Lucas Kosinski, Nyck Maftum

DIA 15/05 – Sexta
14h – Oficina de Capacitação (dia 2) Do set à pós: foco em GMA, com Lucas Kosinski
17h – Mesa Temática  - “Montagem como Reescrita: estrutura, versões e decisões”
Participantes: Ticiano Monteiro (mediação), Aristeu Araújo, Lucas Cesario Pereira, Raíssa Castor
19h – Mesa Temática 4 - “A Figura em Cena: figurino e maquiagem como construção de personagem”
ParticipantesBea Gerolim (mediação), Kênia Coqueiro, Isbella Brasileiro, Nina Maria

DIA 16/05 – Sábado
10h30 – Exibição do filme “Oeste Outra Vez” (Dir. Erico Rassi | 2025 | GO | 1h38m))
14h – Masterclass: Carol Tanajura, Direção de Arte
17h – Encontro do Audiovisual - SIAPAR (Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná), apresentação com coffee break
18h – Painel de Cinema  - Produção: Produzir com identidade?
ParticipantesRaiane Rodrigues (mediação); Ana Catarina (Veleiro Azul); Andreia Kaláboa (GP7 Cinema); Gil Baroni (Beija-Flor Filmes); Paulo Biscaia Filho (Vigor Mortis);

DIA 17/05 – Domingo
10h30 – Exibição do filme “Ato Noturno” (Dir. Marcio Reolon e Filipe Matzembacher | 2025 | RS | 1h59m)
14h – Masterclass: Germano Oliveira, Montagem
17h – Encontro do Audiovisual 2: AVEC-PR (Associação de Vídeo e Cinema do Paraná), apresentação com coffee break
18h – Painel de Cinema  - Distribuição de Filmes Independentes fora do Eixo RJ-SP em salas de cinema
Participantes: Rodolfo Stancki (mediação); Argel Medeiros (Olhar Filmes/PR), Matheus Antunes (Embaúba/MG), Gabrielle Gazapina (Lança Filmes/RS)

A 9ª edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro ocorre de 1º a 6 de setembro. Saiba mais no site oficial www.metrouniversitario.com.br. 

Direção geral: Christopher Faust
Produção Executiva: Anderson Simão
Direção de Produção: Amanda Simonini
Assistência de Produção: Giovanna Ballen
Contrapartida Social: Evandro Scorsin
Direção de Comunicação: Diogo Bueno
Redes Sociais: Anthony Tko
Assessoria de Imprensa: TIP - Performance de Mídia
Design Gráfico:  Lívia Zafanelli
Distribuição Gráfica: Oxigene Cultural
Fotografias: Daniela Klem
Registro Audiovisual: SENPAI (Duma, Foggy, Fred Hiro)
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com Incentivo do Instituto de Oncologia do Paraná - IOP,  e apoio da Avec-Pr, Cine Passeio e Icac, e Siapar.


Serviço:
2º Fórum Metrô
Data: 14 a 17 de maio
Local: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 - São Francisco)
Rede social: Instagram | @metrouniversitario.  
Inscrições:  Instagram | @metrouniversitario. 
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com Incentivo do Instituto de Oncologia do Paraná - IOP,  e apoio da Avec-Pr, Cine Passeio e Icac,e Siapar.

Foto: Daniela Klem 

Curitiba ganha maratona colaborativa dedicada à cultura rock

Evento de lançamento será na próxima quarta e também terá anúncio de pesquisa inédita sobre a cena local



O coletivo MOVUCA (Movimento Unificado da Classe Artística) e a Póvoa Produções promovem, no dia 13 de maio (quarta), o lançamento oficial da Maratona Rock CWB, projeto que pretende mobilizar artistas, produtores, espaços culturais e público em torno da música independente em Curitiba e Região Metropolitana. O encontro acontece às 20h, no Jokers Pub, para convidados, e marca também a divulgação Pesquisa Cena Rock, um diagnóstico inédito sobre a cadeia produtiva do rock na capital paranaense.

Criado em março de 2026, o MOVUCA reúne diferentes agentes da cena cultural e atua em áreas como formação, pesquisa, gênero e articulação institucional. A proposta é integrar ações coletivas voltadas ao fortalecimento da economia criativa ligada à música, especialmente após Curitiba ser oficialmente reconhecida como a “Cidade mais Rock and Roll do Brasil”, por meio da Lei nº 16.458/2024.

A pesquisa, desenvolvida em parceria com a Ruído Lab e a Sociolab, busca mapear a realidade de artistas, produtores, casas de shows e público. O objetivo é transformar os dados em ferramentas capazes de embasar políticas públicas, ampliar estratégias de fomento e compreender como a música se relaciona com a economia criativa e a infraestrutura urbana da cidade.

“A cena rock de Curitiba sempre teve potência criativa, mas faltava uma articulação mais coletiva e estratégica. A pesquisa nasce justamente para transformar percepção em dados concretos e fortalecer quem movimenta essa cadeia todos os dias”, afirma Dani Póvoa, produtora cultural e uma das idealizadoras do projeto.

A Maratona Rock CWB acontece entre os dias 13 e 19 de julho de 2026 e propõe uma programação descentralizada, espalhada por diferentes regiões da cidade. A agenda deve reunir shows, exposições, oficinas, feiras, ocupações criativas e rodas de conversa sobre identidade, pertencimento e cultura urbana, aproximando público, artistas e espaços culturais.

Durante o lançamento, também será apresentada a identidade do projeto e as primeiras ações de mobilização. A noite contará ainda com participação da Desgraceira Sonora, coletivo de DJs em CD conhecido por sua atuação irreverente na cena alternativa curitibana.

Serviço

Lançamento Maratona Rock CWB + Pesquisa Cena Rock
13 de maio de 2026 (quarta-feira), às 20h
Jokers Pub - Rua São Francisco, 164

@maratonarockcwb

Apoio: Bureau Dani Brito, Jokers Pub, Lado B e Belvedere 

Bares interessados em receber atrações da Maratona do Rock podem entrar em contato pelo número (41) 99225-9436. Foto: Dani Ganemm

Pisos aquecidos e painéis infravermelhos são opções para enfrentar o inverno em casas e edifícios

 

GUV Aquecimento oferece novas tecnologias para tornar ambientes mais quentes de forma segura e saudável


Com o inverno próximo, começam os preparativos para enfrentar a estação mais fria do ano. Tanto para a casa, como para empresas e prestadores de serviços (como academias e restaurantes), buscam-se opções para tornar os ambientes mais quentes e aconchegantes para as pessoas – e também para pets, uma preocupação cada vez maior das famílias – nesse período. Algumas das soluções passam pela instalação de pisos aquecidos e também de painéis radiantes (com atuação do infravermelho), uma novidade que está chegando ao Brasil através da GUV Aquecimento, empresa curitibana que oferece seus serviços para todo o Brasil, principalmente nas localidades com as temperaturas mais baixas.

 

A tecnologia de aquecimento de pisos é uma solução eficiente e confortável para manter as residências aquecidas, especialmente em regiões com climas mais frios. Este sistema oferece uma distribuição uniforme de calor, melhorando o conforto térmico dos ambientes de forma mais eficiente quando comparado a sistemas de aquecimento convencionais.

 

O sistema de aquecimento de piso funciona via instalação de elementos de aquecimento sob a superfície do piso. Estes elementos podem ser elétricos, como cabos ou tapetes de aquecimento, ou hidráulicos, em tubos em que circula água quente. A escolha entre elétrico ou hidráulico depende de vários fatores, incluindo a fonte de energia disponível, custos de instalação e operação, bem como as necessidades específicas da residência.

 

A GUV Aquecimento – que está há três anos no mercado, e com profissionais que têm mais de dez anos de expertise no setor – trabalha com sistemas elétricos. Neles, os cabos de aquecimento (resistências elétricas) são instalados diretamente sob o revestimento do piso. A eletricidade é usada para aquecer estes elementos, que, por sua vez, irradiam calor para cima, aquecendo o ambiente de forma uniforme.

 

É um sistema mais fácil de instalar, especialmente em projetos de reforma, gerando menor interferência no andamento da obra. E, atualmente, combinado com sistemas de geração de energia, também tende a ser o sistema mais econômico e duradouro do mercado, pois não possui manutenção periódica. “Um sistema elétrico é mais vantajoso, principalmente na instalação, pois não requer a quebra de pisos”, destaca Jaqueline Biasoli, sócia-proprietária da empresa.

 

A novidade no portfólio da GUV Aquecimento é o painel radiante, uma tecnologia utilizada há 20 anos na Europa, principalmente na Inglaterra, e que está chegando agora ao Brasil. São aquecedores infravermelhos, que funcionam convertendo eletricidade em calor radiante. O infravermelho faz a transferência direta de calor do aquecedor para as pessoas e para o ambiente ao seu redor, sem aquecer o ar no meio. “É uma onda de calor diferente, não queima a pele, pois trabalha com ondas médias e longas, que atingem principalmente as camadas superficiais da pele, proporcionando uma sensação térmica agradável. A sensação é como se estivesse tomando sol. É um tipo de calor mais fresco, uma espécie de sol particular, mas sem os malefícios de se ficar exposto a ele diretamente. Ou seja, é muito mais saudável”, descreve Jaqueline.

 

A GUV Aquecimento está disponibilizando dois tipos de modelo importados da empresa Hershel, fabricados na Inglaterra. O Comfort, oferecido em oito tamanhos, é ideal para montagem em paredes e tetos, em casas e edifícios. Já o Rio é destinado a pátios e terraços elegantes. Os produtos também são indicados como opção muito mais segura aos chamados “chapéus mexicanos”, utilizados para aquecer clientes e funcionários de restaurantes, em período de inverno. Os painéis radiantes eliminam a umidade e o mofo, reduzindo a condensação e mantendo um ambiente mais saudável. Como são 100% elétricos, não há emissões de CO2.

 

A empresa trabalha também com desembaçadores de espelhos, paredes antimofo e termostatos inteligentes. Os qualificados profissionais da GUV analisam o ambiente e indicam o melhor projeto de aquecimento, apresentando soluções inteligentes. 


A empresa tem como meta contribuir para a regulamentação do mercado de piso aquecido no Brasil, elevando o padrão técnico. “A tecnologia de aquecer pisos e ambientes tem mais de 3 mil anos de história, mas até hoje ainda carece de aplicação correta e profissionalização no Brasil. A GUV se empenha na regulamentação para proporcionar a todos um ambiente mais seguro e saudável com seus produtos”, finaliza Jaqueline.

 

Confira mais informações em: https://guvaquecimento.com/ e www.herschel-infravermelho.com.br/

Foto: Divulgação.

Vinil com futebol: 3ª Feira CWB Vinil Project prepara edição comemorativa da Copa do Mundo

 

Evento será no Jeep Clube de Curitiba, com entrada gratuita e descontos para torcedores
 

A Copa do Mundo é a inspiração para a 3ª feira CWB Vinil Project, que acontece no Jeep Clube de Curitiba, no dia 30 de maio. O evento terá cerca de 10 mil discos e fitas K7 à venda, com 18 expositores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quem comparecer com a camisa de uma seleção que está na Copa – do Brasil ou outros países – vai ganhar 10% de desconto nos discos de vinil.  A festa acontece das 9 às 18 horas, tem entrada gratuita e é pet friendly.
Os organizadores do evento, Gilber Pontes e Werkley Ramm e Silva, preparam também algumas surpresas para o público. “Em breve vamos divulgar uma programação especial que une futebol, cultura e música, e que com certeza vai agradar tanto adultos quanto crianças”, adiantam eles. 
Para quem quiser aproveitar para almoçar ou fazer um lanche durante a feira, o bar O Botequeiro, que funciona no Jeep Clube, estará servindo feijoada, peticos e cerveja bem gelada.
A 3ª Feira CWB Vinil Project será realizada dia 30 de maio no Jeep Clube de Curitiba, localizado à Rua Secondo Tedeschi, 36, Ahú. A entrada é gratuita e o evento é pet friendly. Reservas de mesas no bar podem ser feitas pelo whatsapp (41) 98402-7644.
 
Serviço:
3ª Feira CWB Vinil Project
Dia 30 de maio de 2026
Horário: Das 9h às 18h.
Local:  Jeep Clube de Curitiba
Rua Secondo Tedeschi, 36, esquina com rua Nelson de Souza Pinto, Ahú, Curitiba.
Entrada gratuita
Evento Pet  friendly
Instagram: @cwbvinilproject .

Foto: S. Rodriguez

sexta-feira, 8 de maio de 2026

ARTIGO: A purga da mora e o devedor contumaz: análise da decisão do STJ

Drª Debora de Castro da Rocha 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão unânime da 3ª Turma, no Recurso Especial nº 1.624.005/DF, reafirmou a importância da boa-fé objetiva e da função social dos contratos ao manter a ordem de despejo de um inquilino que reiteradamente atrasava o pagamento dos aluguéis, quitando-os apenas após o ajuizamento de ações. O caso evidencia os limites da chamada purga da mora e a caracterização do devedor contumaz.

A legislação locatícia prevê a possibilidade de o locatário evitar a rescisão contratual mediante o pagamento das parcelas em atraso, acrescidas de encargos, antes da sentença de despejo. Esse instituto, conhecido como purga da mora, busca preservar a continuidade da relação locatícia e evitar a perda da moradia ou do espaço comercial por inadimplementos pontuais.

Contudo, a utilização reiterada desse mecanismo pode configurar abuso de direito, especialmente quando o locatário se vale dele como estratégia para postergar indefinidamente o cumprimento regular das obrigações contratuais.

No julgamento relatado pela ministra Nancy Andrighi, verificou-se que o inquilino adotava comportamento sistemático: acumulava débitos, quitava-os apenas para evitar a rescisão, e voltava a inadimplir em seguida. Esse padrão levou o tribunal a reconhecer que não se tratava de inadimplementos isolados, mas de uma conduta habitual de descumprimento contratual.

A relatora destacou que o pagamento pontual das dívidas não afastava o histórico de inadimplência, sendo legítima a manutenção da ordem de despejo.

A figura do devedor contumaz emerge quando o inadimplemento deixa de ser eventual e passa a ser reiterado, revelando má-fé e desrespeito às obrigações assumidas. Nesse contexto, a purga da mora não pode servir como escudo permanente contra as consequências jurídicas da inadimplência.

O STJ, ao reconhecer a habitualidade do descumprimento, reforçou que a proteção legal ao locatário não pode ser utilizada de forma abusiva, sob pena de comprometer a segurança jurídica e a função social do contrato de locação.

O julgamento reafirma que o direito não pode servir de instrumento para práticas abusivas. A purga da mora é um mecanismo legítimo, mas sua utilização reiterada e estratégica configura desvirtuamento da finalidade legal. O reconhecimento do devedor contumaz pelo STJ fortalece a proteção ao equilíbrio contratual e à boa-fé, pilares essenciais das relações locatícias.

Serviço: 

debora@dcradvocacia.com.br

Foto: Cla Ribeiro.

Lasanha de brasato e clima afetivo marcam o Dia das Mães em Curitiba

 

Trattoria aposta em receita clássica italiana e experiência acolhedora para celebrar a data.



O Ninetto Trattoria, do Grupo Alife Nino, em Curitiba, aposta no conforto da boa cozinha italiana e em receitas com memória afetiva para celebrar o Dia das Mães. A casa preparou uma edição especial da sua lasanha de brasato, servida entre sexta e domingo (10).

O brasato é um prato clássico do norte da Itália, especialmente da região do Piemonte, caracterizado pela carne bovina cozida lentamente em vinho tinto, resultando em uma textura extremamente macia e aromática. A lasanha do Ninetto traz camadas de massa fresca intercaladas com carne cozida lentamente, molho pomodoro da casa, tomatinhos assados e muçarela de búfala.

Finalizada com farofinha crocante de pão e salada de ervas, a receita entrega o tipo de sabor que conversa diretamente com almoços de família, com acabamento cuidadoso e execução precisa. Os preços começam em R$ 86.

Como sugestão de bebida, a casa serve o coquetel Della Mamma (R$ 42), combinação cítrica de suco de laranja e limão, framboesa, espumante e espuma de especiarias.

A proposta reforça a identidade do Ninetto: uma trattoria de atmosfera descontraída, mas que leva a sério os clássicos italianos. Durante o fim de semana comemorativo, as mães ainda recebem welcome drink, carta personalizada de boas-vindas e foto polaroid como lembrança da experiência.

Serviço:

Ninetto Trattoria – Curitiba
ParkShopping Barigui – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê
Reservas e atendimento: (11) 3368-6863 (WhatsApp)
Instagram: @NinettoTrattoria
Disponível também no iFood.

 

Sobre o Grupo Alife Nino

Grupo Alife Nino | Website Oficial | @alifenino

O Grupo Alife Nino nasceu em 2021, em resultado da fusão entre duas importantes operações gastronômicas do Brasil: o Alife Group, fundado em 2010, e a Famiglia Nino, criada em 2015. Referência nacional no setor de bares e restaurantes, o grupo une tradição e inovação para criar experiências gastronômicas singulares e marcantes.

Com um portfólio de 15 marcas e mais de 100 operações próprias presentes em 20 estados brasileiros, o Grupo Alife Nino se destaca por sua ampla atuação e impacto no mercado. Entre os restaurantes Nino Cucina, Ninetto, Irajá Redux, Da Marino, Giulietta Carni all’italiana, Peppino, Pino e o exclusivo Fame Osteria, além dos bares Tatu Bola, Eu Tu Eles, Boteco Boa Praça, Tatuzinho, Boteco Rainha, Boteco Princesa, Camarada Camarão e Camarão & Cia. A identidade gastronômica do grupo também conta com talentos de renome, como o chef Pedro de Artagão e o premiado chef italiano Marco Renzetti, que imprimem criatividade e excelência em suas criações.

Reunindo mais de 5.000 colaboradores, o Grupo Alife Nino tem como propósito transformar momentos em memórias inesquecíveis, oferecendo experiências que combinam gastronomia e entretenimento diferenciados, ótimo serviço, preço justo, música de qualidade e ambientes acolhedores. Com um ambicioso plano de expansão, o grupo segue redefinindo o setor gastronômico no Brasil.

Conheça as marcas do grupo: Nino Cucina (@ninocucina), Ninetto (@ninettotrattoria), Irajá Redux (@irajaredux), Da Marino (@da.marino), Giulietta carni all’italiana (@giulietta.carni), Peppino Cantina (@peppinocantina), Forno da Pino (@fornodapino), Camarada Camarão (@camaradacamarao),  Camarão & Cia (@camaraocia) e Fame Osteria (@fame_osteria). Tatu Bola (@tatubola.bar), Eu Tu Eles (@eutueles.bar), Boteco Boa Praça (@botecoboapraca), Rainha (@boteco_rainha) e Princesa (@boteco_princesa).  

 Foto: Marcelo Bruzzi.

Mercado em alta impulsiona 7º Encontro de Colecionadores e Feira do Vinil em Curitiba

 

Impulsionado por um mercado que não para de crescer, com vendas de vinil superando a marca de US$ 1 bilhão em 2025 e registrando o 19º ano consecutivo de alta, o interesse pelo formato analógico segue em expansão no mundo e também em Curitiba.


Nesse cenário, a capital paranaense recebe no próximo dia 9 de maio, das 9h às 17h, o 7º Encontro de Colecionadores e Feira do Vinil, na tradicional Galeria César Moreira Franco, no Centro.


O evento reúne colecionadores, expositores e apaixonados por música em uma programação que valoriza tanto o garimpo de discos quanto a troca de experiências. A feira contará com exposição de acervos, presença de expositores especializados e discotecagem com DJ ao longo do dia, criando uma atmosfera totalmente conectada à cultura do vinil.


Um dos destaques desta edição é a exposição temática Reinado do Rock, que chega para aquecer as comemorações do Dia Mundial do Rock, celebrado em julho, e reforça o título frequentemente atribuído a Curitiba como capital do rock no Brasil. A mostra será dividida em três partes, apresentando vinis históricos que ajudam a contar a evolução do gênero.


A primeira parte, Pai do Rock, traz discos de Chuck Berry, um dos grandes pioneiros do estilo. Na sequência, Rei do Rock, o público poderá conferir títulos marcantes de Elvis Presley. Já em Súditos do Rock, a exposição reúne nomes que consolidaram o gênero nas décadas de 60, 70 e 80, como AC DC, Rolling Stones, Pink Floyd, Iron Maiden e Beatles, entre outros.


Além da programação musical e cultural, o público encontrará vinis acessíveis a partir de 30 reais, facilitando a entrada de novos colecionadores no universo do disco. Outra iniciativa é o Vinil Solidário, que prevê a doação de pelo menos uma unidade de vinil ou CD para visitantes, incentivando o início de novas coleções.


O evento também contará com sorteio de três LPs novos ao final da programação, às 17h, para o público que realizar compras a partir de 50 reais. A cada 50 reais em compras, o visitante recebe um cupom para participar. Os prêmios são: Humberto Gessinger, ex Engenheiros do Hawaii, Dona Onete, Feitiço Caboclo Carimbó, e O Enigma Lexeu, de Letieres Leite Quinteto.


Em clima de Dia das Mães, celebrado no domingo seguinte, 10 de maio, o evento também oferecerá 10 por cento de desconto para mães ou para quem estiver comprando presentes para elas, reforçando a proposta de incentivar o vinil como opção afetiva e cultural de presente.


A estrutura do evento inclui estacionamento conveniado nas proximidades, opções de alimentação ao redor da galeria e chope disponível no local, ampliando a experiência para quem pretende passar o dia no encontro. O espaço é pet friendly.


À frente da organização está Marcos Rosa, proprietário da Rose Vinyl Records e também expositor da feira, que destaca o momento vivido pelo setor:


“Chegar à sétima edição mostra que o vinil deixou de ser nicho e voltou a ocupar um espaço relevante. A gente percebe cada vez mais gente jovem começando a colecionar, enquanto os mais antigos seguem ativos. O evento nasce justamente para promover essa troca e manter viva essa cultura”, afirma.


Com edições periódicas, o encontro já se consolida como uma agenda recorrente em Curitiba, reunindo diferentes públicos e fortalecendo a cena local do vinil.


*Serviço:*

7º Encontro de Colecionadores e Feira do Vinil

09 de maio (sábado)

Das 9h às 17h

Galeria César Moreira Franco, Centro de Curitiba

DJ ao vivo e exposição de colecionadores

Estacionamento conveniado nas proximidades

Evento pet friendly

Entrada gratuita

Foto: Divulgação.

Jun Sakamoto Casual renova carta de coquetéis autorais

 

Técnica, sensorialidade e cultura japonesa


Jun Sakamoto
Foto: Marina Cotovicz

Sempre atento às transformações da alta gastronomia contemporânea, o Jun Sakamoto Casual reafirma sua vocação para surpreender. Sob a assinatura do estrelado chef Jun Sakamoto, o restaurante, em comemoração ao Dia Nacional do Coquetel (18 de maio) apresenta uma nova carta de drinks que vai muito além da coquetelaria tradicional: trata-se de uma verdadeira jornada sensorial, onde ingredientes inusitados, técnicas refinadas e referências culturais se encontram em perfeita harmonia.

A nova seleção de coquetéis autorais traduz o mesmo rigor técnico e minimalismo elegante que consagraram o chef, agora aplicados ao universo líquido. Cada criação carrega narrativa própria, explorando contrastes de textura, temperatura e aroma, com destaque para o uso da exótica pimenta Timur — ingrediente de origem nepalesa que imprime notas cítricas e elétricas às receitas.

Entre os destaques, o Zen no Mezame propõe um despertar sutil dos sentidos ao combinar sake com cold brew de água de coco, resultando em uma bebida de textura aveludada e frescor delicado. Já o Kaki no Umami desafia o paladar ao incorporar molho de ostras à base de sake, criando um coquetel denso, mineral e profundamente gastronômico.


Murasaki no Mori

A carta também explora contrastes sofisticados, como no Kohi Akka, onde whisky, café e maçã clarificada se unem em um equilíbrio entre força e leveza. O Brasil marca presença no Murasaki no Mori, que homenageia a jabuticaba em uma leitura elegante e contemporânea, enquanto o Taiyo Mango entrega uma experiência vibrante com manga picante, creme brûlée e notas cítricas.







Para quem busca experiências fora do convencional, o Takibi Biru evoca memórias afetivas com marshmallow tostado, gin e cerveja, criando um drink surpreendente — um convite a revisitar sensações com sofisticação.







A inovação se estende também à carta de mocktails, que ganha protagonismo com criações complexas, mas sem álcool – tendência mundial. O Kiwami aposta na intensidade fresca do kiwi e da maçã com o toque cítrico do Timur, enquanto o Komorebi entrega leveza e elegância a partir do chá branco com espuma delicada. Já o Kitsune Gold impressiona ao reproduzir notas de whisky em versão zero álcool, e o Kurenai Spritz encerra a experiência com frescor efervescente e perfil cítrico-floral.


Mais do que acompanhar o menu, a nova carta de coquetéis do Jun Sakamoto Casual se posiciona como protagonista da experiência — um reflexo da inquietude criativa de Jun Sakamoto e da proposta do restaurante em Curitiba: surpreender, constantemente, com novidades que elevam o padrão da gastronomia e da coquetelaria na cidade.

 

 

 

Serviço

Jun Sakamoto Casual

ParkShopping Barigüi, piso L3, nº 309.

Instagram: @junsakamotocasual

Delivery- 99Food e iFood

 

Foto: Drinks- Isaque Blanco